Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03479
Acrónimo :
03479
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
15.0h/sem
Estágio (E) :
120.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
135.0h/sem
Trabalho Autónomo :
15.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão da Saúde

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa preparar e acompanhar os alunos no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências profissionais ou de investigação desenvolvidas ao longo do curso. O estágio poderá ocorrer em instituições privadas ou públicas do setor da saúde e visa proporcionar ao estudante um contacto com o mundo empresarial e consequente oportunidade para aumentar os seus níveis de autoconfiança, de networking e inserção no mercado de trabalho. Procura-se proporcionar um nível de enriquecimento pessoal e valorização do trabalho realizado nas instituições, como contrapartida da experiência que recebem das diversas atividades desenvolvidas no estágio. O processo será enquadrado na UC e acompanhado por outro profissional devidamente qualificado da organização que recebe o estudante. O orientador externo em ligação com o docente e o estudante colaborarão na definição do programa de estágio e no acompanhamento do estudante.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC realizada com sucesso, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Ser proactivo e autónomo no contacto com instituições em que o estagiário possa vir a realizar o seu estágio. OA2. Utilizar conhecimentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA3. Agir, de forma autodirigida, com maturidade e competências interpessoais no decurso do estágio; OA4. Respeitar as normas de conduta e ética da profissão; OA5. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio; OA6. Elaborar um relatório no termo do estágio de acordo com as regras estabelecidas na IBS.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, terminando com o relatório final de estágio. Algumas das matérias constantes da disciplina são: 1- Procura de local de estágio. 2- Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho. 3- Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto especialista em gestão de serviços de saúde. 4- Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Podem estabelecer-se as seguintes relações, ainda que não haja um programa específico: A procura do local de estágio CP1 visa fomentar a proatividade e autonomia no contacto com a instituição onde o estudante realiza o estágio (OA1). O CP2 integra os OA3, OA4, OA5 e OA6, visto o estágio proporcionar o conhecimento da instituição e o desenvolvimento de soft skills de interação com os diversos agentes. Fomenta, ainda, o trabalho em equipa, espírito crítico e partilha de ideias, respeitando as normas de conduta e ética da organização e do Iscte. O CP3 promove a aplicação durante o estágio dos conhecimentos adquiridos durante o Mestrado e utilização de instrumentos e procedimentos metodológicos no âmbito das diversas atividades realizadas pelo que se associa aos OA2 e OA4. O CP4 liga-se aos OA5 e OA6 visto fomentar a análise e reflexão critica sobre as atividades realizadas durante o estágio e elaboração de um relatório com o respetivo enquadramento teórico e de acordo com as regras da IBS

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular considera apenas uma das modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), isto é, atendendo à especificidade da unidade curricular apenas existe uma época de avaliação: Avaliação ao longo do semestre: A avaliação desta unidade curricular é constituída por três componentes: a)- Avaliação do desempenho do estudante no estágio pelo orientador externo: esta avaliação tem uma ponderação de 20% e baseia-se numa grelha fornecida pelo Docente, devendo esta ser entregue pelo estudante ao orientador da instituição de acolhimento. b)- Avaliação do relatório pelo Docente da UC “Seminário de Estágio em Gestão de Serviços de Saúde”: esta avaliação tem uma ponderação de 60% e a estrutura sugerida para o relatório contempla os seguintes elementos: - Capa - Índice - Objetivos do estágio - Apresentação da instituição (história, atividade, contexto e estrutura); - Descrição do Sector/Serviço/Departamento/Centro de Investigação onde o estágio se realizou - Descrição das atividades desenvolvidas - Análise crítica e fundamentada das atividades desenvolvidas - Propostas de intervenção (idealmente incluir planeamento) – fundamentar com a literatura - Conclusão - Referências Bibliográficas - Anexos c)- Avaliação da participação pelo Docente da UC “Seminário de Estágio em Gestão de Serviços de Saúde”: Esta avaliação tem uma ponderação de 20% na participação ativa e efetiva nas aulas e a apresentação oral da componente do estágio em contexto de aula. O acompanhamento dos estágios será feito em sessões periódicas onde serão também desenvolvidos temas entendidos como necessários ao bom prosseguimento do estágio, num total de 12 horas de contacto com o docente. No local em que efetua o estágio, o estudante deverá ser acompanhado por um orientador (externo). A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 10,0/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. Em caso de insucesso, o aluno não possui segunda época de avaliação. Os ECTS correspondentes apenas poderão ser conseguidos numa nova inscrição a ter lugar no ano seguinte, nesta UC. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Atendendo às suas características, esta UC baseia-se em metodologias de ensino e de aprendizagem eminentemente ativas, na medida em que os estudantes deverão aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução dos desafios com os quais se irão confrontar nas organizações de estágio. Ainda assim, recorrem-se a metodologias diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. As aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC tem 12 horas presenciais e uma duração mínima de 150 horas de estágio. As aulas decorrem quinzenalmente e 1 vez por semana, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada nos momentos em que são apresentados os desafios dos diferentes contextos dos estágios, permitindo a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através da análise de artigos de leitura ou de situações reais de contexto de estágio. A metodologia ativa envolve a análise das situações de estágio, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um relatório em que se pretende que os estudantes descrevam os projetos ou atividades levadas a cabo nas organizações de serviços de saúde em que se encontram a estagiar e apresentem uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui a leitura de artigos (presentes na bibliografia, sugeridos nas sessões da UC ou propostos pelo estudante) e documentação específica da organização onde se realiza o estágio. O trabalho autónomo é realizar fora das horas de contacto da UC e do estágio, e visa promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva (MEA 1) é usada nos momentos em que são apresentados desafios dos situações de estágio e enquadrados nos quadros teóricos de referência, contribuindo para 4 objetivos de aprendizagem da UC (OA2, OA4, OA5 e OA6). A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através da análise de artigos de leitura ou de situações reais de contexto de estágio, fomentando a participação dos estudantes nas discussões das estratégias a definir, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA2, OA3, OA5 e OA6. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a resolução de problemas concretos para as organizações onde os estudantes realizam o estágio. O trabalho desta UC permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho, onde se associam os seis objetivos de aprendizagem. A maioria das horas de estágio implicam desenvolvimento de atividades no local de estágio que envolvem contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do Mestrado. As restantes horas são em estudo individual, contato com colegas e docente da UC. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal também a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios e a realização do relatório de estágio.

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Fakhruddin, F., Bunyamin, B., Desmawati, L., Pathumcharoenwattana, W., & Siswanto, Y. (2023). Internship Program to Enhance Youth Development: Learning from the Real World. Journal of Nonformal Education, 9(2), 251-258. - Johnson, J., Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. - Neck, C., Manz, C. and Houhton, J. (2017). Self-leadership: The definitive guide to personal excellence. London: Sage. - Schein, E.(1999)-The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. - Sousa, M. J., Nunes, F. G, Nascimento, G. & Chakraborty, C. (2023) (Eds.). Future health scenarios: AI and digital technologies in global healthcare systems. London: CRC Press, Taylor & Francis - Sweitzer, H.F. & King, M.A. (2013). The Successful Internship: Personal, Professional, and civic development. Samford, CT: Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-- Ferreira, A. & Martinez, L. (2008). Manual de diagnóstico e mudança organizacional. RH Editora, Lisboa. - Hodges, S. (2010). The Counseling Practicum and Internship Manual: A Resource for Graduate Counseling Students. New York: Springer Publishing Company. - Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care: Creating ValueC-Based Competition on Results. Harvard Business School Press.- Scott, J., Boylan, J.C., & Jungers, C. M. (2008). Practicum and Internship: Textbook and Resource Guide for Counseling and Psychotherapy. New York, NY: Routledge. - Sousa, M.J., Duarte, T., Sanches, P., Gomes, J. (2006). Gestão de Recursos Humanos - Métodos e Práticas. Lidel, Lisboa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31