Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03566
Acrónimo :
03566
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos devem estar familiarizados com os números racionais e reais e a aritmética elementar.

Objetivos Gerais / Objectives


Apreender as noções básicas de funções e de números complexos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conceitos básicos de funções reais de uma variável real, nomeadamente, para as funções polinomiais, função 1/x, função x1/2 e funções racionais. OA2. Adquirir conhecimentos sobre números complexos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Funções I 1.1. Generalidades de funções reais de vaiável real 1.2. Função composta e função inversa 1.3. Função módulo 1.4. Funções polinomiais 1.5. Funções racionais, em particular a função 1/x 1.6. Função x1/2 1.7. Função exponencial (bases 2, 10 e de Neper) 1.8. Transformações nos gráficos de funções 2) Conjunto dos números complexos 2.1. Motivação: a equação de 2ª ordem 2.2. Forma algébrica e complexo conjugado 2.3. Módulo, argumento e forma trigonométrica 2.4. Função exponencial complexa. 2.5. Representação exponencial de complexos 2.6. Fórmulas de Moivre

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Item 1) do programa OA2 - Item 2) do programa

Avaliação / Assessment


Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 mini-testes resolvidos no final de cada aula (15%) (para a classificação são considerados os 8 mini-testes com maior classificação) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial. As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2 MEA2 - OA1/OA2 MEA3 - OA1/OA2

Observações / Observations


- Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, todas as alterações que possam acontecer, nomeadamente quanto ao processo de avaliação, serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[3] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE. [2] Manuais de Matemática do ensino secundário. [1] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Matemática A. Edição do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16