Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão da Saúde
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa preparar e acompanhar os alunos no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências profissionais ou de investigação desenvolvidas ao longo do curso.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular visa preparar e acompanhar os alunos no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências profissionais ou de investigação desenvolvidas ao longo do curso. OA1. Ser proactivo e autónomo no contacto com instituições em que o estagiário possa vir a realizar o seu estágio. OA2. Utilizar conhecimentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA3. Agir, de forma autodirigida, com maturidade e competências interpessoais no decurso do estágio; OA4. Respeitar as normas de conduta e ética da profissão; OA5. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio; OA6. Elaborar um relatório no termo do estágio de acordo com as regras estabelecidas na IBS.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC. Algumas das matérias constantes da disciplina são: CP1 - Procura de local de estágio. CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho. CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto especialista em gestão de serviços de saúde. CP4- Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos lecionados ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1-CP1 OA3,OA4,OA5,OA6 - CP2 OA2 e OA4 - CP3 OA5 e OA6 - CP4
Avaliação / Assessment
A avaliação desta unidade curricular é constituída por três componentes: 1- a avaliação feita pelo profissional que procede ao enquadramento do estudante (20%); a avaliação do relatório de estágio (60%); a apresentação do aluno e do estágio, nas aulas (20%) Atendendo à natureza desta UC, apenas existe uma época de avaliação
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Atendendo às suas características, esta UC baseia-se em metodologias eminentemente ativas, na medida em que os estudantes deverão aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução dos desafios com os quais se irão confrontar nas organizações de estágio. Neste seminário de estágio, espera-se ainda que os estudantes apresentem os projetos ou tarefas levadas a cabo nas organizações em que se encontram. O treino de auto-liderança completará as atividades a realizar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A maioria das horas de estágio implicam desenvolvimento de atividades no local de estágio que envolvem contato directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. As restantes horas são em estudo individual, contato com colegas e docentes da UC.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Neck, C., Manz, C. and Houhton, J. (2017). Self-leadership: The definitive guide to personal excellence. London: Sage. Sweitzer, H.F. & King, M.A. (2013). The Successful Internship: Personal, Professional, and civic development. Samford, CT: Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sousa, M.J., Duarte, T., Sanches, P., Gomes, J. (2006). Gestão de Recursos Humanos - Métodos e Práticas. Lidel, Lisboa. Scott, J., Boylan, J.C., & Jungers, C. M. (2008). Practicum and Internship: Textbook and Resource Guide for Counseling and Psychotherapy. New York, NY: Routledge. Hodges, S. (2010). The Counseling Practicum and Internship Manual: A Resource for Graduate Counseling Students. New York: Springer Publishing Company. Ferreira, A. & Martinez, L. (2008). Manual de diagnóstico e mudança organizacional. RH Editora, Lisboa,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16