Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03481
Acrónimo :
03481
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- Conhecimentos básicos de Macroeconomia

Objetivos Gerais / Objectives


Os Alunos aprovados: -Possuem a capacidade para compreender de forma aprofundada a relação entre desenvolvimento financeiro e crescimento económico, bem como as distintas formas institucionais de regulação financeira -Possuem capacidade para compreender os principais princípios/modelos de regulação dos mercados financeiros e das instituições financeiras (ênfase na regulação bancária) -Possuem conhecimentos aprofundados relacionados com BASEL III -Possuem conhecimentos sobre o papel e interconexão entre as distintas agências regulatórias -Possuem conhecimentos sobre o impacto da regulação excessiva A UC articula-se com as UC de Gestão do Risco de Mercado, Risco e Regulação de Instituições Financeiras e Economia Comportamental e Regulação dos Mercados e IF. Nesta UC será dado pouco relevo ao risco de mercado, que será tratado essencialmente na primeira UC referida. A presente UC fará um tratamento mais aprofundado da regulação dos riscos e das IF do que as duas últimas UC mencionadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: - (OA1) Compreensão aprofundada do impacto do desenvolvimento financeiro sobre o crescimento económico - (OA2) Conhecimento aprofundado dos princípios gerais e dos modelos de regulação bancária - (OA3) Conhecimento aprofundado da arquitectura regulatória BASEL III como uma resposta regulatória no contexto pós-crise - (OA4) Conhecimento das principais agências financeiras de regulação e sua interconexão - (OA5) Conhecimento e compreensão das principais vantagens e limitações da regulação financeira

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa resumido da U.C. é o seguinte: -(P1) Desenvolvimento financeiro e crescimento económico. A política financeira do Estado e o papel dos bancos públicos -(P2) Formas distintas de organização institucional da regulação financeira -(P3) Evolução geral da regulação financeira na Europa (com ênfase na regulação bancária) -(P4) BASEL III como resposta à Crise Financeira Global -(P5) A importância da União Bancária -(P6) Coordenação entre agências regulatórias -(P7) Regulação excessiva, arbitragem regulatória e o aparecimento de sectores bancários não regulados (e.g., as ?shadow banking industries?)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da UC: OA1: P1 OA2: P2 OA3: P3 a P4 OA4: P4 a P5 OA5: P6 a P7

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação contínua engloba: - Exame (70%) e - Trabalho de grupo (30%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência - Participativas, com a discussão dos principais resultados dos modelos. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e as metodologias de ensino: Aulas expositivas e aulas participativas: todos os OA?s. Auto-estudo e orientação tutorial: todos os OA?s

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário. Espera-se a participação activa dos Estudantes ao longo do semestre, nomeadamente, através de auto-estudo antes e depois das aulas, bem como através da discussão em aula, e do cumprimento do regime de avaliação da UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Moosa, I.A., 2015. Good Regulation, Bad Regulation ? The Anatomy of Financial Regulation. U.S.A.: Palgrave Macmillan. - Leão, E., Lagoa, S., and Leão, P., 2012. Política Monetária e Mercados Financeiros. Portugal: Edições Sílabo. - Casu, B, Girardone, C., and Molyneux, P., 2015. Introduction to Banking. Second edition. United Kingdom: Pearson Education Limited. - Cargill, T.F., 2017. The Financial System, Financial Regulation and Central Bank Policy. United Kingdom: Cambridge University Press. - Busch, A., 2009. Banking Regulation and Globalization. U.K.: Oxford University Press. - Boccuzzi, G., 2016. The European Banking Union ? Supervision and Resolution. U.K.: Palgrave Macmillan. - Allen, F., and Carletti, E., 2012. The Roles of Banks in Financial Systems. In: Allen N. Berger, Philip Molyneux, and John O.S. Wilson, eds. The Oxford Handbook of Banking. Second edition. United Kingdom: Oxford University Press, pp. 27-46.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Mishkin, F.S., 2015. The Economics of Money, Banking, and Financial Markets. Eleventh edition. England: Pearson Education Limited.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16