Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03563
Acrónimo :
03563
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
51.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Todos os estudantes, incluindo candidatos a cursos de 1º ciclo e mestrado integrado do ISCTE-IUL.

Objetivos Gerais / Objectives


Familiarizar os estudantes com a linguagem académica através de atividades práticas, que facilitem a distinção de diferentes géneros textuais; enunciação das características específicas, formais e substantivas, do texto académico; interpretação de textos escritos e elementos extratexto (como gráficos e tabelas) para suscitar a reflexão crítica relativos a uma temática ou problema.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA 1 - Compreender a importância do pensamento crítico, teoricamente informado, na produção e comunicação de ciência; OA 2 - Distinguir diferentes géneros textuais; OA 3 - Conhecer a estrutura e o conteúdo de documentos técnicos, científicos, artigos de opinião e de jornalismo de investigação. OA 4 - Identificar os elementos de um argumento simples e complexo; OA 5 - Reconhecer os erros mais comuns na escrita e desenvolver recursos que permitam evita-los; OA 6 - Adquirir competências de leitura e interpretação através de raciocínio crítico e autorreflexivo; OA 7 - Desenvolver competências de numeracia através da aplicação de linguagem matemática na resolução e análise de problemas do quotidiano; OA 8 - Planear, organizar e redigir um texto argumentativo; OA 9 - Localizar temas e desafios-chave da sociedade atual e criar sobre os mesmos um pensamento crítico, informado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte um CP1- Definição de comunicação e os elementos do processo comunicacional CP2 - Cuidados a ter na estruturação e fundamentação da comunicação escrita CP3 - A escrita científica, a estratégia comunicacional e os grupos-alvo CP4 - Estrutura de diferentes tipos de documentos científicos e técnicos: Artigo científico, Relatório técnico, textos de opinião e jornalismo de ciência; CP5 - Utilização da linguagem escrita e numérica como instrumentos de fundamentação crítica CP6 - Técnicas de registo e tratamento da informação CP7 - Ficha de leitura. Parte dois CP8 Importância do pensamento crítico CP9 - Discurso argumentativo CP10 - Tipos de argumentos e estrutura de argumentos CP11 - Qualidade dos argumentos e falhas na argumentação * CP. Conteúdo programático

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA 1 - CP 1 CP2 OA 2 - CP2 CP 3 CP 4 CP5 CP6 CP7 OA 3 - CP8 CP9 OA 4 - CP9 CP10 CP11 OA 6 - CP9 CP10 CP 11 OA 7 - CP5 CP6 OA 8 - CP8 CP9 CP10 CP11 OA 9 - CP9 CP10 CP11

Avaliação / Assessment


Requer a presença assídua nas aulas e um trabalho contínuo ao longo da duração da UC.Os elementos para avaliação e respetivos pesos na nota final são os seguintes -Trabalho autónomo: leitura e análise crítica de textos argumentativos e construção de um argumento face a temáticas específicas (45%) -Prova escrita final (55%) Os estudantes podem optar avaliação através da realização de uma Prova final de Literacia,nas épocas de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição, elaboração de exercícios de leitura e interpretação de textos em diversos suportes, discussão e debate em torno da identificação da ideia forte e principais argumentos de casos/temas (individualmente e em pequenos grupos); exercícios de numeracia e interpetação para aplicação a contexto abstratos. A participação activa nos trabalhos a realizar nas aulas é expectável.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com a metodologia de ensino do seguinte modo: i) expositiva, para apresentação de conceitos de referência sobre as temáticas - todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos - todos os OA iii) ativa, com realização de trabalhos individuais e de grupo - todos os OA iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno - todos os OA

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Singh, A. A., & Lukkarila, L. (2017). Successful Academic Writing: A Complete Guide for Social and Behavioral Scientists. Guilford Publications. - Basica Weston, A. (2005). A arte de argumentar. Lisboa: Gradiva Soares, M. A. (2001). Como Fazer um Resumo. Queluz de Baixo, Barcarena: Editorial Presença. Nascimento, Z. & Pinto, J.M. (2001). A Dinâmica da Escrita: Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora. Madeira, A. C. & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência? Como redigir e apresentar trabalhos científicos. Lisboa: Escolar Editora. Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2003). Saber escrever saber falar: um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cottrell, S. (2017). Critical thinking skills: Developing effective analysis and argument. London: Palgrave. 3rd Ed. Aliotta, M. (2019). Mastering academic writing in the sciences: A step-by-step guide. CRC Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thomas, L. M., & Reinertsen, A. B. (2019). Academic Writing and Identity Constructions: Performativity, Space and Territory in Academic Workplaces. Springer International Publishing. Thayer-Bacon, B.J. (2000). Transforming critical thinking: thinking constructively. New York: Teachers College Press. Paul, R., & Elder, L. (2001). The miniature guide to critical thinking: concepts and tools. Foundation for Critical Thinking. Morgado, P. (2003). Cem argumentos: A lógica, a retórica e o direito ao serviço da argumentação. Porto: Vida Económica. Freeman, D. (2018). Seductive Academic Writing. Cambridge Scholars Publishing.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16