Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Conhecer tipos de informação e fontes de informação relevantes no contexto da Ciência de Dados. Conhecer noções elementares de amostragem
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Identificar tipos e fontes de informação adequados aos objetivos da investigação OA2: Avaliar de forma crítica a qualidade da informação obtida OA3: Conhecer e aplicar os principais métodos de amostragem
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Tipos e Fontes de Informação 2. A Internet como Fonte de Informação 3. Amostragem 4. Designed Data vs Big Data
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Cap. 1 OA2 - Todos OA3 - Cap. 3
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: periódica ou por exame Periódica: - Trabalho em grupo: (40%); - Exame individual (60%);nota mínima 7,5 Assiduidade às aulas >=80%. Por exame: idêntica à avaliação periódica, mas sem o requisito da assiduidade. O trabalho de grupo se não for realizado é cotado com 0 e conta para a média final da UC com o peso de 40%. A equipa docente poderá convocar qualquer aluno para uma prova oral no seguimento da realização de qualquer um dos elementos de avaliação. Alunos abrangidos pelo RIIEE deverão contactar o coordenador da UC com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Participativas, com a análise e discussão de casos práticos ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1- Todos ME2- Todos ME3- Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jarrett, C. (2021). Surveys That Work: A Practical Guide for Designing and Running Better Surveys. Rosenfeld Media. Salganik, M. (2018). Bit by Bit- Social Research in the Digital Age. New Jersey: Princeton University Press. Stebbins, L. (2005). Student Guide to Research in the Digital Age: How to Locate and Evaluate Information Sources. Libraries Unlimited. Vicente, P., (2024) Apontamentos de apoio à UC de Amostragem e Fontes de Informação.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vicente, P. (2012). Estudos de mercado e de opinião, Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16