Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos devem estar familiarizados com os números racionais e reais e a aritmética elementar.
Objetivos Gerais / Objectives
Apreender as noções básicas de funções e de números complexos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir conceitos básicos de funções reais de uma variável real, nomeadamente, para as funções polinomiais, função 1/x, função x1/2 e funções racionais. OA2. Adquirir conhecimentos sobre números complexos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Funções I 1.1. Generalidades de funções reais de vaiável real 1.2. Função composta e função inversa 1.3. Função módulo 1.4. Funções polinomiais 1.5. Funções racionais, em particular a função 1/x 1.6. Função x1/2 1.7. Função exponencial (bases 2, 10 e de Neper) 1.8. Transformações nos gráficos de funções 2) Conjunto dos números complexos 2.1. Motivação: a equação de 2ª ordem 2.2. Forma algébrica e complexo conjugado 2.3. Módulo, argumento e forma trigonométrica 2.4. Função exponencial complexa. 2.5. Representação exponencial de complexos 2.6. Fórmulas de Moivre
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Item 1) do programa OA2 - Item 2) do programa
Avaliação / Assessment
A aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 fichas realizadas no Moodle (15%) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2 MEA2 - OA1/OA2 MEA3 - OA1/OA2
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[1] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p. [2] Manuais de Matemática do ensino secundário. [3] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Matemática A. Edição do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16