Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03495
Acrónimo :
03495
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar criticamente os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, utilizando as diversas ferramentas analíticas ao seu dispor com vista à construção de um correto plano de marketing. Pretende-se ainda que, numa perspetiva científica, analisem novas tendências de marketing.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing com Métodos Analíticos, os alunos devem ser capazes de: OA1.Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam OA2.Desenvolver os três passos do marketing estratégico OA3.Explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atrativos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos OA4.Discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado nos vários pontos do ciclo de vida do cliente. OA5.Perceber e utilizar as ferramentas analíticas mais adequadas para ajudar os gestores de Marketing a implementar as suas estratégias

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing CP3. A Envolvente de Marketing CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing, da vantagem competitiva sustentável e do Marketing-Mix CP6. Aplicações práticas dos conceitos à estratégia de marketing, utilizando métodos analíticos em dados estruturados e não estruturados. CP7. Novas Tendências de Marketing

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP1, CP2 OA3 - CP3, CP4 OA4 - CP5 OA5 - CP6, CP7

Avaliação / Assessment


Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min 2/3 - a) Exame individual, 50% b) Exercícios individuais (10%) em grupo (40%). Nota min de 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação 100%, nota min 10. Sem recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Ativas, com realização de projetos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objetivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA1 a OA5; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos: OA1 a OA5; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA1 a OA5; 4. Aulas Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1 a OA5; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do Planeamento das Aulas: OA1 a OA5

Observações / Observations


O docente disponibilizará uma hora semanal para atendimento aos alunos. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. De acordo com o Despacho 31/2020, o exame individual de 1ª época no ano letivo 2019-2020 será conduzido online. Tal alteração foi transmitida aos alunos, tendo sido ouvido o director de curso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Palmatier, R., Shrihari, S. (2021). Marketing Strategy. Based on First Principles and Data Analytics. Bloomsbury Publishing

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Guerreiro, J., & Loureiro, S. M. C. (2023). I am attracted to my Cool Smart Assistant! Analyzing Attachment-Aversion in AI-Human Relationships. Journal of Business Research, 161, 113863. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.113863 Prentice, C., Loureiro, S. M. C., & Guerreiro, J. (2023). Engaging with intelligent voice assistants for wellbeing and brand attachment. Journal of Brand Management, 1-12. https://doi.org/10.1057/s41262-023-00321-0 Guerreiro, J., Loureiro, S. M. C. & Ribeiro, C. (2022). Advertising acceptance via smart speakers. Spanish Journal of Marketing - ESIC. 26 (3), 286-308. https://dx.doi.org/10.1108/SJME-02-2022-0028 Loureiro, S. M. C., Guerreiro, J. & Tussyadiah, I. (2021). Artificial intelligence in business: state of the art and future research agenda. Journal of Business Research. 129, 911-926. https://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.11.001

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16