Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
- Compreender o significado da saúde e bem-estar no trabalho - Conhecer os principais conceitos atuais relacionados com a qualidade de vida no trabalho: riscos psicossociais, stresse, burnout e engagement -Identificar os custos e benefícios da saúde e bem-estar no trabalho para as organizações - Reconhecer as causas e consequências do stresse organizacional. - Conhecer as estratégias de promoção de saúde no trabalho e prevenção do stresse, tanto organizacionais como individuais
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Saber elaborar um plano de prevenção e gestão do stresse numa organização
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Qualidade de vida e Saúde no trabalho 1.1 Definição de Qualidade de vida e Saúde no Trabalho 1.2 Saúde no trabalho em números 1.3 Os custos e benefícios de ter trabalhadores saudáveis 2. Stresse e Burnout no trabalho 2.1. Os conceitos de Riscos Psicossociais, Stress e Burnout no trabalho 2.2. Modelos teóricos sobre stress e burnout 3. Gestão do stresse no trabalho 3.1. Diagnóstico do stress no trabalho: a ideia de uma ?auditoria de stress? 3.2 Estratégias de prevenção e gestão do stresse no trabalho 3.2.2 Estratégias organizacionais 3.2.3 Estratégias individuais 4. Elaboração de um plano de gestão do stresse no trabalho
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os conteúdos programáticos fornecem a informação teórica e prática necessária para alcançar os objetivos da UC; além do mais, um dos conteúdos é justamente a preparação da concretização do objetivo de aprendizagem principal.
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e pode incluir a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente pode fazer a avaliação por exame, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposição, debate, grupos de trabalho, estudos de caso.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino adequa-se aos objetivos de aprendizagem da UC na medida em que cobre as necessidades de aprendizagem dos estudantes: é expositivo e questionante na apresentação de informação teórica e é prático e experiencial na experimentação de algumas das medidas de gestão do stresse sugeridas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tetrick, L. E., & Winslow, C. J. (2015). Workplace stress management interventions and health promotion. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 583-603. Ramos, M (2012). Stresse Organizacional. In A.L. Neves & R. Fortes da Costa (Coord.) Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: RH Editora. Houdmont, J. & Leka, S. (2010). Occupational Health Psychology. Chichester, UK: Wiley-Blackwell. Day, A. , Kelloway, E.K. & Hurrell Jr, J.J. (2014). Workplace Well-being: How to Build Psychologically Healthy Workplaces. Wiley-Blackwell. Caetano, A.& Silva, S. A. (2011). Bem-estar e saúde no trabalho. In Lopes, M. P. Ribeiro, R. B., Palma, P. J. e Cunha, M. P. (eds), Psicologia Aplicada. Lisboa: Recursos Humanos Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Recomenda-se a consulta do site do Health and Safety Executive: http://www.hse.gov.uk/stress/index.htm Tangri, R. (2003). Stress costs, stress cures. Disponível em URL: www.Stress-Cures.com. [Acedido em 19 de Setembro de 2016] Silva, S.A. & Tavares, S.M. (2012). Saúde e bem-estar no trabalho. In A. L. Neves e R. F. Costa (Coords.), Gestão de Recursos Humanos de A a Z. Lisboa: Editora RH. ISBN: 978-972-8871-41-3. Ramos, M (2001). Desafiar o Desafio. Prevenção do Stresse no Trabalho. Lisboa: RH Editora. Quick , J. C., & Tetrick, L. E. (Eds.) (2011). Handbook of occupational health psychology. Washington, DC: American Psychological Association. Nielsen, K. (2013). How can we make organizational interventions work? Employees and line managers as actively crafting interventions. Human Relations, 66(8), 1029-1050. Karasek, R, Theorell, T (1990). Healthy Work. Basic Books. International Labour Organization (2014). Safety and health at work: A vision for sustainable prevention. Geneva: ILO. Danna, K, & Griffin, RW (1999). Health and Well-Being in the Workplace: a review and synthesis of the literature. Journal of Management, Vol. 25, N.º 3, 357-384. Cooper, C. (2011). Organizational Health and Wellbeing. (SAGE Library in Business and Management). London: Sage Publications. Clarke, S., Probst, T. M., Guldenmund, F. W., & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons. Bakker, A.B., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A.I. (2014). Burnout and work engagement: The JD-R approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 389-411.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16