Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03566
Acrónimo :
03566
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos devem estar familiarizados com os números racionais e reais e a aritmética elementar.

Objetivos Gerais / Objectives


Apreender as noções básicas de funções e de números complexos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conceitos básicos de funções reais de uma variável real, nomeadamente, para as funções polinomiais, função 1/x, função x1/2 e funções racionais. OA2. Adquirir conhecimentos sobre números complexos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Funções I 1.1. Generalidades de funções reais de vaiável real 1.2. Função composta e função inversa 1.3. Função módulo 1.4. Funções polinomiais 1.5. Funções racionais, em particular a função 1/x 1.6. Função x1/2 1.7. Função exponencial (bases 2, 10 e de Neper) 1.8. Transformações nos gráficos de funções 2) Conjunto dos números complexos 2.1. Motivação: a equação de 2ª ordem 2.2. Forma algébrica e complexo conjugado 2.3. Módulo, argumento e forma trigonométrica 2.4. Função exponencial complexa. 2.5. Representação exponencial de complexos 2.6. Fórmulas de Moivre

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Item 1) do programa OA2 - Item 2) do programa

Avaliação / Assessment


A aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 fichas realizadas no Moodle (15%) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2 MEA2 - OA1/OA2 MEA3 - OA1/OA2

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p. [2] Manuais de Matemática do ensino secundário. [3] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Matemática A. Edição do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16