Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de desempenho capazes de promover a melhoria da performance empresarial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Compreender sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos modelos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais. OA2. Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global. OA3. Analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Informação financeira para a gestão 2. Análise da performance global 3. Descentralização e gestão da performance
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da informação financeira para a gestão encontram-se associados ao OA1 (Compreender sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos modelos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais) e ao OA3 (Analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão). Os conteúdos programáticos da análise da performance global encontram-se associados ao OA2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global). Os conteúdos programáticos da descentralização e gestão da performance encontram-se associados ao OA2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global) e OA3 (Analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão).
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo,o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese,de pesquisa,de crítica, no âmbito da UC e em conformidade com os objetivos definidos Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos 2 Participativas, para a análise de casos 3 Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4 Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante. Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. A metodologia de ensino aprendizagem Expositiva será usada para apresentação dos quadros teóricos com vista a cumprir todos os objetivos de aprendizagem. A metodologia de ensino aprendizagem Participativa será usada para fazer os estudantes participar na resolução de casos práticos no cumprimento dos objetivos de aprendizagem 2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global) e 3 (analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão). A metodologia de ensino aprendizagem Ativa será usada para resolução de trabalhos individuais ou de grupo no cumprimento dos objetivos de aprendizagem 2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global) e 3 (analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão). O auto-estudo dos estudantes tem em vista cumprir todos os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Segunda feira: 8.30 - 9.30 A UC contribuiu para o ODS parceria para a implementação dos objetivos, dotando os estudantes de instrumentos de gestão que lhes permitirão focalizar e avaliar o nível de realização dos objetivos organizacionais e a forma como tal contribui para a sustentabilidade das organizações.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jordan, H., Neves, J. C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed., Áreas Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Simons, R. (2000). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. 1st Edition. Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-08