Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03516
Acrónimo :
03516
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


A Assessoria de imprensa é uma área fundamental da comunicação. Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar profissionais para se relacionarem com jornalistas, independentemente do meio de comunicação. O comunicador tem sempre como objetivo assegurar o rigor da comunicação por isso é imprescindível o controlo sobre o que se comunica, independentemente de serem os jornalistas a pedir informações ou ser a instituição a querer disseminar informação. Assim, os principais objetivos desta Unidade Curricular são: compreender a importância e responsabilidade das fontes de informação jornalísticas, crucial para os profissionais desta área; dotar os estudantes de um profundo conhecimento das técnicas de assessoria de imprensa e de relacionamento com os media; desenvolver competências estratégicas na gestão de informação de forma a aplica-las em empresas e instituições. O objetivo último é que, como profissionais, consigam um relacionamento equilibrado entre o jornalista e a fonte.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | Identificar as principais características e funções da assessoria de imprensa. OA2 | Compreender a importância da relação entre o assessor de imprensa e o jornalista OA3 | Saber como se relacionar com os jornalistas OA4 | Conhecer os graus de confidencialidade e usá-los de forma adequada OA5 | Identificar os princípios do Código Deontológico dos Jornalistas OA6| Saber criar e organizar um gabinete de imprensa, OA7 | Dominar as técnicas de assessoria de imprensa OA8| Compreender o processo de elaboração da notícia OA9| Usar a compreensão do processo de elaboração da notícia de forma conveniente ao objetivo comunicacional OA10| Dominar as técnicas de análise e avaliação de resultados OA11| Compreender e saber utilizar os princípios de comunicação de crise OA12| Saber relacionar a assessoria de imprensa com as relações públicas, o marketing e a gestão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Relação entre Assessor e Media: Características e funções, relação do Assessor com o empregador, O Assessor e o Jornalista. 2. Negociações entre Assessor e Jornalista: fontes e jornalistas, confidencialidade e «off the record», Código Deontológico dos Jornalistas. 3. Criar um Gabinete de Imprensa: estrutura, RH, instrumentos de trabalho, tecnologias. 4. Técnicas de Assessoria: Notas (Press Release) e Dossiês (Press kit), Follow-up, Comunicados, Encontros informais, Conferências de imprensa, Bolsa de Contactos, Visitas e Viagens, Cerimónias Oficiais, Gabinetes de Imprensa Virtuais, Preparação de Entrevistas. 5. Elaboração da Notícia e Assessoria: Provocar ou evitar a notícia, Acompanhá-la e escolher o melhor canal, Rotinas produtivas da notícia, Agenda setting. 6. Análise e Avaliação de Resultados: Diferentes Media e clipping. 7. Comunicação de Crise: Tipo e Morfologias de crises, Princípios da Comunicação de Crise. 8. Comunicação Integrada: Assessoria nas RP, marketing e gestão

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP1 OA3 | CP2 OA4 | CP2 OA5 | CP2 OA6 | CP3 OA7 | CP4 OA8 | CP5 OA9 | CP5 OA10 | CP6 OA11 | CP7 OA12 | CP8

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade igual ou superior a 80% e participação oral e nos exercícios de simulação práticos (20%); trabalho escrito individual (80%) 2) Trabalho escrito individual: projeto de uma estratégia de comunicação, aplicando as metodologias discutidas

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos e perspetivas teóricas de forma expositiva alternada com exercícios/ experiência simulada em grupos. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada participante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lampreia, J. Martins; A Assessoria de imprensa nas Relações Públicas, Públicações Europa-América, 2010 Sousa, Jorge Pedro; As notícias e os seus efeitos: As "teorias" do jornalismo e dos seus efeitos sociais dos media jornalísticos, Minerva, 2000 Santos, Rogério; A fontes não quis revelar, Campo das Letras, 2006 Sigal, Leon; Who? Sources make the news. I, Randon House, 1986 Martins, Luís Paixão; As armas dos jornalistas., Editora Alias, s.d. Duarte, Jorge. 2002. ; Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia., Editora Atlas Fishman, Mark; Manufacturing the news. University of Texas Press, 1980 Santos, Rogério; A negociação entre jornalistas e fontes., Minerva Editora, 1997 Manning, Paul; News and news sources., Sage Publications, 2001 Dutton, Frederick G.; Changing souces of power, News York: McGraw-Hill, 1971 Tuchman, Gaye; Making news: A study in the construction of reality. The Free Press, 1978

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ribeiro, Vasco, O campo e o triângulo operacional da assessoria de imprensa, In G. Gonçalves (Ed.), Relações públicas e comunicação organizacional - dos fundamentos às práticas. Covilhã: LabCom. Universidade da Beira Interior, 2014. Lee, Martin and Normam Solomon; Unreliable sources: A guide to detecting bias in news media. Lyle Stuart Book, 1990 Koplin, Elisa. Ferrareto, Luiz Arthur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. Porto Alegre, Sagra Luzzato, 2002. Duarte, Jorge, Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica, São Paulo, Atlas, 2002. Carvalho, Marco António de, Entre o Poder e a Mídia - Assessoria de Imprensa no Governo, M. Books, 2003 Gans, Herbert J.; Deciding What's News : A Study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek a Time, University Press: Evanston, 1979 Ericson, Richard V., Taricia M. Baranek, and Janet B. L. Chan.; Negotiating control - a study of news sources., University of Toronto Press, 1989 Atton, C. ; Alternative Media., Sage, 2005 Traquina, Nelson; Jornalismo: Questões, teorias e "estórias"., Comunicação & Linguagem: Vega, 1993 Boorstin, Daniel J. ; The image: A guide to pseudo-events in america., New York: Atheneum, 1987

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16