Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03548
Acrónimo :
03548
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma eficaz gestão de projectos em variados cenários.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos . OA2: Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações definidas. OA3: Avaliar um projecto eficazmente. OA4: Conduzir negociações eficazmente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. A importância da Gestão de Projetos CP 2. Dilemas de campo e possíveis respostas CP 3. Iniciação do Projeto - Objetivos do projeto - Project Charter - Matriz de identificação de Stakeholder CP 4. Planeamento do Projeto CP 5. Monitorização e Avaliação CP 6. Planos de contingência CP 7. Gestão da Segurança CP 8. Negociações.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP 1 e CP 2 OA2 - CP 3 e CP4 OA3 - CP 5, CP 6 e CP 7 OA4 ? CP8

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação periódica 50% Trabalho de grupo 50% Teste Para aprovação nesta modalidade, é necessário que os estudantes obtenham pelo menos 8 valores em cada uma das componentes da avaliação periódica. Aprovação à disciplina implica uma média final de pelo menos 10 valores. OPÇÃO 2: Exame 100% teste escrito final Aprovação com 10 valores ou mais

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Análise e resolução de casos de aplicação. 3. Discussão de casos e textos de apoio. 4. Realização de trabalhos de grupo. 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA).? Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4ME 2 - OA 2, OA 3, OA 4 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 4 - OA 2 ME 5 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4

Observações / Observations


Nenhumas

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Barnett, Michael.2011. Empire of Humanity ? a History of Humanitarism. Cornell University Press. - Barnett,Michael. and Weiss, G.T.2008. Humanitarianism in Question: Politics, Power, Ethics. Cornell University Press. - Kerzner, Harold. (2013). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 11th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y? Barakat S, M. S. (2020). Localisation Across the Humanitarian-Development-Peace Nexus. Journal of Peacebuilding & Development. 2020;15(2):147-163. doi:10.1177/1542316620922805

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


PMI. (2012).?A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide).?Management?(Vol. 1, p. 459). Verzuh, Eric. (2015). The Fast Forward MBA in Project Management. John Wiley & Sons, Inc. 5th ed Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2012), Project Management: A Managerial Approach, 8th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. European commission ?Aid delivery methods? V1. Project cycle management. https://ec.europa.eu/international-partnerships/system/files/methodology-aiddelivery-methods-project-cycle-management-200403_en.pdf Barakat S, M. S. (2020). Localisation Across the Humanitarian-Development-Peace Nexus. Journal of Peacebuilding & Development. 2020;15(2):147-163. doi:10.1177/1542316620922805 CAPECCI, John e CAGE, Timothy. Living Proof: Telling Your Story to Make a Difference. Granville Circle Press; 3rd ed: Minneapolis, 2019. Centre of Competence on Humanitarian Negotiation (CCHN). Field Manual on Frontline Humanitarian Negotiation. Genebra: dezembro de 2018. DeMarcs.E. W. & Dijkzeul.D. (2015). NGOing. In: Global Institutions. The NGO challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. D. Routledge. London and New York. DÜR, Andreas e e DE BIÈVRE, Dirk. Inclusion without Influence? NGOs in European Trade Policy. Journal of Public Policy 27(1): 79?101. 2007 Fassin, D. (2012). Humanitarian reason ? A moral history of the present. University of California Press. Gen, Sheldon, Wright, Amy Conley. Nonprofits in Policy Advocacy: Their Strategies and Stories. Palgrave Macmillan: 2020. Hilhorst.D.(2018) Classical humanitarianism and resilience humanitarianism: making sense of two brands of humanitarian action. In International Journal of Humanitarian action,3,15. https://doi.org/10.1186/s41018-0043-6 IASC, Multi- sector initial rapid Assessment, guidance. 2015. https://www.humanitarianresponse.info/sites/www.humanitarianresponse.info/files/do cuments/files/mira_revised_2015_en_1.pdf International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies. Practicing humanitarian diplomacy: an introduction. Humanitarian diplomacy guidance. Geneva, 2012. Jonathan A. Obar, et al. Advocacy 2.0: An Analysis of How Advocacy Groups in the United States Perceive and Use social media as Tools for Facilitating Civic Engagement and Collective Action. Journal of Information Policy, vol. 2, 2012, pp. 1?25. Médicos Sem Fronteiras. Humanitarian Negotiations Revealed: The MSF Experience in 2012. Disponível em https://www.msf-crash.org/en/publications/humanitariannegotiations-revealed-msf-experience Morten.S. A. (2015). How to study NGO´s in practice. In: Global Institutions. The NGO challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. Routledge. London and New York Munslow. B. (2019). Humanitarianism under attack. In International Health 2019; 11: 358?360. doi:10.1093/in health/ihz065 REIS, Renata. REDES INVISÍVEIS: grupos de pressão na Câmara dos Deputados - o processo de aprovação da Lei de Propriedade Industrial brasileira. Tese de Doutorado, 2015. Rio de Janeiro: UFRJ. Rieff. D. (2002). A bed for the night: humanitarianism in crisis. New York, N.Y.: Simon & Schuster. Road Map for Revolutionaries: Resistance, Activism, and Advocacy for All by Elisa Camahort Page, Carolyn Gerin, and Jamia Wilson Published by Ten Speed Press, 2018 Slim. H. (2015). Humanitarian Ethics: A Guide to the Morality of Aid in War and Disaster. Oxford University press. Slim, H. (2015) Doing the right thing: the moral Dilemmas and Moral Responsibility in Political Emergencies and War. Centre for Development and Emergency Practice (CENDEP) Oxford Brookes University United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA). Humanitarian negotiation with armed groups. New York, 2006 Disponível em https://www.unocha.org/sites/unocha/files/dms/Documents/HumanitarianNegotiation swArmedGroupsManual.pdf United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA). Oxford Guidance on the Law Relating to Humanitarian Relief Operations in Situations of Armed Conflict. 2016 Disponível em https://www.unocha.org/sites/unocha/files/dms/Documents/Oxford%20Guidance%20p df.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16