Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03552
Acrónimo :
03552
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de gestão

Objetivos Gerais / Objectives


Todas as organizações requerem uma visão sistémica para poderem actuar ao longo do tempo na prossecução da sua missão. Esta UC pretende dotar os alunos dessa visão sistémica, fornecendo ferramentas para a tomada de decisões quer na abordagem à própria organização de suporte à acção humanitária quer para atuação no terreno

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender a necessidade de uma abordagem sistémica à gestão estratégica de organizações de Ação Humanitária OA2: Compreender os desafios que as organizações de Ação Humanitária enfrentam na sua gestão estratégica OA3: Compreender alternativas estratégicas no contexto de organizações de Ação Humanitária

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Complexidade e Pensamento Sistémico na Ação Humanitária 1.1 Wicked Problems 1.2 Desenvolvimento Sustentável CP2. Preparando on Cenário - o ecossistema humanitário 2.1. Análise de Contexto e Stakeholders 2.2. Accountability 2.3. Advocacy e Lobby CP3. Gestão Estratégica na Ação Humanitária 3.1. Capacitação 3.2. Desenvolvimento de Estratégias 3.3. Colaborações, Parcerias e Engagement 3.4 Instrumentos de prospectiva e desenvolvimento estratégico para a ação humanitária

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP3

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação periódica Trabalho final (em grupo) - 30% Dinâmicas de aula (em grupo) - 20% Teste individual - 50% (nota mínima 8 valores) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val. Para realização da opção 1 os alunos deverão ter assiduidade a pelo menos 2/3 das aulas. OPÇÃO 2: avaliação por exame Teste final escrito: 100% (nota mínima 10 valores)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos programáticos desta unidade curricular privilegiam a consulta, interpretação, análise e discussão de referências bibliográficas e casos de estudo que abordam os variados temas relacionados com o conceito de estratégia no contexto da Ação Humanitária, onde a compreensão da realidade complexa requer uma abordagem sistémica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo uma UC baseada no desenvolvimento de pensamento crítico e capacitação para utilização de ferramentas em situações concretas, as metodologias de ensino-aprendizagem são adequadas.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Villa, S., Urrea, G., Castañeda, J.A. and Larsen, E.R. (2019). Decision?making in Humanitarian Operations: Strategy, Behavior and Dynamics. Palgrave-Macmillan Masys, A.J. (ed.) (2015), Applications of Systems Thinking and Soft Operations Research in Managing Complexity. Springer Kennedy, E. and Maietta, M. (2022), Strategic Planning in the Humanitarian Sector - A Manual to Foresight and Futures-Focused Thinking, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


L'Hermitte, C., Tatham, P. H., Bowles, M. and Brooks, B (2016), ?Developing organisational capabilities to support agility in humanitarian logistics?, Journal of Humanitarian Logistics and Supply Chain Management, 6(1): 72-99. L'Hermitte, C., Brooks, B , Bowles, M. and Tatham, P. H. (2017), ?Investigating the strategic antecedents of agility in humanitarian logistics?, Disasters, 41: 672-695. Heintze, H-J. and Thielbörger, P.(eds.) (2018), International Humanitarian Action_ NOHA Textbook, Springer International Publishing Chandes, J. and Paché, G. (2010), "Investigating humanitarian logistics issues: from operations management to strategic action", Journal of Manufacturing Technology Management, 21(3): 320-340

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16