Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ação Humanitária
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo fundamental desta UC é o de fornecer aos estudantes as bases conceptuais sobre a ação humanitária nas suas várias vertentes e na sua ligação com esferas de ação relacionadas, articulando os princípios fundamentais com os debates e dilemas que emergem na prática. Pretende-se dotar os estudantes de capacidade de análise crítica através da fundamentação de conceitos-chave em ação humanitária, familiarizando-se com literatura e instrumentos que permitam identificar os principais dilemas éticos, políticos e sociais associados à intervenção.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá ser capaz de: Conhecimentos: OA1 Descrever os conceitos chave e os princípios básicos da ação humanitária (AH). OA2 Analisar a evolução histórica, quadro institucional e político, atores principais, políticas e estratégias em AH. OA3 Distinguir os vários tipos de situação humanitária e as principais formas de resposta humanitária, bem como os desafios e implicações inerentes às várias opções. Atitudes: OA4 Apreciar de forma crítica o estado da arte da ação humanitária e as áreas com ela estreitamente relacionadas como a ajuda ao desenvolvimento e a construção da paz. Competências: OA5 Identificar e fundamentar os argumentos-chave dos debates que estruturam a ação humanitária. OA6 Aplicar os conhecimentos teóricos à prática, designadamente através de estudos de caso.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Introdução aos conceitos-chave em Ação Humanitária: definições, princípios, normas e dilemas éticos CP2 História da Assistência Humanitária CP3 Evolução da Intervenção Humanitária CP4 Duplo e Triplo nexo: as relações entre AH, Construção da Paz e Desenvolvimento CP5 Futuro da Ação Humanitária
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 – OA1 (descrição de conceitos), OA2 (identificação de atores-chave), OA3 (diferenciar tipologias AH), OA6 (relacionar teoria com prática). CP2 – OA1 (compreender a evolução da AH), OA2 (análise da história, atores e instituições), OA3 (identificar respostas de AH), OA5 (compreender debates em AH), OA6 (relacionar conhecimentos adquiridos com estudos de caso). CP3 – OA1 (compreender a evolução da intervenção humanitária), OA2 (análise da história, atores e instituições), OA3 (identificar especificidades da intervenção humanitária), OA5 (compreender os debates em intervenção humanitária), OA6 (relacionar conhecimentos adquiridos com estudos de caso). CP4 – OA1 (conhecer duplo e triplo nexo e conceitos associados), OA4 e OA5 (fundamentar argumentos sobre duplo e triplo nexo). CP5 – OA3, OA4, OA5 (apreciar de forma crítica os últimos desenvolvimentos em AH e relacioná-los com propostas para o futuro do setor).
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre 30%: Presença, assiduidade, intervenções orais em aula e compromisso demonstrado com a aprendizagem (15%), exercícios propostos em aula (5%) (apresentação de um conceito estudado, recorrendo a uma ferramenta digital, participação numa simulação de uma reunião de cluster) e dos exercícios propostos em grupo (10%) (preparação e apresentação de estudos de caso). 70%: Trabalho individual OPÇÃO 2: Exame Trabalho individual (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta UC a metodologia privilegiada nas aulas será teórico-prática (20h de TP), com recurso à exposição de literatura relevante no setor humanitário, bem como à sua articulação com a prática, através da apresentação e discussão guiada de estudos de caso. Os alunos serão estimulados a consultar fontes bibliográficas antes de cada sessão, bem como a participar ativamente nas aulas, quer através de reflexões orais, trabalho em grupo (por exemplo, preparação e apresentação de estudos de caso e simulação de uma reunião de cluster) e trabalho individual (por exemplo, sintetização de um conceito estudado em aula e apresentação oral, recorrendo a uma ferramenta digital). Serão convidados dois especialistas para partilhar conhecimento prático sobre diferentes cenários de ação humanitária, sob a forma de seminário (4h de S). Os alunos serão, ainda, estimulados a realizar trabalho autónomo, na preparação para os trabalhos em aula e na preparação para a prova escrita (um trabalho elaborado no final do semestre). No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologia expositiva com discussão guiada 2. Apresentação e discussão de casos 3. Simulação/role playing 4. Apresentação de estudo de caso em grupo 5. Realização de trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Esta UC requer a aprendizagem de conceitos teóricos-chave, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos e da sua aplicação prática, pelo que as aulas teórico-práticas permitem não apenas conhecer os principais conceitos como também compreender a sua aplicação prática em diferentes contextos humanitários. Em complementaridade, dois especialistas darão a conhecer de forma prática como se aplicam os conceitos estudados em aula, nos dois seminários. A UC também implica trabalho autónomo e trabalho em grupo, por parte do estudante, de forma a melhor consolidar os seus conhecimentos e treinar a argumentação que será depois valorizada no seu trabalho de avaliação final. ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Allen, T., MacDonald, A., & Radice, H. (Eds.). (2018). Humanitarianism: A dictionary of concepts. Routledge. Barnett, M. N. (2021). The Humanitarian Club. In Global Governance in a World of Change, 155, Cambridge UP. https://www.cambridge.org/core/books/global-governance-in-a-world-of-change/C0DC56A9BFB9580143D001A373113501 De Haas, H. (2024). Como funciona realmente a migração: Um guia factual sobre a questão que mais divide a política. Lisboa: Temas e Debates. Hanatani, A., Gómez, O. A., & Kawaguchi, C. (Eds.). (2018). Crisis Management Beyond the Humanitarian-Development Nexus. Routledge. Heintze, H. J., & Thielbörger, P. (2018). International Humanitarian Action. NOHA Textbook: Springer International Publishing. Mac Ginty, R., & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge. Maxwell, D., & Gelsdorf, K. H. (2019). Understanding the humanitarian world. Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barnett, M. (2011). Empire of Humanity: A History of Humanitarianism. Ithaca, NY: Cornell University Press. Broussard, G., Rubenstein, L. S., Robinson, C., Maziak, W., Gilbert, S. Z., & DeCamp, M. (2019). Challenges to ethical obligations and humanitarian principles in conflict settings: a systematic review. Journal of International Humanitarian Action, 4(1), 15. available at https://link.springer.com/article/10.1186/s41018-019-0063-x Chimni, B. S. (2018). Global compact on refugees: one step forward, two steps back. International Journal of Refugee Law, 30(4), 630-634. Crisp, J. (2021). The Syrian Emergency: A Catalyst for Change in the International Refugee Regime, Journal of Refugee Studies, 34 (2):1441–1453, https://doi.org/10.1093/jrs/feab009 Crossley, N. (2020). Consistency, Protection, Responsibility: revisiting the debate on selective humanitarianism. Global Governance: A Review of Multilateralism and International Organizations, 26(3), 473-499. Gordon, S., & Donini, A. (2015). Romancing principles and human rights: are humanitarian principles salvageable. Int'l Rev. Red Cross, 97, 77. available at http://eprints.lse.ac.uk/65505/1/Gordon_Romancing%20principles_2016.pdf Khan, T.; Dickson, K., Sondarjee, M. (eds) (2023). White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences. Daraja Press. Lie, J.H.S. (2020). The humanitarian-development nexus: humanitarian principles, practice, and pragmatics. Int J Humanitarian Action 5, 18 https://doi.org/10.1186/s41018-020-00086-0 Quinton-Brown P. (2020). The South, the West, and the meanings of humanitarian intervention in history. Review of International Studies, 46(4):514-533. doi:10.1017/S0260210520000236 Weiss, T. G. (2014). A Cultura Humanitária Contestada em Zonas de Guerra. Contexto Internacional, 36, 305-348. https://www.scielo.br/j/cint/a/pPR4fZCmtLxtxHkMX7xvT3M/?lang=pt&format=html&stop=previous Khan, T.; Dickson, K., Sondarjee, M. (eds) (2023). White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences. Daraja Press. Lie, J.H.S. (2020). The humanitarian-development nexus: humanitarian principles, practice, and pragmatics. Int J Humanitarian Action 5, 18 https://doi.org/10.1186/s41018-020-00086-0 Quinton-Brown P. (2020). The South, the West, and the meanings of humanitarian intervention in history. Review of International Studies, 46(4):514-533. doi:10.1017/S0260210520000236 Weiss, T. G. (2014). A Cultura Humanitária Contestada em Zonas de Guerra. Contexto Internacional, 36, 305-348. https://www.scielo.br/j/cint/a/pPR4fZCmtLxtxHkMX7xvT3M/?lang=pt&format=html&stop=previous.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-06