Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conhecer as ferramentas, diretrizes situacionais e um entendimento das várias abordagens ágeis disponíveis para permitir melhores resultados. É especialmente útil para os gestores de projeto acostumados a um ambiente mais tradicional se adaptarem a uma abordagem mais ágil.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Conhecer a mentalidade, valores e princípios do Manifesto Ágil. Abrange também os conceitos de trabalho definível e de alta incerteza, e a correlação entre o lean, o método Kanban e abordagens ágeis. 2. Conhecer os vários ciclos de vida discutidos no guia prático e cubra os filtros de adequação, as diretrizes de adaptação e as combinações comuns de abordagens. 3. Saber como criar um ambiente ágil. Foco em fatores críticos a serem considerados ao criar um ambiente ágil, como liderança de funcionários e composição da equipa. 4. Saber como entregar num ambiente ágil. Foco em como organizar uma equipa e práticas comuns que a equipa pode usar para entregar valor regularmente. 5. Conhecer as considerações organizacionais sobre a agilidade do projeto que exploram os fatores organizacionais que afetam o uso de práticas ágeis, como cultura, prontidão, práticas comerciais e o papel de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Uma introdução ao ágile 2. Seleção de Ciclo de Vida 3. Criar um ambiente ágil 4. Entregar num Ambiente Ágil 5. Considerações Organizacionais para a Agilidade do Projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3 OA4 - CP 4 OA5- CP 5
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%; - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1,2,3 ME 2 - OA 2,3,4,5 ME 3 - OA 2,3,4,5 ME 4 - OA 2,3,4,5 ME 5 - OA 2,3,4,5
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
The PMI Guide to Agile Practice Guide - First Edition
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16