Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03592
Acrónimo :
03592
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Investigação Operacional

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para listar os principais modelos de programação matemática, formular problemas em programação linear, programação linear inteira e programação não linear, utilizar as metodologias adequadas à sua resolução e interpretar e produzir recomendações com base nas soluções obtidas, numa perspectiva de resolução eficiente de problemas complexos em contextos reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir esta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Desenvolver formulações em programação linear, programação linear inteira e programação não linear para a resolução eficiente de problemas complexos em contextos reais. OA2. Utilizar programas generalistas para determinar soluções para problemas formulados em programação linear, programação linear inteira e programação não linear. OA3. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas para problemas formulados em programação linear, programação linear inteira e programação não linear.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos (CP): CP1: Programação Linear 1.1 Modelo Geral de Programação Linear 1.2 Formulação de problemas em Programação Linear 1.3 Resolução gráfica 1.4 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 1.5 Interpretação de resultados e análise de sensibilidade CP2: Programação Linear Inteira 2.1 Formulação de problemas em Programação Linear Inteira 2.2 Formulação de problemas com variáveis binárias 2.3 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 2.4 Interpretação de resultados 2.5 Algoritmo Branch-and-Bound CP3: Programação Não Linear 3.1 Formulação de problemas em Programação Não Linear 3.2 Resolução usando software generalista (Solver para Excel) 3.3 Interpretação de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: OA1: CP1, CP2 e CP3 OA2: CP1, CP2 e CP3 OA3: CP1, CP2 e CP3

Avaliação / Assessment


1. Avaliação Periódica: a) Teste escrito (60%); b) Trabalho de grupo com discussão (40%); c) Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas. 2. Avaliação por Exame (1.ª e 2.ª Época): a) Teste escrito (60%); b) Projecto individual com discussão (40%). A aprovação (na avaliação Periódica ou por Exame): i) Requere classificação mínima de 8,5 em cada prova; ii) Pode ser exigida uma prova oral. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. MEA2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. MEA3: Activa, com resolução prática de exercícios de aplicação e de trabalhos de grupo. MEA4: Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objectivos de aprendizagem (OA) são as seguintes: MEA1: OA1, OA2, OA3 MEA2: OA1, OA2, OA3 MEA3: OA1, OA2, OA3 MEA4: OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo ?Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e de avaliação na Unidade Curricular.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


* Ragsdale, C.T. (2017). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics. 8th Ed. Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


* Evans, J. (2021). Business Analytics. 3rd Ed. Global Edition. Pearson. * Hillier, F.S and Lieberman, G.J. (2015). Introduction to Operations Research, 10th Ed., McGraw-Hill. * Ragsdale, C.T. (2001). Spreadsheet Modeling & Decision Analysis: A Practical Introduction to management science. 3rd Ed., South-Western College Publishing. * Wolsey, L.A. (1998). Integer Programming. Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16