Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo da disciplina de Estratégia e Reporte é apresentar perspectivas, conceitos e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, com especial foco nas capacidades dinâmicas e o seu papel em diferentes fases e componentes da gestão estratégica e da sua ligação ao reporte e à business analytics. Na vertente de controlo estratégico, haverá a preocupação de capacitar os alunos para a avaliação e medição do desempenho com ênfase nas questões de reporte e na visualização dos resultados através de dashboards.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Desenvolver conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto a partir de diferentes abordagens teóricas. OA2. Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas. OA3. Introduzir conceitos inerentes à formulação e ao desenvolvimento de estratégias de negócio e de estratégias corporativas, incluindo a avaliação do envolvente e a análise de stakeholders. OA4. Perceber a importância da implementação e do controlo de gestão estratégica e da sua ligação ao reporte e à business analytics. OA5. Criar sistemas de controlo e avaliação de desempenho para o reporte de informação relativa à gestão empresarial. OA6. Desenvolver pensamento crítico. OA7. Ter autonomia para planear processos de aprendizagem e avançar os conhecimentos na área em estudo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Estratégia como ponto de partida para business analytics CP2. O processo de gestão estratégica CP3. Análise interna da organização baseada nos recursos e nas capacidades dinâmicas CP4. Análise da envolvente externa CP5. Estratégias de negócio, novos modelos de negócio e transformação digital CP6. Estratégias corporativas CP7. Implementação e controlo da estratégia, reporting e business analytics.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1-2 OA2 - CP1-2 OA3 - CP3-6 OA4 - CP7 OA5 - CP7 OA6 - CP1-7 OA7 - CP1-7
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Avaliação Contínua) i. Teste Escrito Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 40% iii. Relatório do Seminário 10% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. Opção 2 (Exame Final) Aprovação: 10 valores ou superior Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios em sala de laboratório. 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo individual (preparação para as aulas e para o teste e exame).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA1 a OA7 ME 2 - OA1 a OA7 ME 3 - OA1 a OA7
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sharda, R., Delen, D., & Turban, E. (2018) Business intelligence, analytics, and data science: A managerial perspective. Pearson. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Gebauer, H. (2011) Exploring the contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), 1238-1250. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic capabilities: What are they? Strategic Management Journal, 21(10/11), 1105-1121. Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic capabilities vs. innovation capability: Are they related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), 368-384.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16