Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03608
Acrónimo :
03608
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de desempenho capazes de promover a melhoria da performance empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Compreender sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos modelos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais. OA2. Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global. OA3. Analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Informação financeira para a gestão 2. Análise da performance global 3. Descentralização e gestão da performance

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da informação financeira para a gestão encontram-se associados ao OA1 (Compreender sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos modelos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais) e ao OA3 (Analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão). Os conteúdos programáticos da análise da performance global encontram-se associados ao OA2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global). Os conteúdos programáticos da descentralização e gestão da performance encontram-se associados ao OA2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global) e OA3 (Analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão).

Avaliação / Assessment


1) Avaliação ao longo do semestre: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo,o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese,de pesquisa,de crítica, no âmbito da UC e em conformidade com os objetivos definidos Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos 2 Participativas, para a análise de casos 3 Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4 Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante. Apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. A metodologia de ensino aprendizagem Expositiva será usada para apresentação dos quadros teóricos com vista a cumprir todos os objetivos de aprendizagem. A metodologia de ensino aprendizagem Participativa será usada para fazer os estudantes participar na resolução de casos práticos no cumprimento dos objetivos de aprendizagem 2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global) e 3 (analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão). A metodologia de ensino aprendizagem Ativa será usada para resolução de trabalhos individuais ou de grupo no cumprimento dos objetivos de aprendizagem 2 (Criar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global) e 3 (analisar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão). O auto-estudo dos estudantes tem em vista cumprir todos os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Segunda feira: 8.30 - 9.30 A UC contribuiu para o ODS parceria para a implementação dos objetivos, dotando os estudantes de instrumentos de gestão que lhes permitirão focalizar e avaliar o nível de realização dos objetivos organizacionais e a forma como tal contribui para a sustentabilidade das organizações.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jordan, H., Neves, J. C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed., Áreas Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Simons, R. (2000). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. 1st Edition. Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-08