Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se conhecimentos prévios (e elementares) em macroeconomia, microeconomia e cálculo.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências nos seguintes domínios: Capacidade de análise e síntese: 1. Dos principais factos estilizados dos ciclos económicos de curto prazo; 2. Dos principais aspectos do modelo Novo Keynesiano e as suas explicações dos ciclos económicos de curto prazo 3. Dos principais efeitos macroeconómicos do sistema financeiro Capacidade crítica: Sobre os pontos fortes dos modelos e técnicas discutidas, mas também as limitações dos mesmos Análise dos impatos da política económica sobre o funcionamento da economia
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer principais factos estilizados dos ciclos económicos de curto prazo OA2 - Compreender os principais aspectos do Novo Modelo Keynesiano. OA3 - Compreender as principais limitações dos modelos estudados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Regularidades dos ciclos económicos 2. O equilíbrio no mercado de bens e serviços 3. O Banco Central e a regra de política monetária 4. Inflação, desemprego e oferta agregada 5. O equilíbrio macroeconómico 6. Política monetária convencional e não convencional no modelo AD-AS 7. Política orçamental e fiscal no modelo AD-AS 8. Crises financeiras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto P1 OA2 - Pontos P2 a P4 OA3 - Pontos P5 a P8
Avaliação / Assessment
O aluno pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Avaliação ao longo do semestre: 1. Teste intercalar: 50% da nota final 2. Teste final: 50% da nota final Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final >= 10. Exame final: Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final >= 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do semestre, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, participar nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página da plataforma Fénix é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sørensen, P. B. and Whitta-Jacobsen, H. J. (2010). Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2 ed., McGraw-Hill, New York. Burda, , M., & Wyplosz, C. (2017). Macroeconomics: a European text. 7th Edition, Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Mishkin, F. S.(2014), Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, Pearson, Addison-Wesley, New York.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-05