Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03593
Acrónimo :
03593
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais, interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L. e gestão de indíces.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O1: Desenvolver mecanismos de Abstracção; O2: Desenvolver estruturação de informação; O3: Desenvolver capacidade de utilizar eficazmente extrair informação de bases de dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Desenho de esquemas relacionais P1.2 Modelo relacional; P1.2.1 Relações e chaves primárias P1.2.2 Chaves estrangeiras e regras de integridade P1.2.3 Optimizações e índices P1.2.5 Transacções e concorrência P2 Linguagem S.Q.L P2.1 Querys Simples; P2.2 Funções de Agregação; P2.3 SubQuerys; P2.4 Triggers e Stored Procedures;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os mecanismos de abstracção (O1) são exaustivamente exercitados com ao desenho do modelo relacional (P 1.2) Utiliza-se o modelo relacional (P1.2) como forma de estruturação de informação (O2). A extracção optimizada de informação (O3) é assegurada com a linguagem SQL e os indíces. (P2 e P.1.2)

Avaliação / Assessment


A avaliação é feita através exame escrito: 1ªépoca , ou 2ª época 2 ou época especial.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas imediataente seguidas de práticas onde a matéria é leccionada através da resolução de exercícios.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por resolução de exercícios e auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira essencialmente prática onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007 -Perreira, J. Tecnologia de Base de Dados" FCA Editora de Informática, 1998 -Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II) http://plsql-tutorial.com/.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II); -Booch, G., Rumbaugh, J., Jacobson, I "The Unified Modeling Language User Guide" Addison-Wesley Publishing Company, 1999 (I.1); -Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA, 2002

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23