Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Programação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de Programação e Estruturas de Dados e Algoritmos
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar o aluno para modelar, desenvolver e utilizar em equipa as ferramentas necessárias para a o desenvolvimento de software em Internet.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Um aluno quando termina esta UC deve ser capaz de: OA1. Conhecer e compreender os conceitos e as tecnologias de base para o desenvolvimento para a Web. OA2. Conhecer e compreender as tecnologias de interface entre uma aplicação Web e uma Base de Dados. OA3. Modelar e desenvolver uma aplicação Web com capacidade para a gestão de dados persistentes provenientes da interação humana com software Web.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 [Introdução] - A história da Web; - Antigas e atuais linguagens de programação para a Web; - Standards W3C. CP2 [Modelação e programação de uma aplicação Web] - Arquitetura cliente/servidor; - Arquitetura MVC para a Web; - Principais linguagens de formatação gráfica para a Web; - Bibliotecas de formatação gráfica; - Principais linguagens de programação para a Web; - Bibliotecas de programação para a Web; - Introdução à segurança do lado do cliente e do lado do servidor. CP3 [Acesso a Base de Dados] - Acesso a Base de Dados a partir da Web; - Modelo de dados na aplicação Web e correspondente interação com a Base de Dados. CP4 [Registo e Gestão de Dados] - Registo de dados da Web em Base de Dados. - Gestão dos dados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 -> OA1 CP2 -> OA1, OA3 CP3 -> OA2, OA3 CP4 -> OA3
Avaliação / Assessment
Dada a natureza prática dos conteúdos lecionados, a avaliação será realizada por projeto. O seu tema deverá estar alinhado com a totalidade ou parte do programa da UC. Exercícios realizados na aula (10%). Projeto (90%, incluindo trabalho de grupo (relatório e software) 40% e prova oral individual 50%). Todas as componentes do projeto proposta, relatório, software e prova oral, são obrigatórias. A classificação mínima para cada componente é de 10 numa escala de 0 a 20. Haverá apenas uma data limite para a entrega do projeto, com exceção dos alunos inscritos em época especial que poderão entregar durante esse período. A presença nas aulas não é obrigatória. Não existe exame final. A melhoria de nota pode ser realizada através de entrega de novo projeto no ano letivo seguinte.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino inclui partes expositivas, intercaladas com pequenos exercícios dirigidos. As aulas finais dedicam-se principalmente a apoiar o desenvolvimento do projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2 2. Aulas Participativas: transversal a todos os AO 3. Aulas Ativas: OA3 4. Trabalho Autónomo: transversal a todos os AO. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Participação nas aulas: transversal a todos os AO; - Exercícios realizados na aula: transversal a todos os AO; - Projeto: transversal a todos os AO.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Mitchell, R. (2016). Web Scraping with Python: Collecting Data from the Modern Web. Ed. O?Reilly Media, Inc. ISBN-13: 978-1491910290. ISBN-10: 1491910291. Vincent W. S. (2018). Build websites with Python and Django. Ed: Independently published. ISBN-10: 1983172669. ISBN-13: 978-1983172663. Dean J. (2018). Web Programming with HTML5, CSS, and JavaScript. Ed: Jones & Bartlett Learning. ISBN-13: 978-1284091793. ISBN-10: 1284091791. Ryan J. (2013). A History of the Internet and the Digital Future. Ed: Reaktion Books. ISBN-13: 978-1780231129
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lambert M. and Jobsen B. (2017). Complete Bootstrap: Responsive Web Development with Bootstrap 4. Ed: Impackt Publishing. ISBN-10: 1788833406. ISBN-13: 978-1788833400. Downey A. B. (2015). Think Python: How to Think Like a Computer Scientist. Ed: O'Reilly Media. ISBN-10: 1491939362. ISBN-13: 978-1491939369.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16