Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03517
Acrónimo :
03517
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC pretende preparar profissionais para se relacionar com os jornalistas. Com o objetivo de assegurar o rigor da comunicação, é fundamental manter o controlo sobre o que se comunica. A recolha de informação é parte fundamental da produção mediática e, como tal, as fontes dessa informação devem estar capacitadas para a fornecer da melhor forma possível, de acordo com os objetivos de comunicação da instituição, mas também tendo a capacidade de responder às solicitações dos jornalistas de forma eficaz e eficiente. Daí que a preparação em media training de responsáveis e porta-voz de organizações seja fundamental. Para conseguir passar a mensagem, que pode ser de interesse para o público, os comunicadores têm de dominar as técnicas necessárias e conhecer os circuitos de informação mais adequados. O objetivo é conseguir um relacionamento equilibrado entre o jornalista e a fonte que contribua para a difusão correta e rigorosa de informações noticiosas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | Identificar os circuitos de informação na Comunicação Social OA2 | Desenvolver capacidades de comunicação naturais, relaxadas, agradáveis, controladas, espontâneas e pragmáticas OA3 | Identificar as ideias-chave de cada comunicação, para a tornar convincente e memorável OA4 | Identificar as variáveis que podem criar/evitar uma crise de comunicação OA5 | Dominar a capacidade de passar a mensagem pretendida OA6| Identificar os valores éticos e deontológicos da Comunicação Social OA7 | desenvolver relações com os órgãos de informação para melhor gerir a imagem da instituição OA8| Evitar ou gerir uma situação de comunicação de crise OA9| Redigir e emitir um comunicado em situação de crise OA10| Conseguir comunicar em frente a uma câmara, utilizando linguagem e postura adequadas OA11| Falar para um microfone, utilizando a linguagem adequada OA12| Dominar as regras essenciais da comunicação em suportes digitai

Conteúdos Programáticos / Syllabus


OA1| Os circuitos de informação na Comunicação Social OA2 | O comunicador: capacidades de comunicação fundamentais OA3 | A comunicação: elementos fundamentais OA4 | Comunicação de crise: variáveis a controlar OA5 | Como passar a mensagem pretendida OA6| Os valores éticos e deontológicos da Comunicação Social OA7 | Desenvolvimento de relações com os órgãos de informação OA8| A comunicação de crise: como fazer um comunicado OA9| Comunicar em frente a uma câmara OA10| Falar para um microfone OA11| Comunicar em suportes digitais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP2 OA3 | CP3 OA4 | CP4 OA5 | CP5 OA6 | CP6 OA7 | CP7 OA8 | CP8 OA9 | CP8 OA10 | CP9 OA11 | CP10 OA12 | CP11

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) assiduidade igual ou superior a 80% e participação oral e nos exercícios de simulação práticos (20%); trabalho escrito individual (80%) 2) Trabalho escrito individual: projeto de uma estratégia de comunicação, aplicando as metodologias discutidas. A versão final representará 80% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem dois tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos e perspetivas teóricas de forma expositiva alternada com exercícios/ experiência simulada em grupos. Os alunos são encorajados a seguir a produção jornalística atual e a compartilhar as suas opiniões. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada participante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Greenwald, Glenn (2014),No place to hide, Hamish Hamilton Castells, Manuel (2012), Networks of Outrage and Hope, Polity. Tumber, Howard (1999), News a Reader, Oxford. Habermas, Jurgen,The Structural Transformation of the Public Sphere, MIT. Zelizer, Barbie (2004), Taking Journalism Seriously, Sage. Benson, Rodney (2005), Bourdieu and the journalistic field, Polity

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Luke Harding (2011), Inside Julian Assange war on secrecy, Guardian

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16