Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de desempenho capazes de promover a melhoria da performance empresarial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Apresentar sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos modelos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais. OA2. Ser capaz de conceber e estruturar um modelo gestão da performance que promova a performance individual e global. OA3. Saber interpretar a informação financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspetiva de gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Informação financeira para a gestão 2. Análise da performance global 3. Descentralização e gestão da performance
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 pontos 1, 2 e 3 do programa OA2 pontos 1, 2 e 3 do programa OA3 pontos 1, 2 e 3 do programa
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame: teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo,o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese,de pesquisa,de crítica, no âmbito da UC e em conformidade com os objetivos definidos Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1 Expositivas,para apresentação dos quadros teóricos 2 Participativas,para a análise de casos 3 Ativas,com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4 Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 Transversal a todos os OA MEA2 OA2, OA3 MEA3 OA2, OA3 MEA4 Transversal a todos os OA
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jordan, H., Neves, J. C., e Rodrigues, J. A. (2021). O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed., Áreas Editora. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). The execution premium. Linking strategy to operations for competitive advantage. Harvard Business School Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16