Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma eficaz gestão de projectos em variados cenários.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos . OA2: Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações definidas. OA3: Avaliar um projecto eficazmente. OA4: Conduzir negociações eficazmente
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1. A importância da Gestão de Projetos CP 2. Dilemas de campo e possíveis respostas CP 3. Iniciação do Projeto - Objetivos do projeto - Project Charter - Matriz de identificação de Stakeholder CP 4. Planeamento do Projeto CP 5. Monitorização e Avaliação CP 6. Planos de contingência CP 7. Gestão da Segurança CP 8. Negociações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 1 (OA1: Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos), contribuem os conteúdos programáticos (CP) 1 e 2. Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 2 (OA2: Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações definidas), contribuem os conteúdos programáticos (CP) 3 e CP4 Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 3 (OA3: Avaliar um projecto eficazmente), contribuem os conteúdos programáticos (CP) 5, 6 e 7 Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 4 (OA3: Avaliar um projecto eficazmente), contribui o conteúdo progfamático 8
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre 50% Trabalho de grupo 50% Teste final, individual, escrito Para aprovação nesta modalidade, é necessário que os estudantes obtenham pelo menos 8 valores em cada uma das componentes da avaliação periódica. Aprovação à disciplina implica uma média final de pelo menos 10 valores. OPÇÃO 2: Exame 100% teste escrito final Aprovação com 10 valores ou mais
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a várias metodologias de ensino-aprendizagem. Serão usados métodos expositivos para abordagem de conceitos, serão usados exemplos para ilustração de aplicação de conceitos. Serão também usados casos de estudo para análise e discussão, tendo por base o modelo pedagógico do Iscte. Os alunos deverão desenvolver estudo próprio para construção do trabalho de grupo e preparação para o teste.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Qualquer dos objectivos de aprendizagem envolve recurso a metodologias de aprendizagem expositivas e o recurso a discussão de exemplos e casos, permitindo assim concetizar a vertente de prática da unidade curricular.
Observações / Observations
Nenhumas
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Barakat S, M. S. (2020). Localisation Across the Humanitarian-Development-Peace Nexus. Journal of Peacebuilding & Development. 2020;15(2):147-163. doi:10.1177/1542316620922805- Barnett, Michael.2011. Empire of Humanity ? a History of Humanitarism. Cornell University Press. - Barnett,Michael. and Weiss, G.T.2008. Humanitarianism in Question: Politics, Power, Ethics. Cornell University Press. - Kerzner, Harold. (2013). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 11th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y?
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2012), Project Management: A Managerial Approach, 8th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. - Centre of Competence on Humanitarian Negotiation (CCHN). Field Manual on Frontline Humanitarian Negotiation. Genebra: dezembro de 2018. - DeMarcs.E. W. & Dijkzeul.D. (2015). NGOing. In: Global Institutions. The NGO challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. D. Routledge. London and New York. - Gen, Sheldon, Wright, Amy Conley. (2020) Nonprofits in Policy Advocacy: Their Strategies and Stories. Palgrave Macmillan. - Hilhorst.D.(2018) Classical humanitarianism and resilience humanitarianism: making sense of two brands of humanitarian action. In International Journal of Humanitarian action,3,15. https://doi.org/10.1186/s41018-0043-6 - IASC, Multi- sector initial rapid Assessment, guidance. 2015. https://www.humanitarianresponse.info/sites/www.humanitarianresponse.info/files/documents/files/mira_revised_2015_en_1.pdf - Médicos Sem Fronteiras. Humanitarian Negotiations Revealed: The MSF Experience in 2012. Disponível em https://www.msf-crash.org/en/publications/humanitariannegotiations-revealed-msf-experience - Morten.S. A. (2015). How to study NGO´s in practice. In: Global Institutions. The NGO challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. Routledge. London and New York - Slim, H. (2015) Doing the right thing: the moral Dilemmas and Moral Responsibility in Political Emergencies and War. Centre for Development and Emergency Practice (CENDEP) Oxford Brookes University - United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA). Humanitarian negotiation with armed groups. New York, 2006 Disponível em https://www.unocha.org/sites/unocha/files/dms/Documents/HumanitarianNegotiation swArmedGroupsManual.pdf
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30