Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03608
Acrónimo :
03608
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


OA1. Apresentar sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos modelos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais. OA2. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global. OA3. Saber interpretar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de desempenho capazes de promover a melhoria da performance empresarial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Informação financeira para a gestão 2. Análise da performance global 3. Descentralização e gestão da performance

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 pontos 1, 2 e 3 do programa OA2 pontos 1, 2 e 3 do programa OA3 pontos 1, 2 e 3 do programa

Avaliação / Assessment


1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame: teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo,o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese,de pesquisa,de crítica, no âmbito da UC e em conformidade com os objetivos definidos Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos 2 Participativas,para a análise de casos 3 Ativas,com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4 Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 Transversal a todos os OA MEA2 OA2, OA3 MEA3 OA2, OA3 MEA4 Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jordan, H., Neves, J. C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed., Áreas Editora. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). The execution premium. Linking strategy to operations for competitive advantage. Harvard Business School Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16