Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03567
Acrónimo :
03567
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
38.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Os alunos devem estar familiarizados números reais e com a aritmética elementar.

Objetivos Gerais / Objectives


Apreender as noções básicas de limites, continuidade, derivação, extremos e pontos de inflexão de funções, incluindo da função logaritmo e das funções trigonométricas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir e aplicar conhecimentos de limites, continuidade e derivação de funções. OA2. Adquirir e aplicar conhecimentos das funções logarítmicas e trigonométricas. OA3. Adquirir e aplicar conhecimentos de extremos de funções e de pontos de inflexão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Funções II 1.1. Limites e continuidade; 1.2. Assintotas ao gráfico de uma função 1.2. Taxa de variação instantânea, derivada num ponto, diferenciabilidade e reta tangente; 1.3. Função derivada e regras de derivação; 1.4. Função logaritmo 2) Trigonometria III 2.1. Funções trigonométricas; 3) Funções III 3.1. Aplicação da derivada ao estudo de extremos 3.2. Aplicação da derivada ao estudo de pontos de inflexão

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 - Itens 1.1 e 1.2 do programa OA2 - Itens 2.1, 2.1 e 2.3 do programa OA3 - Item 3 do programa

Avaliação / Assessment


Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 mini-testes resolvidos no final de cada aula (15%) (para a classificação são considerados os 8 mini-testes com maior classificação) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial. As aulas são teórico-práticas, de acordo com as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Exposição e discussão. MEA2. Resolução de exercícios. MEA3. Trabalho autónomo, parcialmente organizado pelo planeamento semanal de aulas. O aluno deve dedicar de 4 a 6 horas semanais em trabalho autónomo para (i) consulta da bibliografia indicada e revisão da matéria, (ii) resolução de exercícios/problemas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aprovação requer classificação não inferior a 10 valores. Há duas modalidades de avaliação: Avaliação Periódica (AP) e Avaliação Final (AF). A AP consiste em 10 mini-testes resolvidos no final de cada aula (15%) (para a classificação são considerados os 8 mini-testes com maior classificação) e um teste final escrito (85%) em regime presencial. A AF consiste num único teste final (100%) feito no final das aulas em regime presencial.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OA) conforme indicado: MEA1 - OA1/OA2/OA3 MEA2 - OA1/OA2/OA3 MEA3 - OA1/OA2/OA3

Observações / Observations


- Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, todas as alterações que possam acontecer, nomeadamente quanto ao processo de avaliação, serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Sá Alves, Ana et al.: Introdução ao cálculo. Escolar Editora, 2011, 446p. [2] Manuais de Matemática do ensino secundário. [3] Mendes, Sérgio (2018), Notas da UC de Competências Numéricas, 2018, Repositório do ISCTE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Matemática A. Edição do IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, 2019, 400p. ISBN 978-989-99971-8-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16