Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03622
Acrónimo :
03622
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Explicar a estrutura e a dinâmica dos mercados da arte internacionais na atualidade, tanto ao nível dos mercados consolidados como ao nível dos mercados ?emergentes?. Compreender a centralidade das grandes capitais dos mercados da arte. Identificar as potencialidades e os riscos associados aos mercados ?emergentes?.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados. OA2= Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I.Introdução aos mercados da arte internacionais.Economia, globalização,geopolítica e cultura. II.Identificação e caraterização dos principais mercados da arte consolidados na atualidade.Os reajustamentos e os desafios à centralidade das grandes capitais ocidentais:Nova Iorque,Londres,Paris. Volume de negócios.Ecossistemas:instituições culturais;artistas de referência;agentes de referência;principais feiras e bienais. III.A (re)emergência da Ásia, o mundo árabe e o papel do hemisfério sul. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte emergentes na atualidade. O potencial e as condicionantes dos novos centros: Pequim, Xangai, Hong Kong, monarquias do Golfo Pérsico (Catar, Abu Dabi, Dubai), São Paulo, Istambul. Volume de negócios. Ecossistemas: instituições culturais; artistas de referência; agentes de referência; principais feiras e bienais. IV. Estudos de caso Estudos de caso de mercados emergentes: China, Brasil, Indonésia e Sudeste da Ásia em geral.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os OA1 são desenvolvidos nos pontos I e II do programa. Os OA2 são desenvolvidos nos pontos do programa III e IV.

Avaliação / Assessment


1) Apresentação em aula (35%) de um capítulo de um relatório sobre mercados de arte. Trabalho desenvolvido e apresentado em grupos de 2 alunos. As apresentações têm a duração máxima de 30 minutos. 2) Ensaio individual (65%) dedicado a uma de três possibilidades a indicar em aula. A entrega dos ensaios tem de ser feita através de e-mail, em formato pdf com o máximo de 10 páginas (c. 4.000 palavras) , até ao dia 31 de maio,

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em relatórios e em estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas. Objetivos de aprendizagem: Todos; Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Discussões baseadas em relatórios. Objetivos de aprendizagem: Todos; Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de estudos de caso. Objetivos de aprendizagem: Todos;

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido a atual situação provocada pelo COVID - 19 o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente caso venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


NB: complementar com relatórios temáticos de sites especializados (ex. Arttactic, Artprice) e notícias do The Art Newspaper para dados mais atualizados. ZAROBELL, John (ed.), 2017. Art and the Global Economy, Oakland, University of California Press. GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page. ROBERTSON, Iain, 2018. New Art, New Markets, 2ª ed., Farnham, Lund Humphries. McANDREW, Clare, 2020. The Art Market 2020, Basileia, Art Basel & UBS. EHRMAN, Thierry (ed.), 2020. Artprice report: 2000-2020. 20 years of contemporary art auction history, St-Romain-au-Mont-d?Or, Artprice.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VOGEL, Sabine, 2010. Biennials. Art on a Global Scale, Viena, Springer. THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia (1ª ed. Londres, 2008). THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press. ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge. JONES, Caroline, 2017. The Global Work of Art. World's Fairs, Biennials, and the Aesthetics of Experience, Chicago, University of Chicago Press. HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Londres, Lund Humphries. HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell. _____, 2020. ?Online sales and business model innovation in art markets: a case study?, Social Sciences, 9 (2), pp. 1-15. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís, 2014. ?Joana Vasconcelos: managing an artist?s studio in the early 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64. BARRAGÁN, Paco, 2008. The Art Fair Age, Milão, Edizioni Charta. ANDREWS, Julia; SHEN, Kuiyi (eds.), 1998. A Century in Crisis. Modernity and tradition in the art of twentieth-century China, Nova Iorque, Guggenheim Museum Publications. AMIRSADEGHI, Hossein; MIKDADI, Salwa; SHABOUT, Nada (eds.), 2009. New Vision: Arab contemporary art in the 21st century, Londres, Transglobe Publishing. _____, 2012. Contemporary Art Brazil, Londres, Thames & Hudson. _____, 2010. Unleashed: Contemporary art from Turkey, Londres, Thames & Hudson. AMIRSADEGHI, Hossein (ed.), 2009. Different Sames: New perspectives in contemporary Iranian art, Londres, Thames & Hudson. AFONSO, Luís; FERNANDES, Alexandra, 2019. Mercados da Arte, Lisboa, Sílabo. ADLER, Phoebe et al. (eds.), 2010. Contemporary Art at Latin America, Londres, Black Dog Publishing. _____, 2017. Dark Side of the Boom. The excesses of the art market in the 21st century, Londres, Lund Humphries. ADAM, Georgina, 2014. Big Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16