Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03541
Acrónimo :
03541
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo fundamental desta U.C. é o de fornecer aos estudantes as bases conceptuais sobre a ação humanitária nas suas várias vertentes e na sua ligação com esferas de ação relacionadas, articulando os princípios fundamentais com os debates e dilemas que emergem na prática. Pretende-se dotar os estudantes de capacidades críticas e de síntese, bem como dos instrumentos que permitam identificar os principais dilemas a nível ético-legal, político, social, que posteriormente serão aplicados aos contextos específicos de intervenção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá ser capaz de: Conhecimentos: OA1 Descrever os conceitos chave e os princípios básicos da ação humanitária, OA2 Analisar a evolução histórica, quadro institucional e político, atores principais, políticas e estratégias. OA3 Distinguir os vários tipos de situação humanitária e principais formas de resposta humanitária, bem como desafios e implicações inerentes às várias opções. Atitudes: OA4 Apreciar de forma crítica o estado da arte da ação humanitária e das áreas com ela estreitamente relacionadas como ajuda ao desenvolvimento e construção da paz. Competências: OA5 Fundamentar argumentação relativa aos debates que estruturam a ação humanitária; OA6 Aplicar os conhecimentos teóricos à prática, designadamente na formulação de projetos de intervenções no terreno.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à Ação Humanitária Conceitos gerais, princípios, teoria política, normas sobre não-intervenção. CP2: Evolução da Intervenção Humanitária CP3: Evolução da Assistência Humanitária CP4: Ação Humanitária, Paz e Desenvolvimento CP5 Futuro da Ação Humanitária

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência principal entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): CP 1 - OA 1, 2, 3, 5, 6 CP 2 - OA 2, 3, 5, 6 CP 3 - OA 1, 2, 5, 6 CP 4 - OA 4, 5 CP5 - AO 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação contínua 30% Participação: Participação na aula através de intervenções individuais e exercícios em grupo (10%). Participação através das ferramentas digitais (5%). Um trabalho de grupo a ser apresentado em aula (10%). Elaboração de um mind-map (5%). 70% trabalho individual Assiduidade mínima a 2/3 das aulas. OPÇÃO 2: Exame 100% trabalho individual

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologia expositiva. 2. Discussão de casos/textos de apoio. 3. Ferramentas tecnológicas para aprofundamento das aprendizagens 4. Realização de trabalho individual. 5. Auto-estudo para preparação para exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5, OA 6

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Allen, T., MacDonald, A. & Radice, H. (Eds.) (2018). Humanitarianism: A dictionary of concepts. Lisbon, Routledge. Barnett, M. N. (2021). "The Humanitarian Club", in M. N. Barnett, J. C. W. Pevehouse and K. Raustiala (Eds), Global Governance in a World of Change, pp.155-181, Cambridge University Press. Hanatani, A., Gómez, O. A. & Kawaguchi, C. (Eds.) (2018). Crisis Management Beyond the Humanitarian-Development Nexus. London, Routledge. Heintze, H. J. & Thielbörger, P. (2018). International Humanitarian Action. NOHA Textbook: Springer International Publishing. Mac Ginty, R. & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. London, Routledge. Maxwell, D. & Gelsdorf, K. H. (2019). Understanding the humanitarian world. London, Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barnett, M. (2011) Empire of Humanity: A History of Humanitarianism. Ithaca, NY: Cornell University Press. Betts, A. (2009). Forced migration and global politics. Blackwell Publishing. Betts, A., Loescher, G., & Milner, J. (2013). The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR): The Politics and Practice of Refugee Protection (Vol. 62). Routledge. Bothe, M. (2013). The handbook of international humanitarian law. Oxford University Press. Broussard, G., Rubenstein, L. S., Robinson, C., Maziak, W., Gilbert, S. Z., & DeCamp, M. (2019). Challenges to ethical obligations and humanitarian principles in conflict settings: a systematic review. Journal of International Humanitarian Action, 4(1), 15. Chimni, B. S. (2018). Global compact on refugees: one step forward, two steps back. International Journal of Refugee Law, 30(4), 630-634. Crossley, N. (2020). Consistency, Protection, Responsibility: revisiting the debate on selective humanitarianism. Global Governance: A Review of Multilateralism and International Organizations, 26(3), 473-499. Everill, B., & Kaplan, J. (Eds.). (2013). The History and Practice of Humanitarian Intervention and Aid in Africa. Springer. Finnemore, M. (2004). The purpose of intervention: Changing beliefs about the use of force. Cornell University Press. Freitas, R. (2005). Constraints and opportunities for IGOs' autonomy: the case of the United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR). Freitas, R. (2011). Gestão de crises e migrações forçadas: respostas e dilemas. Lisboa, Instituto de Defesa Nacional. Freitas, R. (2012). Estudo sobre ajuda humanitária e de emergência em Portugal. Lisboa, Plataforma Portuguesa de ONGD. Freitas, R. (2013). The global human mobility architecture. Routledge Handbook of International Organization, 473. Gordon, S., & Donini, A. (2015). Romancing principles and human rights: are humanitarian principles salvageable. Int'l Rev. Red Cross, 97, 77. Hanatani, A., Gómez, O. A., & Kawaguchi, C. (2018). Crisis Management Beyond the Humanitarian-Development Nexus. Routledge. Heraclides, A., & Dialla, A. (2015). Humanitarian intervention in the long nineteenth century: Setting the precedent. Manchester University Press Nascimento, D. (2015). One-step forward, two steps back? Humanitarian Challenges and Dilemmas in Crisis Settings. Journal of Humanitarian Assistance, 18. Pocock, D., & Whitman, J. (Eds.). (2016). After Rwanda: the coordination of United Nations humanitarian assistance. Springer. REUS-SMIT, C. (2013). The concept of intervention. Review of International Studies, 39(05), 1057?1076. Rodogno, D. (2012). Against massacre: humanitarian interventions in the Ottoman Empire, 1815-1914 (Vol. 10). Princeton University Press. Slim, H., & Bradley, M. (2013). Principled Humanitarian Action & Ethical Tensions in Multi-Mandate Organizations in Armed Conflict. World Vision. Welsh, J. M. (Ed.). (2004). Humanitarian intervention and international relations. Oxford University Press on Demand. Wheeler, N. (2000) Saving Strangers: Humanitarian Intervention and International Society. Oxford: Oxford University Press. Khan, Themrise; Dickson, Kanakulya, Sondarjee, Maka (eds), White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences, 2023, 978-1-990263-18-7,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16