Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03485
Acrónimo :
03485
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
1.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Recomenda-se conhecimentos prévios (e elementares) em macroeconomia, microeconomia e cálculo.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver competências nos seguintes domínios: Capacidade de análise e síntese: 1. Dos principais factos estilizados dos ciclos económicos de curto prazo; 2. Dos principais aspectos do modelo Novo Keynesiano e as suas explicações dos ciclos económicos de curto prazo 3. Dos principais efeitos macroeconómicos do sistema financeiro Capacidade crítica: Sobre os pontos fortes dos modelos e técnicas discutidas, mas também as limitações dos mesmos Análise dos impatos da política económica sobre o funcionamento da economia

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer principais factos estilizados dos ciclos económicos de curto prazo OA2 - Compreender os principais aspectos do Novo Modelo Keynesiano. OA3 - Compreender as principais limitações dos modelos estudados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Regularidades dos ciclos económicos 2. Consumo e investimento 3. O equilíbrio no mercado de bens e serviços 4. O Banco Central e a regra de política monetária 5. Inflação, desemprego e oferta agregada 6. O equilíbrio macroeconómico 7. Política monetária convencional e não convencional no modelo AD-AS 8. Política orçamental e fiscal no modelo AD-AS 9. Crises financeiras

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto P1 OA2 - Pontos P2 a P5 OA3 - Pontos P6 a P9

Avaliação / Assessment


O aluno pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Avaliação periódica: 1. Teste intercalar: 50% da nota final 2. Teste final: 50% da nota final Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final >= 10. Exame final: Nota Final = [0 , 20], sendo a aprovação obtida com nota final >= 10

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do semestre, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, participar nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página da plataforma Fénix é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sørensen, P. B. and Whitta-Jacobsen, H. J. (2010). Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2 ed., McGraw-Hill, New York. Burda, , M., & Wyplosz, C. (2017). Macroeconomics: a European text. 7th Edition, Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mishkin, F. S.(2014), Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, Pearson, Addison-Wesley, New York.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16