Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03548
Acrónimo :
03548
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma eficaz gestão de projectos em variados cenários.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos . OA2: Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações definidas. OA3: Avaliar um projecto eficazmente. OA4: Conduzir negociações eficazmente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. A importância da Gestão de Projetos CP 2. Dilemas de campo e possíveis respostas CP 3. Iniciação do Projeto - Objetivos do projeto - Project Charter - Matriz de identificação de Stakeholder CP 4. Planeamento do Projeto CP 5. Monitorização e Avaliação CP 6. Planos de contingência CP 7. Gestão da Segurança CP 8. Negociações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 1 (OA1: Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos), contribuem os conteúdos programáticos (CP) 1 e 2. Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 2 (OA2: Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações definidas), contribuem os conteúdos programáticos (CP) 3 e CP4 Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 3 (OA3: Avaliar um projecto eficazmente), contribuem os conteúdos programáticos (CP) 5, 6 e 7 Para se poder concretizar o objectivo de aprendizagem 4 (OA3: Avaliar um projecto eficazmente), contribui o conteúdo progfamático 8

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre 50% Trabalho de grupo 50% Teste final, individual, escrito Para aprovação nesta modalidade, é necessário que os estudantes obtenham pelo menos 8 valores em cada uma das componentes da avaliação periódica. Aprovação à disciplina implica uma média final de pelo menos 10 valores. OPÇÃO 2: Exame 100% teste escrito final Aprovação com 10 valores ou mais

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a várias metodologias de ensino-aprendizagem. Serão usados métodos expositivos para abordagem de conceitos, serão usados exemplos para ilustração de aplicação de conceitos. Serão também usados casos de estudo para análise e discussão, tendo por base o modelo pedagógico do Iscte. Os alunos deverão desenvolver estudo próprio para construção do trabalho de grupo e preparação para o teste.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Qualquer dos objectivos de aprendizagem envolve recurso a metodologias de aprendizagem expositivas e o recurso a discussão de exemplos e casos, permitindo assim concetizar a vertente de prática da unidade curricular.

Observações / Observations


Nenhumas

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Barakat S, M. S. (2020). Localisation Across the Humanitarian-Development-Peace Nexus. Journal of Peacebuilding & Development. 2020;15(2):147-163. doi:10.1177/1542316620922805- Barnett, Michael.2011. Empire of Humanity ? a History of Humanitarism. Cornell University Press. - Barnett,Michael. and Weiss, G.T.2008. Humanitarianism in Question: Politics, Power, Ethics. Cornell University Press. - Kerzner, Harold. (2013). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 11th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y?

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2012), Project Management: A Managerial Approach, 8th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. - Centre of Competence on Humanitarian Negotiation (CCHN). Field Manual on Frontline Humanitarian Negotiation. Genebra: dezembro de 2018. - DeMarcs.E. W. & Dijkzeul.D. (2015). NGOing. In: Global Institutions. The NGO challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. D. Routledge. London and New York. - Gen, Sheldon, Wright, Amy Conley. (2020) Nonprofits in Policy Advocacy: Their Strategies and Stories. Palgrave Macmillan. - Hilhorst.D.(2018) Classical humanitarianism and resilience humanitarianism: making sense of two brands of humanitarian action. In International Journal of Humanitarian action,3,15. https://doi.org/10.1186/s41018-0043-6 - IASC, Multi- sector initial rapid Assessment, guidance. 2015. https://www.humanitarianresponse.info/sites/www.humanitarianresponse.info/files/documents/files/mira_revised_2015_en_1.pdf - Médicos Sem Fronteiras. Humanitarian Negotiations Revealed: The MSF Experience in 2012. Disponível em https://www.msf-crash.org/en/publications/humanitariannegotiations-revealed-msf-experience - Morten.S. A. (2015). How to study NGO´s in practice. In: Global Institutions. The NGO challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. Routledge. London and New York - Slim, H. (2015) Doing the right thing: the moral Dilemmas and Moral Responsibility in Political Emergencies and War. Centre for Development and Emergency Practice (CENDEP) Oxford Brookes University - United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA). Humanitarian negotiation with armed groups. New York, 2006 Disponível em https://www.unocha.org/sites/unocha/files/dms/Documents/HumanitarianNegotiation swArmedGroupsManual.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30