Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão da Saúde
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Frequência, bem sucedida, de UC relacionadas com a gestão de serviços de saúde
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências de base que suportem uma adequada compreensão dos processos de melhoria da qualidade dos serviços de saúde com um foco na segurança do doente.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Reconhecer os fatores que afetam a qualidade dos serviços, em especial os que ameaçam a segurança dos doentes OA2: Identificar os dilemas envolvidos na melhoria da qualidade e segurança. OA3: Desenvolver a capacidade conceber e avaliar estratégias de melhoria da qualidade e da segurança dos doentes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Qualidade e segurança 1.1. Definir qualidade e segurança do doente 1.2. O impacto da ausência de qualidade e segurança nos doentes e nos sistemas de saúde 2. Conceber projetos de melhoria da qualidade e da segurança eficazes 2.1 Adoptar uma perspectiva sistémica 2.2. Adoptar a perspectiva do doente 2.3. Integrar o papel das políticas e das práticas regulatórias 2.4. Integrar uma perspectiva baseada no risco 2.5. Distinguir os atributos de iniciativas de melhoria bem-sucedidas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular são adequados à obtenção dos objectivos enunciados. Esta coerência torna-se visível a partir da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: 1 OA 2 Pontos programáticos: 2 OA 3 Pontos programáticos: 2
Avaliação / Assessment
Um trabalho individual (100%). Os alunos que não realizem esta avaliação, ou que obtenham nota inferior a 10 deverão submeter-se a avaliação final na segunda época.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino está configurado no sentido de os alunos desenvolverem competências de análise de situações complexas, baseadas em de modelos conceptuais fundamentados e respectivo quadro operatório. Assim, para além da apresentação dos elementos centrais de cada abordagem, serão analisados casos ilustrativos da realidade. Adicionalmente serão discutidos e usados com os alunos diversos instrumentos de diagnóstico de qualidade e segurança, que operacionalizam os temas em estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Tendo por base a os textos integrantes da literatura básica, as aulas consistem na discussão dos principais tópicos em análise, o que permite a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos relativos qualidade e segurança do doente. A análise critica em sala, dos principais métodos de melhoria existentes na literatura facilita o desenvolvimento de competências de diagnóstico. O sistema de avaliação, baseado na análise de uma situação real permite aprofundar a capacidade de diagnóstico e a reflexão sobre a adequabilidade de introdução de mudanças tendentes a melhorar a qualidade e a segurança.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Vincent, C. (2010). Patient Safety. Oxford: Wiley-Blackwell. Vincent, C & Amalberti, R (2016). Safer Health Care. Strategies for the Real World. Springer International Publishing. Aase, K. and Schibevaag, L (Red.) (2016). Researching Patient Safety and Quality in Healthcare: A Nordic Perspective. Taylor and Francis Publishing, USA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wiig S, Robert G, Anderson JE, Pietikainen E, Reiman T, Macchil and Aase K. (2014). Applying different quality and safety models in healthcare improvement work: Boundary objects and system thinking, Reliability Engineering and System Safety; 125 p. 134-144. Wiig S, Aase K, von Plessen C, Burnett S, Nunes F, Weggelaar AM, Anderson-Gare B, Calltorp J, Fulop N and for QUASER team. (2014). Talking about quality: exploring how "quality" is conceptualized in European hospitals and healthcare systems, BMC Health Services Research; 14:478. Waring, J. & Currie, G. (2011). The Politics of learning: The Dilemma for Patient Safety (Ch. 7). In Rowley, E. & Waring, J. (eds). A socio-cultural perspective on patient safety. Ashgate Publishing Company, England. Storm M, Siemsen IMD, Laugaland K, Dyrstad DN and Aase K. (2014). Quality in transitional care of the elderly: Key challenges and relevent improvement measures, International Journal of Integrated Care; Vol 14, 8 May, 1-15. Stang AS and Wong BM. (2014). Patients teaching patient safety: the challenge of turning negative patient experiences into positive learning opportunities, BMJ Quality and Safety; October 27. Naik VN and Brien SE. (2013). Review article: Simulation: a means to address and improve patient safety, Can J Anesth/J Can Anesth, Vol 60:192-200, DOI 10.1007/s12630-012-9860-z . Mengis, J. & Nicolini, D. (2011). Challenges to Learn from Clinical Adverse Events: A study of Root Cause Analysis in Practice (Ch. 9). In Rowley, E. & Waring, J. (eds). A socio-cultural perspective on patient safety. Ashgate Publishing Company, England. Masotti P, McColl MA and Green M. (2010). Adverse events experienced by homecare patients: a scoping review of the literature, International Journal for Quality in Healthcare; Vol 22, Number 2: pp.115-125. Laugaland K, Aase K and Waring J. (2014). Hospital discharge of the elderly - an observational case stydy of functions, variability and performance - shaping factors, BMC Health Services Research; 14:365. Kaplan HC, Provost LP, Froehle CM and Margolis PA. (2012). The Model for Understanding Success an Quality (MUSIQ): building a theory of context in healthcare quality improvement, BMJ Quality and Safety;21: 13-20. Healy, J. (2011). Chapter 1. Introduction: Why regulate? In Improving health care safety and quality. Ashgate Publishing Company, England. Haugen AS, Høyland S, Thomassen Ø and Aase K. (2014). "Its a state of mind": a qualitative study after two years experience with the World Health Organizations surgical safety checklist, Cognition, Technology & Work, Springerlink.com, DOI 10.1007/s10111-014-0304-0. Doupi P, Svaar H, Bjørn B, Deilkås E, Nylen U and Rutberg H. (2014). Use of the Global Trigger Tool in patient safety improvement efforts: Nordic experiences, Cognition, Technology & Work, Springerlink.com, DOI 10.1007/s10111-014-0302-2. Carayon P, Wetterneck TB, Rivera-Rodriges AJ, Hundt AS, Honakker P, Holden R and Gurses AP. (2014). Human factors systems approach to healthcare quality and patient safety, Applied Ergonomics; (45), 14-25. Bigham, B. L., Buick, J. E., Brooks, S. C., Morrison, M., Shojania, K. G., & Morrison, L. J. (2012). Patient Safety in Emergency Medical Services: A Systematic Review of the Literature. Prehospital Emergency Care : Official Journal of the National Association of EMS Physicians and the National Association of State EMS Directors, 16 (1), 20-35.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-12