Programa
Mestrado em Mercados da Arte
Programa
I.Introdução aos mercados da arte internacionais.Economia, globalização,geopolítica e cultura. II.Identificação e caraterização dos principais mercados da arte consolidados na atualidade.Os reajustamentos e os desafios à centralidade das grandes capitais ocidentais:Nova Iorque,Londres,Paris. Volume de negócios.Ecossistemas:instituições culturais;artistas de referência;agentes de referência;principais feiras e bienais. III.A (re)emergência da Ásia, o mundo árabe e o papel do hemisfério sul. Identificação e caraterização dos principais mercados da arte emergentes na atualidade. O potencial e as condicionantes dos novos centros: Pequim, Xangai, Hong Kong, monarquias do Golfo Pérsico (Catar, Abu Dabi, Dubai), São Paulo, Istambul. Volume de negócios. Ecossistemas: instituições culturais; artistas de referência; agentes de referência; principais feiras e bienais. IV. Estudos de caso Estudos de caso de mercados emergentes: China, Brasil, Indonésia e Sudeste da Ásia em geral.