Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03564
Acrónimo :
03564
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
36.0h/sem
Trabalho Autónomo :
39.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos devem estar familiarizados com números racionais e reais e com a aritmética elementar.

Objetivos Gerais / Objectives


Apreender as noções básicas de geometria analítica no plano e no espaço e de trigonometria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Resolver equações e inequações. OA2. Adquirir e aplicar conhecimentos sobre vetores e geometria analítica no plano e no espaço. OA3. Adquirir e aplicar conhecimentos de trigonometria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Geometria II 1.1. Retas, circunferências e elipses no plano 1.2. Subconjuntos do plano definidos por equações e inequações 1.3. Vetores no plano (norma, operações algébricas, produto escalar, colinearidade e perpendicularidade) 1.4. Posição relativa de retas no plano e sistemas de equações lineares 2) Geometria III 2.1. Retas e planos 2.2. Vetores no espaço 2.3. Posição relativa de retas no espaço 3) Trigonometria 3.1. Razões trigonométricas em ângulos generalizados e fórmula fundamental da trigonometria 3.2. Exploração do círculo trigonométrico 3.3. Fórmulas trigonométricas 3.4. Reduções ao primeiro quadrante

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Item 1.2 do programa OA2 - Itens 1) e 2) do programa OA3 - Item 3) do programa

Avaliação / Assessment


Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 fichas realizadas no Moodle (15%) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2/OA3 MEA2 - OA1/OA2/OA3 MEA3 - OA1/OA2/OA3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Manuais do ensino secundário. [2] Matemática A. Edição do IAVE ? Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9. [3] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p. [4] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16