Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03589
Acrónimo :
03589
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer tipos de informação e fontes de informação relevantes no contexto da Ciência de Dados. Conhecer noções elementares de amostragem

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de identificar tipos e fontes de informação adequados aos objetivos da investigação (OA1), avaliar de forma crítica a qualidade da informação obtida (OA2), aplicar os principais métodos de amostragem (OA3) e distinguir entre desiged data e big data (OA4).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Tipos e Fontes de Informação; Qualidade das fontes de informação CP2. Princípios e aplicações de Amostragem CP3. Designed Data vs Big Data

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os CP1 encontram-se associados ao OA1 e OA2. Os CP2 encontram-se associados ao OA3. Os CP3 encontram-se associados ao OA4.

Avaliação / Assessment


Regimes de avaliação: ao longo do semestre ou por exame Ao longo do semestre: - Fichas de trabalho (5%) - Trabalho em grupo: (35%); - Teste individual (60%); nota mínima 7,5 Por exame: Teste individual (100%) A equipa docente poderá convocar qualquer estudante para uma prova oral no seguimento da realização de qualquer um dos elementos de avaliação. Estudantes abrangidos pelo RIIEE deverão contactar o coordenador da UC com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Participativas, com a análise e discussão de casos práticos ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento das Aulas. Este inclui a realização de fichas de trabalho e a leitura de bibliografia recomendada para cada tópico lecionado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem. As aulas participativas permitem a aplicação dos conhecimentos teóricos, contribuindo assim para consolidar a compreensão destes. O trabalho autónomo por parte do estudante é crucial para aprofundar a teoria e prática trabalhados em sala de aula.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jarrett, C. (2021). Surveys That Work: A Practical Guide for Designing and Running Better Surveys. Rosenfeld Media. Salganik, M. (2018). Bit by Bit- Social Research in the Digital Age. New Jersey: Princeton University Press. Stebbins, L. (2005). Student Guide to Research in the Digital Age: How to Locate and Evaluate Information Sources. Libraries Unlimited. Vicente, P., (2024) Apontamentos de apoio à UC de Amostragem e Fontes de Informação.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vicente, P. (2012). Estudos de mercado e de opinião, Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-04