Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03515
Acrónimo :
03515
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A elaboração de programas eleitorais, o apoio às intervenções públicas de titulares de cargos políticos e a preparação de debates nos media e nas assembleias parlamentares estão entre as principais atividades da assessoria política e da consultoria em comunicação. O objetivo desta unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas no domínio destas atividades principais, com recurso à experiência comparada e a casos práticos desenvolvidos em discussões dirigidas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: 1 Saber estruturar e redigir um programa eleitoral ou de governo; 2 Identificar e enunciar o tipo de medidas políticas com maior impacto potencial; 3 Pesquisar as contradições dos adversários e valorizar as forças próprias; 4 Dominar as técnicas do discurso político; 5 Adequar os discursos aos diferentes públicos, media e eventos; 6 Conhecer as regras do protocolo e de preparação de eventos; 7 Conhecer os direitos da oposição e os deveres do executivo no plano nacional, local e europeu; 8 Dominar os instrumentos de escrutínio político ao dispor das oposições e os tipos de iniciativa legislativa e política na Assembleia da República, Poder Regional e Local e Instituições Europeias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Programas Eleitorais - Convenções programáticas, gabinetes de estudos, fundações políticas e recrutamento de quadros. - Eixos, objetivos e medidas programáticas - Comunicação das medidas eleitorais ? Pesquisas sobre contradições políticas dos adversários e métodos de divulgação da ação política própria. - Discussão dirigida e simulação de divulgação pública de conteúdos programáticos. 2. Discursos Políticos ? Apresentação de teorias sobre o discurso político e de casos de sucesso. - Técnicas de feitura de discursos. - Discussão dirigida e simulação de discursos políticos. 3. Debates Políticos - Tipos de Iniciativas Legislativas e de Debates, em Plenário e em Comissão Especializada - Perguntas e Requerimentos; Votos e Resoluções (Assembleia da República) - Fiscalização Política no Poder Local: Reuniões de Câmara, Assembleias Municipais e Assembleias Legislativas Regionais. - Fiscalização Política no Parlamento Europeu. Discussão dirigida sobre instrumentos de fiscalização política

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos percorrem um vetor que conduz das teorias, métodos e conceitos gerais de análise e desenho de programas, discursos e debates. Os conteúdos programáticos encontram-se articulados com os objetivos da UC da seguinte forma: OA1 | CP1 OA2 | CP1 OA3 | CP1 OA4 | CP2 OA5 | CP2 OA6 | CP2 OA7 | CP3 OA8 | CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: primeiro, ao longo do período letivo e segundo constando da avaliação final. Momento 1) Corresponde a um exercício escrito (máximo 20 páginas) (70%); Momento 2) assiduidade, participação e discussão dirigida nas aulas (30%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Em cada sessão será entregue o sumário e bibliografia específica e no final haverá debate e esclarecimento de dúvidas. As duas últimas sessões serão destinadas à apresentação de casos concretos e apresentação e discussão pública para efeitos de avaliação. Serão desenvolvidas várias atividades complementares tendo em vista o reforço da aquisição de competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de enquadramento e ao mesmo tempo a experimentação prática de análise concretas.

Observações / Observations


Não aplicável

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Westen, Drew (2008), The Political Brain, Public Affairs. Swaim, Barton (2016), The Speechwriter: A Brief Education in Politics, Simon and Schuster. Serrano, José Bouza (2011), O Livro do Protocolo, Bertrand. Safire, William (org.) (2004), Great Speeches in History. WW Norton. Richards, Paul (2004), How to Win an Election, Politico?s. Lehrman, Robert (2009), The Political Speechwriters Companion, CQ Press. Lakoff, George (2004), Don?t think of an Elephant, Chelsea Green Publishing. Lancaster, Simon (2015), Winning Minds, the secret language of leadership, Palgrave. Jay, Antony (2007), Dictionary of Political Quotations, OUP. Haidt, Jonathan (2018), The Righteous Mind, Penguin. Davidowitz, Step Stephens (2018), Everybody lies, HaperCollins. Benoit, William (2015), Political Election Debates, Lexinton Books. Assembleia da República (2009), Regimento da Assembleia da República.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16