Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03508
Acrónimo :
03508
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1: Aquisição de uma perspectiva histórica da evolução das relações internacionais ao longo da época contemporânea que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2: Explicação da relação existente entre os acontecimentos do presente e o passado histórico; OG3: Distinguir, aplicar e avaliar criticamente as ferramentas teóricas usadas para analisar os principais atores, eventos e processos nas relações internacionais OG 4: Análise das questões e dos temas que constituem, hoje em dia, o debate científico na área da história das relações internacionais na época contemporânea; OG5: Consciência da natureza dinâmica e inacabada do trabalhão académico sobre as Relações Internacionais;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Identificar as principais teorias das RI e o modo como elas são aplicadas ao conhecimento da História das Relações Internacionais OA2: Analisar a emergência do sistema westfaliano e o desenvolvimento do moderno sistema de relações internacionais; OA3: Compreender as origens e consequências das duas guerras mundiais do século XX OA4: Identificar as origens da Guerra Fria bem como as suas características essenciais; OA5: Avaliar a importância do fim dos impérios coloniais europeus; OA6: Analisar o processo de integração europeia nas suas principais dimensões; OA7: Identificar as causas do final da Guerra Fria e as características essenciais do sistemna internacional após 1989; OA8: Explicar o fenómeno da globalizaçãoe e o declínio da supremacia americana no sistema internacional no século XXI.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1: As Teorias das Relações Internacionais: modelos de interpretação do sistema internacional. 2: Westfalia e o moderno sistema de relações internacionais 3. As duas Guerras Mundiais do século XX 4. A Guerra Fria. 5. O fim dos impérios coloniais europeus. 6. A integração europeia. 7. O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989. 8. O mundo pós-americano? As mudanças do sistema internacional no século XXI

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1 - OA1, OG1, OG3, OG4, OG5 2 - OA2, OG1, OG4 3 - OA3, OG1, OG4 4 - OA4, OG1, OG4 5 - OA5, OG1, OG4 6 - OA6, OG1, OG4 7 - OA7, OG1, OG4 8 - OA8, OG1, OG2, OG4

Avaliação / Assessment


Revisão de literatura sobre um dos tópicos do programa, com base em 4 artigos académicos, sugeridos pelos alunos e aprovados pelos professores (entre 3000 e 3500 palavras) - 80% + Assiduidade e participação – 20% OU Trabalho Final: semelhante ao anterior mas com base em 6 artigos académicos (máximo de 5000 palavras) – 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos vários objectivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos vários objectivos de aprendizagem. Os objectivos gerais da cadeira são também assegurados pelas metodologias de ensino adoptadas, que colocam sempre em confronto uma diversidade de interpretações dos fenómenos analisados, garante da apreensão por parte dos alunos da da natureza dinâmica e inacabada do trabalhão académico sobre as História e Teoria das Relações Internacionais;

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brands, Hal, From Berlin to Baghdad. America's Search for Purpose in the Post-Cold War World, University Press of Kentucky, 2008. Bretherton, C. & J. Vogler (2006), The European Union as a Global Actor, London, New York:Routledge Burchill, Scott et al, Theories of International Relations, 3rd edition, Palgrave Macmillan, 2005. Darwin, John, The Empire Project. The Rise and Fall of the British World-System, 1830?1970, Cambridge University Press, 2009. Judt, Tony, Postwar: A History of Europe since 1945, London, 2007. McCormick, Thomas, America's Half Century. United States Foreign Policy in the Cold War and After, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1995. Trachtenberg, Marc, The Craft of International History. A Guide to Method, Princeton University Press, 2006. Westad, Odd Arne, The Global Cold War, Cambridge, Cambridge University Press, 2007. Nye, Joseph, Compreender os Conflitos Internacionais: Uma Introdução à Teoria e à História. (Gradiva, 2002).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arlene B. Tickner and Karen Smith (eds.). 2020. International Relations from the Global South: Worlds of Difference. London and New York: Routledge. Amitav Acharya and Barry Buzan. 2019. The Making of Global International Relations: Origins and Evolution of IR at its Centenary. Cambridge: Cambridge University Press. Baylis, John & Smith, S., ed. 2001. The Globalization of World Politics: an introduction to international relations. Oxford: Oxford University Press. Bell, P.M.H. 2007. The Origins of the Second World War in Europe. 3rd Edition. London: Longman. Black, Jeremy. 2002. European International Relations, 1648?1815. Palgrave Mac-millan. Buzan (Barry) & Little (Richard), International Systems in World History. Remaking the Study of International Relations, Oxford: Oxford UP, 2004? Buzan, Barry and George Lawson. ?The Global Transformation: The Nineteenth Century and the Making of Modern International Relations.? International Studies Quarterly, vol.57, no.3 (September 2013):620-634. Buzan, Barry, & Waever, Ole. 2003. Regions and Powers: The Structure of International Security. Cambridge: Cambridge University Press. Carr, E. H. (1984), The Twenty Years' Crisis 1919-1939: An Introduction to the Study of International Relations, Londres: Macmillan. Carr, William. 1991. The Origins of the Wars of German Unification. London: Long- man. Carvalho, Benjamin, Halvard Leira and John M. Hobson. ?The Big Bangs of IR: The Myths That Your Teachers Still Tell You about 1648 and 1919.? Millennium, vol.39, no. 3 (2011):735-758. Connelly, Matthew. A Diplomatic Revolution: Algeria?s Fight for Independence and the Origins of the Post-Cold War Era (New York: Oxford University Press, 2003) Dockrill, S. & G. Hughes, Palgrave Advances in Cold War History, London, 2006. Dockrill, S., The End of the Cold War Era. The Transformation of the Global Security Order, London, 2005. Ferro, Marc. 1973. The Great War, 1914 ? 1918. London: Routledge. Gaddis, John Lewis, The Cold War (Allen Lane, 2005). Hill, C.& M. Smith (eds) (2011), International Relations and the European Union, 2nd ed., New York:Oxford University Press Hobsbawm, E., Age of Extremes: The Short Twentieth Century 1914-1991, London, 1994. Ikenberry (John), Mastanduno (Michael) & Wohlforth (William) (eds), International Relations Theory and the Consequences of Unipolarity, Cambridge: Cambridge UP, 2011? Joll, James, and Gordon Martel. 2007. The Origins of the First World War. 3rd Edition. London: Longman. Jørgensen, K.E.& K.V. Laatikainen (eds) (2013), Routledge Handbook on the European Union and International Institutions. Performance, Policy, Power, Abingdon:Routledge Kayaoglu, Turan. ?Westphalian Eurocentrism in International Relations Theory.? International Studies Review, vol.12, no.2 (2010):193?217. Kennedy, Paul, The Parliament of Man: The United Nations and the Quest for World Government, London, 2006. Lawson, George. ?The eternal divide? History and International Relations.? European Journal of International Relations, vol.18, no.2 (2012):203-226. Leffler, Melvyn P. & Odd Westad (eds.) The Cambridge History of the Cold War, Vols. 3, Cambridge, 2010 Leffler, Melvyn. A Preponderance of Power: National Security, the Truman Administration, and the Cold War (Stanford: Stanford University Press, 1993) Manela, Erez. The Wilsonian Moment: Self-Determination and the International Origins of Anticolonial Nationalism (New York: Oxford University Press, 2009). Mazower, Mark, No Enchanted Palace: The End of Empire and the Ideological Origins of the United Nations, London, 2009. Mearsheimer (John), The Tragedy of Great Power Politics, New York: Norton, 2001.? Osiander, Andreas. ?Sovereignty, international relations, and the Westphalian myth.? International organization, vol.55, no.2 (2001):251-287. Overy, Richard, and Andrew Wheatcroft. 1999. The Road to War. Revised and Updated Edition. London: Penguin Books. Reynolds, David, From World War to Cold War (Oxford University Press, 2006). Sarotte, M. Elise, 1989: the struggle to create post-Cold War Europe, Princeton, 2009. Schroeder, Paul W. ?History and International Relations Theory: Not Use of Abuse, but Fit or Misfit.? International Security, vol.22, no.1 (1997):64-74. Strachan, Hew. 2003. The First World War. New York: Penguin. Herrmann, David G. 1996. The Arming of Europe and the Making of the First World War. Princeton: Princeton University Press. Taylor, A.J.P. 1954. The Struggle for Mastery in Europe, 1848 ? 1918. Oxford: Oxford University Press. Taylor, A.J.P. 1961. The Origins of the Second World War. New York: Touchstone. Wedgwood, Cicely V. 1938. The Thirty Years War. New York: New York Review of Books. Wright, Gordon. 1968. The Ordeal of Total War, 1939 ? 1945. Prospect Heights: Waveland Press. Zubok, V., A Failed Empire. The Soviet Union in the Cold War from Stalin to Gorbachev, Chapel Hill, 2007.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16