Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Os alunos devem estar familiarizados números reais e com a aritmética elementar.
Objetivos Gerais / Objectives
Apreender as noções básicas de limites, continuidade, derivação, extremos e pontos de inflexão de funções, incluindo da função logaritmo e das funções trigonométricas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir e aplicar conhecimentos de limites, continuidade e derivação de funções. OA2. Adquirir e aplicar conhecimentos das funções logarítmicas e trigonométricas. OA3. Adquirir e aplicar conhecimentos de extremos de funções e de pontos de inflexão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1) Funções II 1.1. Limites e continuidade; 1.2. Assintotas ao gráfico de uma função 1.2. Taxa de variação instantânea, derivada num ponto, diferenciabilidade e reta tangente; 1.3. Função derivada e regras de derivação; 1.4. Função logaritmo 2) Trigonometria III 2.1. Funções trigonométricas; 3) Funções III 3.1. Aplicação da derivada ao estudo de extremos 3.2. Aplicação da derivada ao estudo de pontos de inflexão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Itens 1.1 e 1.2 do programa OA2 - Itens 2.1, 2.1 e 2.3 do programa OA3 - Item 3 do programa
Avaliação / Assessment
Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 mini-testes resolvidos no final de cada aula (15%) (para a classificação são considerados os 8 mini-testes com maior classificação) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial. As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 mini-testes resolvidos no final de cada aula (15%) (para a classificação são considerados os 8 mini-testes com maior classificação) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2/OA3 MEA2 - OA1/OA2/OA3 MEA3 - OA1/OA2/OA3
Observações / Observations
- Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, todas as alterações que possam acontecer, nomeadamente quanto ao processo de avaliação, serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[3] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE. [2] Manuais de Matemática do ensino secundário. [1] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Matemática A. Edição do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16