Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03589
Acrónimo :
03589
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer tipos de informação e fontes de informação relevantes no contexto da Ciência de Dados. Conhecer noções elementares de amostragem

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Identificar tipos e fontes de informação adequados aos objetivos da investigação OA2: Avaliar de forma crítica a qualidade da informação obtida OA3: Conhecer e aplicar os principais métodos de amostragem

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Tipos e Fontes de Informação 2. A Internet como Fonte de Informação 3. Amostragem 4. Designed Data vs Big Data

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Cap. 1 OA2 - Todos OA3 - Cap. 3

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação: periódica ou por exame Periódica: - Trabalho em grupo: (40%); - Exame individual (60%);nota mínima 7,5 Assiduidade às aulas >=80%. Por exame: idêntica à avaliação periódica, mas sem o requisito da assiduidade. O trabalho de grupo se não for realizado é cotado com 0 e conta para a média final da UC com o peso de 40%. A equipa docente poderá convocar qualquer aluno para uma prova oral no seguimento da realização de qualquer um dos elementos de avaliação. Alunos abrangidos pelo RIIEE deverão contactar o coordenador da UC com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Participativas, com a análise e discussão de casos práticos ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1- Todos ME2- Todos ME3- Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jarrett, C. (2021). Surveys That Work: A Practical Guide for Designing and Running Better Surveys. Rosenfeld Media. Salganik, M. (2018). Bit by Bit- Social Research in the Digital Age. New Jersey: Princeton University Press. Stebbins, L. (2005). Student Guide to Research in the Digital Age: How to Locate and Evaluate Information Sources. Libraries Unlimited. Vicente, P., (2024) Apontamentos de apoio à UC de Amostragem e Fontes de Informação.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vicente, P. (2012). Estudos de mercado e de opinião, Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16