Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03592
Acrónimo :
03592
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Investigação Operacional

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para listar os principais modelos de programação matemática, formular problemas em programação linear, programação linear inteira e programação não linear, utilizar as metodologias adequadas à sua resolução e interpretar e produzir recomendações com base nas soluções obtidas, numa perspectiva de resolução eficiente de problemas complexos em contextos reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir esta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Desenvolver formulações em programação linear, programação linear inteira e programação não linear para a resolução eficiente de problemas complexos em contextos reais. OA2. Utilizar programas generalistas para determinar soluções para problemas formulados em programação linear, programação linear inteira e programação não linear. OA3. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas para problemas formulados em programação linear, programação linear inteira e programação não linear.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos (CP): CP1: Programação Linear 1.1 Modelo Geral de Programação Linear 1.2 Formulação de problemas em Programação Linear 1.3 Resolução gráfica 1.4 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 1.5 Interpretação de resultados e análise de sensibilidade CP2: Programação Linear Inteira 2.1 Formulação de problemas em Programação Linear Inteira 2.2 Formulação de problemas com variáveis binárias 2.3 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 2.4 Interpretação de resultados 2.5 Algoritmo Branch-and-Bound CP3: Programação Não Linear 3.1 Formulação de problemas em Programação Não Linear 3.2 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 3.3 Interpretação de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1, CP2 e CP3 OA2: CP1, CP2 e CP3 OA3: CP1, CP2 e CP3 O desenvolvimento de formulações em programação linear, linear inteira ou mista e não linear (OA1) e a utilização de um programa generalista para determinar soluções (OA2) serão aplicados a problemas complexos em contextos reais (em CP1, CP2 e CP3). Para as soluções dos problemas de programação linear, linear inteira ou mista e não linear no âmbito dos CP1, CP2 e CP3, será feita interpretação económica e serão elaboradas recomendações com base nas soluções obtidas (OA3).

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre: a) Teste escrito (60%); b) Projecto em grupo com discussão (40%); c) Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas. 2. Avaliação por Exame (1.ª e 2.ª Época): a) Teste escrito (60%); b) Projecto com discussão (40%). A aprovação (em ambas as modalidades de avaliação): i) Requere classificação mínima de 8,5 no teste escrito; ii) Pode ser exigida uma prova oral. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desta Unidade Curricular são teórico-práticas. Nestas aulas serão aplicadas diversos modelos e metodologias de ensino. As aulas teórico-práticas permitem utilizar metodologias de ensino expositivas, experimentais e de discussão. Para apresentar os conceitos, as metodologias e métodos de resolução relativos a todos os conteúdos programáticos será utilizada uma metodologia expositiva. Para aplicar as metodologias e os métodos de resolução de problemas estudados, e utilizar o software, serão resolvidos diversos exercícios nas aulas, pelo que se utilizará uma metodologia experimental. Para analisar os resultados obtidos, aplicar-se-á uma metodologia de discussão. As metodologias experimentais e de discussão são cruciais para esta Unidade Curricular, uma vez que o objectivo é a resolução de problemas reais. Os estudantes são encorajados a participar nas aulas. Além das metodologias já mencionadas, o trabalho autónomo dos estudantes é relevante para a aquisição e o desenvolvimento das competências. Este trabalho autónomo consiste na leitura da bibliografia, na resolução de exercícios e na resolução do trabalho de grupo. O Planeamento de Aulas inclui linhas orientadoras para o trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Em traços gerais, os objectivos de aprendizagem consistem na aquisição de competências de resolução de um conjunto de problemas, na análise de resultados e na elaboração de recomendações. Cada uma das metodologias de ensino contribui para todos os objectivos de aprendizagem. A metodologia expositiva (ME1) será utilizada para apresentar os conceitos teóricos necessários e os métodos de resolução de problemas. A metodologia experimental (ME2) será aplicada através da utilização de software generalista e da resolução de exercícios. A discussão de resultados (ME3) permitirá desenvolver a capacidade de análise dos resultados e a elaboração de recomendações. Dada a natureza de resolução de problemas reais, o trabalho autónomo dos estudantes é crucial para o desenvolvimento das competências de resolução e análise. Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino (ME) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA). ME1: OA1, OA2, OA3 ME2: OA1, OA2, OA3 ME3: OA1, OA2, OA3 ME4: OA1, OA2, OA3 Os OA1 e OA3 serão avaliados nas provas escritas. O trabalho de grupo permite avaliar os OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo ?Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e de avaliação na Unidade Curricular.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


* Ragsdale, C.T. (2017). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics. 8th Ed. Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


* Evans, J. (2021). Business Analytics. 3rd Ed. Global Edition. Pearson. * Hillier, F.S and Lieberman, G.J. (2015). Introduction to Operations Research, 10th Ed., McGraw-Hill. * Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis: A Practical Introduction to management science. 3rd Ed., South-Western College Publishing. * Wolsey, L.A. (1998). Integer Programming. Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02