Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03514
Acrónimo :
03514
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


- Apresentação e discussão de pesquisas e teorização sobre as transformações sociais na Era da Informação e das Redes; - Intercetar teoricamente a área da Comunicação e da Saúde, de forma a permitir analisar e discutir a problemática da comunicação da, na e em saúde, nomeadamente através da Internet e tecnologias relacionadas, articulando o enfoque nos vários intervenientes no processo interativo: cidadãos/utentes, profissionais de saúde, organizações prestadoras e sistemas de saúde; - Refletir sobre as implicações da Internet e tecnologias relacionadas na 1) promoção/adoção de uma vida saudável, 2) organização dos serviços de saúde e 3) definição de estratégias de saúde nas sociedades contemporâneas, fornecendo os fundamentos conceptuais e metodológicos necessários.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Apreender o significado da existência de diferentes conceções teóricas e sociais no contexto da Era da Informação e das Redes; - Fomentar a pesquisa, nomeadamente sobre o impacto social da Internet e tecnologias relacionadas, no sector da saúde;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Comunicação em Saúde, Comunicação de saúde ou Comunicação e Saúde? 2. A importância da Comunicação e das TIC no âmbito da saúde pública 3. A saúde na era da Informação: cidadãos, conteúdos e redes sociais 4. As TIC na saúde: empowerment e autonomia dos cidadãos? 5. A saúde na era da Informação: os profissionais e instituições

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC cruza dois campos teóricos: a comunicação e a saúde. Recorre às teorias da Sociedade em Rede e da Era da informação, para analisar o seu papel no empowerment dos cidadãos, na construção da entidade e procura de conhecimentos. Coloca-o também face a novas formas de comunicar e canais de comunicação utilizados em função do acesso, do conhecimento e interesse de cada um. Paralelamente o sector da saúde, área singular dotada de especificidades sociais, humanas e organizacionais, vem a apropriar-se destes canais para promover questões de saúde pública, calibrar a qualidade dos conteúdos disponíveis e também para dotar os profissionais de uma maior perceção dos serviços prestados (do geral ao individual) Na dualidade crescente da autonomia dos cidadãos e dos profissionais, há relações, interações e dinâmicas que importa identificar, conhecer e discutir Para este efeito, os conteúdos programáticos propostos (5 tópicos) são os mais apropriados e articulam-se com os objetivos enunciados

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estrutura da lecionação da disciplina assenta num modelo teórico e teórico-prático em que as aulas teóricas se destinam à apresentação e discussão dos diversos pontos do programa e as aulas teórico-práticas à apresentação e discussão de trabalhos, à realização de pesquisa e leitura de bibliografia de referência e no debate presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com esta UC pretende-se desenvolver as capacidades de interpretação, de argumentação e de análise crítica dos alunos, mas também, e não menos importante, a aptidão para integrar a mediação das questões da saúde pelas TIC entre cidadãos, profissionais, doentes e instituições num contexto dinâmico de interação, onde cada vez menos há lugar a uma cristalização de papéis, mas de adaptação à mudança. Desta forma, especificamente, pretende-se com as discussões em aula 1) estimular a capacidade de exposição e argumentação oral, mas também o raciocínio crítico baseado na apropriação dos conhecimentos anteriormente lecionados, preparando os alunos para uma situação de discussão e defesa de uma tese. 2) realização do trabalho escrito espera-se promover a capacidade de sintetizar e refletir sobre um documento publicado, sendo valorizada a articulação com áreas e matérias afins. Considera-se que as metodologias expositivas, de interação com os alunos, de discussão em ambiente de sala de aula e de realização de trabalho escrito, as mais adequadas a uma disciplina teórica-prática com as características da presente UC.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16