Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais, interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L. e gestão de indíces.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O1: Desenvolver mecanismos de Abstracção; O2: Desenvolver estruturação de informação; O3: Desenvolver capacidade de utilizar eficazmente extrair informação de bases de dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 - Desenho de esquemas relacionais P1.2 Modelo relacional; P1.2.1 Relações e chaves primárias P1.2.2 Chaves estrangeiras e regras de integridade P1.2.3 Optimizações e índices P1.2.5 Transacções e concorrência P2 Linguagem S.Q.L P2.1 Querys Simples; P2.2 Funções de Agregação; P2.3 SubQuerys; P2.4 Triggers e Stored Procedures;
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os mecanismos de abstracção (O1) são exaustivamente exercitados com ao desenho do modelo relacional (P 1.2) Utiliza-se o modelo relacional (P1.2) como forma de estruturação de informação (O2). A extracção optimizada de informação (O3) é assegurada com a linguagem SQL e os indíces. (P2 e P.1.2)
Avaliação / Assessment
A avaliação é feita através exame escrito: 1ªépoca , ou 2ª época 2 ou época especial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas imediataente seguidas de práticas onde a matéria é leccionada através da resolução de exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por resolução de exercícios e auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira essencialmente prática onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007 -Perreira, J. Tecnologia de Base de Dados" FCA Editora de Informática, 1998 -Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II) http://plsql-tutorial.com/.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II); -Booch, G., Rumbaugh, J., Jacobson, I "The Unified Modeling Language User Guide" Addison-Wesley Publishing Company, 1999 (I.1); -Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA, 2002
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23