Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03633
Acrónimo :
03633
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Investigação Operacional

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aprendizagem automática, R, estatística, optimização numérica

Objetivos Gerais / Objectives


O1. O paradigma Bayesiano O2. Aprendizagem Bayesiana O3. Aplicações na aprendizagem estatística

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender os conceitos básicos da modelação Bayesiana OA2. Aplicar modelos de regressão, classificação e optimização Bayesiana no apoio à tomada de decisão OA3. Aplicar a abordagem Bayesiana na aprendizagem estatística

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Teorema de Bayes e paradigma Bayesiano CP2. Modelação Bayesiana: Especificação, optimização, inferência CP3: Aplicações: Análises de regressão, factorial, clustering e longitudinal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP1, CP2 OA3: CP1, CP2, CP3

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem optar por Avaliação Periódica ou Exame Final. AVALIAÇÃO PERIÓDICA: - trabalho de grupo com nota mínima de 8 valores (50%) - dois testes individuais com nota mínima 8 valores (25% cada um) A aprovação requer uma nota mínima de 10. AVALIAÇÃO POR EXAME A avaliação por exame, em qualquer uma das épocas legalmente determinadas, consiste numa prova escrita de peso 100%, sendo a nota mínima 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. ME3. Activas, com realização de trabalhos de grupo. ME4. Experimentais, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador. ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (ME) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA). ME1: OA1, OA2, OA3 ME2: OA2, OA3 ME3: OA2, OA3 ME4: OA2, OA3 ME5: OA2, OA3

Observações / Observations


Devido à actual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Códigos R Vários artigos científicos Slides aulas Reich, B. J., S. K. Ghosh (2019), Bayesian Statistical Methods, Boca Raton: Chapman and Hall/CRC Kruschke, J. K. (2015), Doing Bayesian Data Analysis: A Tutorial with R, JAGS, and Stan. Academic Press / Elsevier. McElreath, R. (2020). Statistical rethinking: A Bayesian course with examples in R and STAN (2nd ed.). CRC Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Durr, O., B. Sick (2020), Probabilistic deep Learning, Manning Publications Co. Theodoridis, S. (2020),Machine Learning: A Bayesian and Optimization Perspective, Elsevier Ltd. Martin, O., R. Kumar, J. Lao (2022), Bayesian Modeling and Computation in Python, CRC Press. Levy, R., Mislevy, R. J. (2016), Bayesian Psychometric Modeling, 1st Edition. Boca Raton: Chapman and Hall/CRC Heard, N. (2021), An Introduction to Bayesian Inference, Methods and Computation, Berlin: Springer Cham. Depaoli, S. (2021). Bayesian structural equation modeling. The Guilford Press. Albert, J., H. Jingchen (2020), Probability and Bayesian Modeling, Boca Raton: CRC Press/Taylor & Francis Group.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16