Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03519
Acrónimo :
03519
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
- Presencial (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
- Presencial (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


- Compreender o significado da saúde e bem-estar no trabalho - Conhecer os principais conceitos atuais relacionados com a qualidade de vida no trabalho: riscos psicossociais, stresse, burnout e engagement -Identificar os custos e benefícios da saúde e bem-estar no trabalho para as organizações - Reconhecer as causas e consequências do stresse organizacional. - Conhecer as estratégias de promoção de saúde no trabalho e prevenção do stresse, tanto organizacionais como individuais

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Saber elaborar um plano de prevenção e gestão do stresse numa organização

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Qualidade de vida e Saúde no trabalho 1.1 Definição de Qualidade de vida e Saúde no Trabalho 1.2 Saúde no trabalho em números 1.3 Os custos e benefícios de ter trabalhadores saudáveis 2. Stresse e Burnout no trabalho 2.1. Os conceitos de Riscos Psicossociais, Stress e Burnout no trabalho 2.2. Modelos teóricos sobre stress e burnout 3. Gestão do stresse no trabalho 3.1. Diagnóstico do stress no trabalho: a ideia de uma ?auditoria de stress? 3.2 Estratégias de prevenção e gestão do stresse no trabalho 3.2.2 Estratégias organizacionais 3.2.3 Estratégias individuais 4. Elaboração de um plano de gestão do stresse no trabalho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos fornecem a informação teórica e prática necessária para alcançar os objetivos da UC; além do mais, um dos conteúdos é justamente a preparação da concretização do objetivo de aprendizagem principal.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e pode incluir a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente pode fazer a avaliação por exame, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição, debate, grupos de trabalho, estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino adequa-se aos objetivos de aprendizagem da UC na medida em que cobre as necessidades de aprendizagem dos estudantes: é expositivo e questionante na apresentação de informação teórica e é prático e experiencial na experimentação de algumas das medidas de gestão do stresse sugeridas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tetrick, L. E., & Winslow, C. J. (2015). Workplace stress management interventions and health promotion. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 583-603. Ramos, M (2012). Stresse Organizacional. In A.L. Neves & R. Fortes da Costa (Coord.) Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: RH Editora. Houdmont, J. & Leka, S. (2010). Occupational Health Psychology. Chichester, UK: Wiley-Blackwell. Day, A. , Kelloway, E.K. & Hurrell Jr, J.J. (2014). Workplace Well-being: How to Build Psychologically Healthy Workplaces. Wiley-Blackwell. Caetano, A.& Silva, S. A. (2011). Bem-estar e saúde no trabalho. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada. Lisboa: Recursos Humanos Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Recomenda-se a consulta do site do Health and Safety Executive: http://www.hse.gov.uk/stress/index.htm Tangri, R. (2003). Stress costs, stress cures. Disponível em URL: www.Stress-Cures.com. [Acedido em 19 de Setembro de 2016] Silva, S.A. & Tavares, S.M. (2012). Saúde e bem-estar no trabalho. In A. L. Neves e R. F. Costa (Coords.), Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: Editora RH. ISBN: 978-972-8871-41-3. Ramos, M (2001). Desafiar o Desafio. Prevenção do Stresse no Trabalho. Lisboa: RH Editora. Quick , J. C., & Tetrick, L. E. (Eds.) (2011). Handbook of occupational health psychology. Washington, DC: American Psychological Association. Nielsen, K. (2013). How can we make organizational interventions work? Employees and line managers as actively crafting interventions. Human Relations, 66(8), 1029-1050. Karasek, R, Theorell, T (1990). Healthy Work. Basic Books. International Labour Organization (2014). Safety and health at work: A vision for sustainable prevention. Geneva: ILO. Danna, K, & Griffin, RW (1999). Health and Well-Being in the Workplace: a review and synthesis of the literature. Journal of Management, Vol. 25, N.º 3, 357-384. Cooper, C. (2011). Organizational Health and Wellbeing. (SAGE Library in Business and Management). London: Sage Publications. Clarke, S., Probst, T. M., Guldenmund, F. W., & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons. Bakker, A.B., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A.I. (2014). Burnout and work engagement: The JD-R approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 389-411.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16