Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03483
Acrónimo :
03483
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Sensibilizar os alunos para a importância das principais transações bancárias e o seu impacto nas demonstrações financeiras, em linha com a regulamentação contabilística e de controlo interno aplicável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Compreender o enquadramento da atividade bancária; OA2 - Compreender a estrutura das principais demonstrações financeiras das instituições bancárias e sociedades financeiras; OA3 - Registar o impacto das principais operações bancárias nas demonstrações financeiras; OA4 - Avaliar o impacto das operações bancárias na performance e na manutenção dos requisitos regulamentares de supervisão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução 1.1. Enquadramento da atividade bancária; 1.2. As funções de controlo e os principais requisitos regulatórios. 2. O relato financeiro; 2.1. Normalização contabilística; 2.2. As demonstrações financeiras; 2.3. Principais operações contabilísticas; 3. Operações contabilísticas e performance 3.1. Indicadores de capital regulamentar; 3.2. Indicadores de rendibilidade, 3.3. Outros indicadores de atividade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ponto 1 do programa OA2 ponto 2 do programa OA3 ponto 2 do programa OA4 ponto 3 do programa

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação de conhecimentos contempla as seguintes modalidades: 1) Avaliação ao longo do semestre; 2) Avaliação por exame. A modalidade referida em 1) integra um Teste Intercalar (com a ponderação de 40% na classificação final) e por um Teste Final (com a ponderação de 60% na classificação final). Em quaisquer destes elementos de avaliação, a nota mínima é de 7,5 valores. Na modalidade de "Avaliação por exame", a avaliação ocorre exclusivamente durante o período de avaliação, realiza-se através de uma prova escrita, a qual incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. A ponderação é de 100% na classificação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. As aulas serão: MEA1 - Expositivas, para apresentação dos conteúdos teóricos de referência; MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; MEA3 - Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo, tal como consta do planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA). MEA1 transversal a todos os OA MEA2 aplicável aos OA 2, 3 e 4 MEA3 transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento: Quinta-feira, das 17:00 às 18:00 horas (Gabinete D5.05).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Banco de Portugal, RGICSF - Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro)., 1992. Caiado, A. C., (2019). Bancos: Normativos, contabilidade e gestão, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


González, A. F. S; Pascual, J. L. (2015). Economia e Gestão Bancária, Universidade Católica Portuguesa. Lopes, I. T. (2020). Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial, 2ª Edição, Coimbra: Edições Almedina., https://www.almedina.net/controlo-de-gest-o-1603142523.html

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-15