Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar aos alunos as principais aplicações e potencialidades do business analytics nas organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecer a metodologia CRISP-DM; OA2. Perceber o processo de implementação de projetos de business analytics; OA3. Conhecer as principais ferramentas informáticas em business analytics; OA4. Conhecer algumas aplicações reais de business Analytics.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Business analytics nas organizações P.1.1. Framework para a implementação P1.2. Metodologia CRISP-DM P1.3. Maturidade analítica P2. Aplicações de business analytics P2.1. Problemas com os dados P2.2. Problemas de business intelligence P2.3. Problemas de analytics
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: P1 -> OA 1, 2, 3, 4 P2 -> OA 1, 2, 3, 4
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: a) Trabalhos individual com apresentação oral e digital (70%) (OA 1, 2, 3, 4) b) Trabalho de grupo com possibilidade de discussão (30%) (OA 3, 4) Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 4/5 das aulas Escala: 0-20 valores Dada a natureza prática dos conteúdos da UC, não está prevista a realização de exame
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise de problemas e soluções de business analytics ME3. Ativas, com realização de trabalho individual e de grupo ME4. Experimentais, em laboratório de informática, realizando análises sobre dados reais ME5. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3, 4 ME2 -> OA 1, 2, 3, 4 ME3 -> OA 1, 2, 3, 4 ME4 -> OA 3, 4 ME5 -> OA 1, 2, 3, 4
Observações / Observations
- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares/plataformas digitais ou não.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16