Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Sensibilizar os alunos para a importância das principais transações bancárias e o seu impacto nas demonstrações financeiras, em linha com a regulamentação contabilística e de controlo interno aplicável.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Compreender o enquadramento da atividade bancária; OA2 - Compreender a estrutura das principais demonstrações financeiras das instituições bancárias e sociedades financeiras; OA3 - Registar o impacto das principais operações bancárias nas demonstrações financeiras; OA4 - Avaliar o impacto das operações bancárias na performance e na manutenção dos requisitos regulamentares de supervisão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução 1.1. Enquadramento da atividade bancária; 1.2. As funções de controlo e os principais requisitos regulatórios. 2. O relato financeiro; 2.1. Normalização contabilística; 2.2. As demonstrações financeiras; 2.3. Principais operações contabilísticas; 3. Operações contabilísticas e performance 3.1. Indicadores de capital regulamentar; 3.2. Indicadores de rendibilidade, 3.3. Outros indicadores de atividade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ponto 1 do programa OA2 ponto 2 do programa OA3 ponto 2 do programa OA4 ponto 3 do programa
Avaliação / Assessment
Nesta unidade curricular, os sistemas de avaliação são: - Avaliação Periódica: Teste intermédio (40%); Frequência (60%); - Avaliação por Exame: Exame (100%). Neste caso, o aluno tem de realizar todos os elementos de avaliação, não podendo em quaisquer desses elementos ter uma nota inferior a 7,5 valores, sob pena de ser automaticamente remetido para a avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. As aulas serão: MEA1 - Expositivas, para apresentação dos conteúdos teóricos de referência; MEA2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; MEA3 - Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo, tal como consta do planeamento das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA). MEA1 transversal a todos os OA MEA2 aplicável aos OA 2, 3 e 4 MEA3 transversal a todos os OA
Observações / Observations
Horário de atendimento: Quinta-feira, das 17:00 às 18:00 horas (Gabinete D5.05).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
PKF International (2023). Interpretation and Application of IFRS Standards, Wiley Banco de Portugal, RGICSF - Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro)., 1992, Legislação, Aníbal Campos Caiado, Bancos: Normativos, contabilidade e gestão, 2019, Caiado, A. C. (2019). Bancos: Normativos, contabilidade e gestão, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo., https://silabo.pt/?s=Bancos&jet_ajax_search_settings=%7B%22search_source%22%3A%5B%22product%22%5D%2C%22exclude_terms_ids%22%3A%5B%5D%2C%22results_order_by%22%3A%22menu_order%22%2C%22results_order%22%3A%22asc%22%7D&post_type=product%2Cproduct_variation&post__in%5B0%5D=5292
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Altina de Fátima Sebastián González; Joaquín López Pascual, Economia e Gestão Bancária, 2015, Pascuall, J. L.; González, A. F. (2015). Economia e Gestão Bancária, Lisboa: Universidade Católica., https://www.uceditora.ucp.pt/pt/manuais/2400-economia-e-gestao-bancaria.html Ilídio Tomás Lopes, Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial, 2ª Edição, Coimbra: Edições Almedina., 2020, Lopes, I. T. (2020). Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial, 2ª Edição, Coimbra: Edições Almedina., https://www.almedina.net/controlo-de-gest-o-1603142523.html
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16