Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ação Humanitária
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
A presente unidade curricular procura capacitar os seus participantes com conhecimento geral sobre a gestão de organizações e processos de caráter humanitário, com especial enfoque em técnicas de gestão e métodos que sejam aplicáveis em contexto humanitário. Esta unidade curricular procura salientar inovações de gestão que possam ser particularmente úteis no contexto do dia-a-dia de organizações de apoio humanitário.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Identificar e saber aplicar os principais paradigmas de gestão a usar em contexto de acção humanitária; OA2: Definir a melhor solução para gerir processos e relações entre organizações em contexto de ação humanitária; OA3: Identificar os principais desafios de gestão em contexto de ação humanitária.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Gestão de redes em ação humanitária CP2. Introdução à gestão em contextos diferenciados CP3. Gestão estratégica em ação humanitária CP4. Introdução à gestão de Recursos humanos em contexto humanitário CP5. Design de projetos em contexto humanitário
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta unidade curricular foca-se na reflexão sobre paradigmas de gestão (OA1), a ligação entre entidades ligadas à intervenção humanitária (OA2) e à identificação de desafios (OA3) nas várias área da gestão. Não sendo possíviel abordar todas as áreas da gestão, os objetivos da UC serão aplicados nas área da gestão de redes, da gestão em contextos diferenciados, da gestão estratégica, da gestão de recursos humanos e da gestão de projetos.
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre 50% trabalho de grupo final 50% teste escrito A aprovação à unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre requer uma classificação mínima de 8 valores (em 20) em cada uma das componentes de avaliação. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os estudantes deverão estar presentes a pelo menos 80% das aulas. OPÇÃO 2: Exame 100% teste escrito final A aprovação à disciplina, em qualquer das opções, requer uma nota final de no mínimo 10 valores (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a uma variedade de metodologias de ensino-aprendizagem, nomeadamente expositivas, focadas nos conceitos base abordados na UC, mas também de aplicação e discussão em contexto de sala de aula, tendo por base exemplos e casos ligados a cada uma das áreas fundamentais da gestão. Esta vertende de aplicação, bem como o recurso a equipa docente variada e especializada em cada um dos temas abordados na UC permitem concretizar o modelo pedagógico do Iscte com maior plenitude. Os alunos desenvolverão um trabalho de grupo ao longo do semestre, com apoio da equipa docente, o qual será apresentado e discutido no final da unidade curricular, recebendo retorno imediato sobre o seu desempenho. O trabalho será baseado também em auto-estudo, assim como na preparação para o teste final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Dos 4 temas da gestão que são abordados em aula, todos são abordados quer na vertente mais conceptual quer na de aplicação, requerendo, desta forma, recurso quer a metodologias expositivas quer a discussão de casos. Em todos os temas será necessário o recurso a auto-estudo, quer para desenvolvimento do trabalho de grupo, quer para preparação para a avaliação final.
Observações / Observations
-Os estudantes abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Villa, S., Urrea, G., Castañeda, J.A. & Larsen, E.R. (2019). Decision?making in Humanitarian Operations: Strategy, Behavior and Dynamics. Palgrave-Macmillan - Heintz, H-J, Thielberger, P. (2018). International Humanitarian Action. Springer
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Vojvodic, K., Dujak, D. & Plazibat, I. (2015). Humanitarian Supply Chain Management: a theoretical review. International OFEL Conference on Governance, Management and Entrepreneurship, Zagreb, 740-753. - Kovacs, G. & Spens, K. (2007). Humanitarian logistics in disaster relief operations. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, Vol 37, N. 2,pp. 99-114. - Ramalingam, B., Mitchell, J., Borton, J. & Smart, K. (2009). Counting what counts: performance and effectiveness in the humanitarian sector. ALNAP Review of Humanitarian Action. - OECD (2009). Better Aid Managing Aid Practices of DAC Member Countries: practices of DAC Member Countries, OECD Publishing - MacGinty, R. & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge. - James, E. (2008). Managing humanitarian relief: an operational guide for NGO?s. Intermediate Technology Publications Ltd. - Humanitarian Action Partnershing (2010). HAP Standard in Accountability and Quality Management - Clarke, P. (2013). Who is in Charge here? A literature review on approaches in humanitarian organizations. ALNAP/ODI. - Abu-Sada, C. (2012). Dilemas, Challenges, and Ethics of Humanitarian Action. McGill Queen?s Press - OCHA (ND). OCHA on message: humanitarian principles. OCHA.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29