Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03552
Acrónimo :
03552
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de gestão

Objetivos Gerais / Objectives


Todas as organizações requerem uma visão sistémica para poderem actuar ao longo do tempo na prossecução da sua missão. Esta UC pretende dotar os alunos dessa visão sistémica, fornecendo ferramentas para a tomada de decisões quer na abordagem à própria organização de suporte à acção humanitária quer para atuação no terreno

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1: Compreender a necessidade de uma abordagem sistémica à gestão estratégica de organizações de Ação Humanitária OA2: Compreender os desafios que as organizações de Ação Humanitária enfrentam na sua gestão estratégica OA3: Compreender alternativas estratégicas no contexto de organizações de Ação Humanitária

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Complexidade e Pensamento Sistémico na Ação Humanitária 1.1 Wicked Problems 1.2. Desenvolvimento Sustentável 1.3. Ação Humanitária de emergência e para o desenvolvimento CP2. Análise: Preparando o Cenário 2.1. Análise externa e interna 2.2. Análise de Stakeholders 2.3. Advocacy e Lobby CP3. Formulação: Gestão Estratégica na Ação Humanitária 3.1. Visão, Missão, Objetivos 3.2. Capacitação, Colaborações (tomada de decisão em grupo), Parcerias e Engagement CP4. Implementação e Controlo 4.1. Implementação e controlo 4.2. Accountability

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos estão associados aos seguintes objetivos de aprendizagem: OA1: Os conteúdos da CP1 (Complexidade e Pensamento Sistémico na Ação Humanitária) estão relacionados com a compreensão da necessidade de uma abordagem sistémica à gestão estratégica de organizações de Ação Humanitária. OA2: Os conteúdos da CP2 (Análise: Preparando o Cenário) estão relacionados com a compreensão dos desafios que as organizações de Ação Humanitária enfrentam na sua gestão estratégica. OA3: Os conteúdos das CP3 (Formulação: Gestão Estratégica na Ação Humanitária) e CP4 (Implementação e Controlo) estão relacionados com a compreensão de alternativas estratégicas no contexto de organizações de Ação Humanitária.

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre Trabalho final (em grupo) - 40% Quiz - 10% Teste individual - 50% (nota mínima 8 valores) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val. Para realização da opção 1 os alunos deverão ter assiduidade a pelo menos 2/3 das aulas. OPÇÃO 2: Avaliação por exame Teste final escrito: 100% (nota mínima 10 valores)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos programáticos desta unidade curricular privilegiam a consulta, interpretação, análise e discussão de referências bibliográficas e casos de estudo que abordam os variados temas relacionados com o conceito de estratégia no contexto da Ação Humanitária, onde a compreensão da realidade complexa requer uma abordagem sistémica. De referir ainda o auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do estudante

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas teóricas permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem: - OA 1/2/3 - Os estudantes são apresentados com um conjunto diversificado de leituras relativas a cada um dos tópicos do programa para obterem exposição à terminologia e pontos de debate - OA 1/2/3 - Debate ativo na aula assegurando a exposição a pontos de vista diferentes/conflitantes sobre as questões - OA 1/2/3 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do estudante

Observações / Observations


Pela natureza de conteúdos da UC, os principais ODS em que se procura trabalhar são; 4, 16 e 17 por serem aqueles que se prendem mais com o ensino da gestão estratégia em Ação Humanitária e seus potenciais impactos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Villa, S., Urrea, G., Castañeda, J.A. and Larsen, E.R. (2019). Decision-making in Humanitarian Operations: Strategy, Behavior and Dynamics. Palgrave-Macmillan Kennedy, E. and Maietta, M. (2022), Strategic Planning in the Humanitarian Sector - A Manual to Foresight and Futures-Focused Thinking, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Chandes, J. and Paché, G. (2010), "Investigating humanitarian logistics issues: from operations management to strategic action", Journal of Manufacturing Technology Management, 21(3): 320-340 Heintze, H-J. and Thielbörger, P.(eds.) (2018), International Humanitarian Action_ NOHA Textbook, Springer International Publishing L'Hermitte, C., Tatham, P. H., Bowles, M. and Brooks, B (2016), ?Developing organisational capabilities to support agility in humanitarian logistics?, Journal of Humanitarian Logistics and Supply Chain Management, 6(1): 72-99. L'Hermitte, C., Brooks, B , Bowles, M. and Tatham, P. H. (2017), ?Investigating the strategic antecedents of agility in humanitarian logistics?, Disasters, 41: 672-695. Masys, A.J. (ed.) (2015), Applications of Systems Thinking and Soft Operations Research in Managing Complexity. Springer

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29