Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Ensinar alunos a construir um caso de negócio na área analítica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender os conceitos e metodologias-chave de um caso de negócio OA2. Elaborar um caso de negócio na área analítica OA3. Entregar e comunicar um caso de negócio na área analítica
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Conceito de caso de negócio e seus elementos P1.1. Fundamentos de gestão de projetos P1.2. Principais frameworks P2. Tipos de caso de negócio na área analítica P3. O papel da consultoria na área analítica P3.1. Desenhar um caso de negócio P3.2. Entregar um caso de negócio P4. Exemplos de casos de negócio na área analítica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: P1 -> OA 1 P2 -> OA 1, 2, 3 P3 -> OA 2, 3 P4 -> OA 1, 2, 3
Avaliação / Assessment
Trabalho escrito individual com, eventual, apresentação e discussão (50%) (AO 1, 2, 3) Trabalho de grupo com apresentação e discussão (50%) (AO 1, 2, 3) Aprovação: a) classificação mínima 10 valores em cada trabalho; e, b) assiduidade mínima de 2/3 das aulas Escala: 0-20 valores. Esta UC não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e discussão de casos de aplicação. ME3. Ativas, com realização de trabalhos ME4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3 ME2 -> OA 2, 3 ME3 -> OA 2, 3 ME4 -> OA 1, 2, 3
Observações / Observations
Tendo em conta o Despacho 21/1/2021 as aulas são online até, pelo menos, meados de fevereiro. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wysocki, Robert. Effective Project Management: Traditional, Agile, Extreme, Hybrid. 8th edition. Wiley. Schmidt, Marty. Business Case Guide. Everything you need to know about business case analysis. Solution Matrix. 3rd edition. 2020. Power, Daniel and Heavin, Ciara. Decision Support, Analytics, and Business Intelligence. 3rd Edition. Business Expert Press. 2017. Finlay, Steven. Artificial Intelligence and Machine Learning for Business: A No-Nonsense Guide to Data Driven Technologies. 3rd Edition. Relativistic, 2018. Blokdyk, Gerardus. Design sprint: Standards Requirements. CreateSpace Publishing. 2018.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16