Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
OG1: Aquisição de uma perspectiva histórica da evolução das relações internacionais ao longo da época contemporânea que funcione como base para a compreensão crítica do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2: Explicação da relação existente entre os acontecimentos do presente e o passado histórico; OG3: Distinguir, aplicar e avaliar criticamente as ferramentas teóricas usadas para analisar os principais atores, eventos e processos nas relações internacionais OG 4: Análise das questões e dos temas que constituem, hoje em dia, o debate científico na área da história das relações internacionais na época contemporânea; OG5: Consciência da natureza dinâmica e inacabada do trabalhão académico sobre as Relações Internacionais;
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Identificar as principais teorias das RI e o modo como elas são aplicadas ao conhecimento da História das Relações Internacionais OA2: Analisar a emergência do sistema westfaliano e o desenvolvimento do moderno sistema de relações internacionais; OA3: Compreender as origens e consequências das duas guerras mundiais do século XX OA4: Identificar as origens da Guerra Fria bem como as suas características essenciais; OA5: Avaliar a importância do fim dos impérios coloniais europeus; OA6: Analisar o processo de integração europeia nas suas principais dimensões; OA7: Identificar as causas do final da Guerra Fria e as características essenciais do sistemna internacional após 1989; OA8: Explicar o fenómeno da globalizaçãoe e o declínio da supremacia americana no sistema internacional no século XXI.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1: As Teorias das Relações Internacionais: modelos de interpretação do sistema internacional 2: Vestfália e o sistema moderno de relações internacionais 3: As Duas Guerras Mundiais do século XX 4: A Guerra Fria e o sistema internacional bipolar 5: O impacto da Guerra Fria no Sul Global 6: A integração europeia 7: O fim da Guerra Fria e o mundo após 1989 8: O mundo pós-americano? Mudanças no sistema internacional no século XXI
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
1 - OA1, OG1, OG3, OG4, OG5 2 - OA2, OG1, OG4 3 - OA3, OG1, OG4 4 - OA4, OG1, OG4 5 - OA5, OG1, OG4 6 - OA6, OG1, OG4 7 - OA7, OG1, OG4 8 - OA8, OG1, OG2, OG4
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre (pressupõe a assistência a 2/3 das aulas) 1. Ensaio, assente numa revisão de literatura de 4 artigos académicos, sugeridos pelos alunos e aprovados pelos professores, que aborde uma ou mais questões de investigação derivadas da matéria lecionada em aula (entre 3000 e 3500 palavras) - 60% 2. Teste escrito realizado numa das aulas a indicar pelo professor, sem consulta e com perguntas relativas aos conteúdos lecionados em aula - 30% 3. Assiduidade e participação - 10% OU Avaliação final Trabalho Final: Ensaio, assente numa revisão de literatura de 6 artigos académicos, sugeridos pelos alunos e aprovados pelos professores, que aborde uma ou mais questões de investigação derivadas da matéria lecionada em aula (máximo de 5000 palavras) – 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos vários objectivos de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos vários objectivos de aprendizagem. Os objectivos gerais da cadeira são também assegurados pelas metodologias de ensino adoptadas, que colocam sempre em confronto uma diversidade de interpretações dos fenómenos analisados, garante da apreensão por parte dos alunos da da natureza dinâmica e inacabada do trabalhão académico sobre as História e Teoria das Relações Internacionais;
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Acharya, A. and Buzan, B. The Making of Global International Relations: Origins and Evolution of IR at its Centenary. Cambridge: Cambridge UP, 2019 Baylis, J. et al. (eds.). The globalization of world politics: an introduction to international relations (9th ed.). Oxford: Oxford UP, 2023. Bukovansky, M., Keene, E., Reus-Smit, C. and Spanu, M. (eds.). Oxford Handbook of History and International Relations. Oxford: Oxford UP, 2023 Darwin, J. The Empire Project. The Rise and Fall of the British World-System, 1830-1970. Cambridge: Cambridge UP, 2009. Judt, T. Postwar: A History of Europe since 1945. London, 2007. Sorensen, G., Moller, J. and Jackson, R. Introduction to international relations: theories and approaches (8th ed.). Oxford: Oxford UP, 2021. Tickner, A. B. and Smith, K. (eds.). International Relations from the Global South: Worlds of Difference. London and New York: Routledge, 2020. Westad, O. A. The Global Cold War. Cambridge: Cambridge UP, 2007.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Buzan, B. and Little, R. International Systems in World History. Remaking the Study of International Relations. Oxford: Oxford UP, 2004. Dockrill, S. The End of the Cold War Era. The Transformation of the Global Security Order. London: Bloosmbury Academic, 2005. Gaddis, J. L.. The Cold War. Allen Lane, 2005. Gaspar, C. (coord.). Teorias das Relações Internacionais: Textos Clássicos. Lisboa: Livros Horizonte, 2021. Hill, C., Smith, M. and Vanhoonacker, S. International Relations and the European Union (4th ed). Oxford: Oxford UP, 2023. Leffler, M. P. & Westad, O. (eds.). The Cambridge History of the Cold War, Vols. 3. Cambridge: Cambridge UP, 2010. Mazower, M. No Enchanted Palace: The End of Empire and the Ideological Origins of the United Nations. Princeton: Princeton UP, 2009. Reynolds, D. From World War to Cold War. Oxford: Oxford University Press, 2006. Weber, C. International Relations Theory: A Critical Introduction. London and New York: Routledge, 2020. Wedgwood, C. V. The Thirty Years War. New York: New York Review of Books, 1938.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25