Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03513
Acrónimo :
03513
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender as principais tecnologias incluindo hardware e software utilizados nos cuidados de saúde e as relações com outros sistemas como cidades inteligentes, e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar as principais tecnologias incluindo hardware e software utilizados nos cuidados de saúde e as relações com outros sistemas como cidades inteligentes. 2. Compreender e formular os requisitos específicos para o sistema de saúde inteligente de saúde, incluindo características como precisão, reprodutibilidade, fiabilidade, mas também elementos sobre interoperabilidade e a usabilidade. 3. Adquirir conhecimento sobre os principais padrões de comunicação de dados, armazenamento de dados em saúde 4. Adquirir conhecimentos sobre as principais tecnologias de software associadas os cuidados de saúde inteligente mas também utilizados para o desenvolvimento de ambientes virtuais ou de realidade aumentados utilizados nos cuidados de saúde e de representação de dados. 5. Coloque soluções inovadoras em ação e seja capaz de escrever uma patente a partir de soluções próprias no domínio de saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


-Sensores na roupa,computação ubíqua para monitorização do estado da saúde:novas tecnologias de sensores,flexível,biodegradáve, biocompatível -Dispositivo inteligente para cuidados de saúde: sensores implantáveis, pílulas inteligentes, dispositivos para entrega de medicamentos -Aplicação móvel para diagnóstico e tratamento -Novos ambientes inteligentes e objetos para reabilitação física: sistemas de sensores remotos, realidade virtual, realidade aumentada, robôs e exo-esqueletos para fisioterapia -Diagnósticos no domicílio com sistemas portáteis: Diagnóstico hospitalar em casa, tecnologia de assistência inteligente -Registro eletrônico de saúde e aprendizagem de máquina: padrões para dados, informações, funcionalidades e interoperabilidade de EHR. Registo eletrônico de saúde HL7 (EHR). Software para registos de saúde, desenvolvimentos e análise de big data -Estudo de caso: solução inovadora para cuidados de saúde e realização de um rascunho de patente

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


As inter-relações entre o programa e os objetivos de aprendizagem (OA) são realizadas da seguinte forma: - Sensores embebidos na roupa e a computação ubíqua para monitorização do estado da saúde: OA1, OA2, OA3, OA4 - Dispositivo inteligente e implantável para cuidados de saúde: OA1, OA2, OA3, OA4; - Aplicação móvel para diagnóstico e tratamento: OA3, OA4 - Diagnósticos domésticos baseados em dispositivos portáteis: OA1, OA2, OA3, OA4; - Registro eletrônico de saúde e aprendizagem automática máquina: OA3 OA4, OA5; - Estudo de caso: solução inovadora para cuidados de saúde e realização do rascunho de uma patente: OA5.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, com base nas referências bibliográficas recomendadas, será orientado e apoiado pelas aulas teóricas e práticas. Vários estudos de caso, incluindo demostrações práticas, serão apresentados, incluindo vídeos focando na inovação e novas tecnologias para cuidados de saúde. Os principais materiais de suporte para a unidade curricular são: conteúdos de slides, referências bibliográficas incluindo exemplos para as tecnologias de saúde, cuidados de saúde inteligentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A disciplina é organizada em aulas teóricas, e teórico-practicas. A exposição do conteúdo do programa, demonstrações, trabalhos em grupo, estudo de exemplos, abordagens práticas no domínio da inovação em tecnologias de saúde serão consideradas. Os métodos e as técnicas pedagógicas que serão utilizadas na UC são: métodos expositivos, demonstrativos e interrogativos, métodos ativos, brainstorming, método de contingência de reforço, experimentação e exercícios de simulação. Os conteúdos transdisciplinares da disciplina incluem sensores para saúde, sistema embebidos, engenharia de software, sistema de informação para saúde, conhecimento de processamento de sinais. O trabalho de estudo e a implementação de uma patente será realizada no final da abordagem teórica e estudos de caso práticos, contribuirá para adquirir habilitações relacionadas à inovação nas tecnologias de saúde. As aulas teóricas e práticas com demonstração, trabalho de equipe para obter soluções inovadoras na saúde e o desenvolvimento de uma patente promoverão habilidades relacionadas com OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, preparando os estudantes para as novas tecnologias e para a integração e a otimização no domínio das tecnologias de saúde.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Tim Benson and Grahame Grieve, Principles of Health Interoperability: SNOMED CT, HL7 and FHIR (Health Information Technology Standards), Springer 2016 - Homero Rivas and Katarzyna Wac, Digital Health: Scaling Healthcare to the World (Health Informatics), Springer 2017; - Octavian Postolache, Patent Elaboration Guide, ISCTE, 2017; - Octavian Postolache, Innovation in Healthcare Technologies ISCTE 2017;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16