Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos devem estar familiarizados com números racionais e reais e com a aritmética elementar.
Objetivos Gerais / Objectives
Apreender as noções básicas de geometria analítica no plano e no espaço e de trigonometria.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Resolver equações e inequações. OA2. Adquirir e aplicar conhecimentos sobre vetores e geometria analítica no plano e no espaço. OA3. Adquirir e aplicar conhecimentos de trigonometria.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Geometria II 1.1. Retas, circunferências e elipses no plano 1.2. Subconjuntos do plano definidos por equações e inequações 1.3. Vetores no plano (norma, operações algébricas, produto escalar, colinearidade e perpendicularidade) 1.4. Posição relativa de retas no plano e sistemas de equações lineares 2) Geometria III 2.1. Retas e planos 2.2. Vetores no espaço 2.3. Posição relativa de retas no espaço 3) Trigonometria 3.1. Razões trigonométricas em ângulos generalizados e fórmula fundamental da trigonometria 3.2. Exploração do círculo trigonométrico 3.3. Fórmulas trigonométricas 3.4. Reduções ao primeiro quadrante
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Item 1.2 do programa OA2 - Itens 1) e 2) do programa OA3 - Item 3) do programa
Avaliação / Assessment
Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 fichas realizadas no Moodle (15%) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2/OA3 MEA2 - OA1/OA2/OA3 MEA3 - OA1/OA2/OA3
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[1] Manuais do ensino secundário. [2] Matemática A. Edição do IAVE ? Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9. [3] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p. [4] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16