Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conceitos básicos de estatística. Conhecimento do funcionamento dos principais instrumentos financeiros.
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos desta cadeira consistem em: dotar o aluno com as ferramentas analíticas necessárias à análise do risco de mercado de uma carteira de activos financeiros; dar a conhecer o quadro regulatório aplicável às instituições financeiras no que toca à gestão dos seus riscos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Aprender a utilizar diferentes ferramentas analíticas para analisar o risco de mercado de portfolios de instrumentos financeiros. 2. Conhecer o quadro regulatório aplicável às instituições financeiras no âmbito da gestão dos seus riscos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Gestão dos Riscos Financeiros (a) Introdução (b) Medição das rendibilidades, risco e correlações (c) Distribuição do risco (d) Modelização e validação do risco 2. Risco de Diferentes Ativos (a) Ações e carteiras de ações (b) Taxa de juro (c) Risco de liquidez 3. Produtos Financeiros Derivados (a) Gestão do risco através dos derivados (b) Derivados lineares: Futuros e Forwards (c) Swaps (d) Derivados não lineares: Opções 4. Value at Risk (VaR) (a) VaR paramétrico (b) Simulação histórica (c) VaR de carteiras de ativos (d) Medidas alternativas ao VaR 5. Capital Regulamentar (a) Método Padrão (b) Modelos Internos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A cada objectivo de aprendizagem (OA) correspondem os seguintes conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1, CP2, CP3 e CP4 OA2 - CP5
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua consistindo num trabalho de grupo (40%) e exame final (60%); ou apenas exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as MEA OA2: todas as MEA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Alexander, Carol, Market Risk Analysis Vol IV: Value at Risk Models, 2009, Wiley, Hull, John, Risk Management and Financial Institutions, 2023, 6th edition, Wiley,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Alexander, Carol, Market Risk Analysis Vol III: Value Pricing, Hedging and Trading Financial Instruments, 2008, Wiley, Basel Committee on Banking Supervision, Basel II: International Convergence of Capital Measurement and Capital Standards: A Revised Framework, 2006 (https://www.bis.org/publ/bcbs128.htm) Basel Committee on Banking Supervision, Basel III: Finanlising post-crisis reforms, 2017 (https://www.bis.org/bcbs/publ/d424.htm) Basel Committee on Banking Supervision, High-level summary of Basel III reforms, 2017 (https://www.bis.org/bcbs/publ/d424_hlsummary.pdf)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16