Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Investigação Operacional
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta Unidade Curricular, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para listar os principais modelos e técnicas prescritivas, desenvolver modelos e interpretar e produzir recomendações com base nos resultados obtidos, focado no apoio à tomada de decisão para aplicações em Gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao concluir esta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1: Identificar modelos prescritivos de apoio à tomada de decisão adequados para aplicações em Gestão. OA2: Identificar técnicas prescritivas de apoio à tomada de decisão adequados para aplicações em Gestão. OA3: Desenvolver modelos de apoio à decisão para aplicações em Gestão. OA4: Utilizar software generalista para resolver modelos de apoio à decisão. OA5: Interpretar e produzir recomendações baseadas nos resultados dos modelos de apoio à decisão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos programáticos (CP): CP1. Modelos e técnicas de optimização matemática 1.1 Modelos de optimização matemática 1.2 Aplicações na Gestão 1.3 Resolução usando software 1.4 Interpretação de resultados e elaboração de recomendações prescritivas CP2. Técnicas de optimização heurística 2.1 Introdução à optimização heurística 2.2 Aplicações na Gestão 2.3 Resolução usando software 2.4 Interpretação de resultados e elaboração de recomendações prescritivas CP3. Outros modelos e técnicas prescritivas para Gestão 3.1 Simulação 3.2 Previsão de Séries Temporais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 e CP3 OA2: CP1, CP2 e CP3 OA3: CP1 e CP3 OA4: CP1, CP2 e CP3 OA5: CP1, CP2 e CP3 A identificação e desenvolvimento de modelos prescritivos (OA1 e OA3, respectivamente) serão feitos no âmbito do apoio à tomada de decisão para aplicações em Gestão (em CP1 e CP3). No âmbito dos CP1, CP2 e CP3, será feita a identificação de técnicas prescritivas de apoio à tomada de decisão (OA2), assim como a utilização de software generalista (OA4) e a interpretação e produção de recomendações no contexto do problema (OA5).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame: 1. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE: a) Teste escrito: i) peso de 60%; ii) classificação mínima de 8,5; b) Projecto em grupo: i) peso de 40%; ii) grupos de 4 estudantes; iii) com apresentação e discussão oral; c) Presença em, pelo menos, 2/3 das aulas leccionadas; d) Aprovação: média ponderada mínima de 9,5. 2. AVALIAÇÃO POR EXAME (1.ª e 2.ª Época): a) Teste escrito: i) peso de 60%; ii) classificação mínima de 8,5; b) Projecto individual: i) peso de 40%; ii) com apresentação e discussão oral; c) Aprovação: média ponderada mínima de 9,5. Em ambas as modalidades de avaliação, pode ser exigida uma prova oral. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas desta Unidade Curricular são teórico-práticas. Nestas aulas serão aplicados diversos modelos e metodologias de ensino. As aulas teórico-práticas permitem utilizar metodologias de ensino expositivas, experimentais e de discussão. Para apresentar os conceitos, modelos e técnicas de resolução relativos aos conteúdos programáticos será utilizada uma metodologia expositiva. Para aplicar os modelos e técnicas estudados, e utilizar software, serão resolvidos exercícios nas aulas, pelo que se utilizará uma metodologia de ensino experimental. Para analisar os resultados obtidos, aplicar-se-á uma metodologia de discussão. As metodologias experimentais e de discussão são cruciais para esta Unidade Curricular, uma vez que o objectivo é focado na tomada de decisão para aplicações em Gestão Os estudantes são encorajados a participar nas aulas. Além das metodologias já mencionadas, o trabalho autónomo dos estudantes é relevante para a aquisição e o desenvolvimento das competências. Este trabalho autónomo consiste na leitura da bibliografia e na realização de exercícios e do projecto de grupo. O Planeamento de Aulas inclui linhas orientadoras para o trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Em traços gerais, os objectivos de aprendizagem consistem na aquisição de competências para a tomada de decisão em Gestão, através da identificação e desenvolvimento de modelos e técnicas prescritivas, e da interpretação e produção de recomendações. Cada uma das metodologias de ensino contribui para todos os objectivos de aprendizagem. A metodologia expositiva (ME1) será utilizada para apresentar os conceitos teóricos necessários. A metodologia experimental (ME2) será aplicada usando software generalista e resolvendo casos práticos. A metodologia de discussão (ME3) permitirá desenvolver a capacidade de análise dos resultados e da elaboração de recomendações. Dada a natureza de resolução de casos práticos, o trabalho autónomo dos estudantes é crucial para o desenvolvimento das competências de resolução e análise. Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino (ME) e os objectivos de aprendizagem (OA). ME1: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 ME2: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 ME3: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 Os OA1, OA2, OA3 e OA5 serão avaliados nas provas escritas. O projecto de grupo permite avaliar os OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5.
Observações / Observations
Os estudantes abrangidos pelo “Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial” deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e de avaliação na Unidade Curricular.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
* Evans, J. (2021). Business Analytics, 3rd Ed. Global Edition. Pearson. * Ragsdale, C.T. (2017). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics, 8th Ed. Cengage Learning. * Murty, K. G. (2003). Optimization Models For Decision Making: Volume 1. Web-book. http://www-personal.umich.edu/~murty/books/opti_model/
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
* Greasley, A. (2019) Simulating Business Processes for Descriptive, Predictive and Prescriptive Analytics, De Gruyter. * Borshchev, A. (2015). The Big Book of Simulation Modeling. Multimethod Modeling with AnyLogic 6. * Taha, H. A. (2016). Operations Research: An Introduction, 10th Ed. Pearson. * Korte, B. and Vygen, J. (2012). Combinatorial Optimization: Theory and Algorithms, 5th edition. Springer. * Pinedo, M.L. (2012). Scheduling: Theory, Algorithms, and Systems, 4th edition. Springer. * Cook, J.W. (2014). In Pursuit of the Traveling Salesman: Mathematics at the Limits of Computation, 3rd Ed. Princeton University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-25