Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03635
Acrónimo :
03635
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento em UC do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em business Analytics, capacitando-os para desenvolver investigação própria, através da exposição de diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Saber diferenciar: uma dissertação e um projeto empresa OA2. Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição da investigação OA3. Saber como selecionar um problema de investigação e rever a literatura OA4. Saber escrever uma proposta de investigação em business analytics OA5. Saber apresentar um projeto de investigação aos gestores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. As etapas do processo de investigação P.1.1.Tipos de teses P1.2. Identificação de problemas de investigação P1.3. Planeamento das fases do trabalho P2. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia P3. Tipos e fases do trabalho empírico P3.1. Identificar e utilizar ferramentas de business analytics adequadas ao problema de investigação P4. Temas de investigação em business analytics P5. Elaboração e apresentação de projeto de investigação P5.1. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu projeto

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: P1 -> OA 1, 2, 3 P2 -> AO 1, 3 P3 -> OA 1, 4 P4 -> OA 1, 2, 4, 5 P5 -> OA 4, 5

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Projeto de tese com apresentação oral e digital (70%) - Análise crítica à investigação em business analytics (10%) - Protocolo para a revisão de literatura na forma de artigo científico com, possível, apresentação oral (20%) Aprovação: a) mín. 7,5 val. em todas as provas; b) nota final mín. 10 val.; e, c) assiduidade de 2/3 das aulas. UC sem exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise de problemas e soluções de business analytics ME3. Ativas, com realização de trabalho individual e de grupo ME4. Experimentais, em laboratório de informática, realizando uma análise bibliométrica ME5. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no planeamento das aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3, 4, 5 ME2 -> OA 2, 3, 4, 5 ME3 -> OA 3, 4, 5 ME4 -> OA 4, ME5 -> OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Khabaza, T., Reinartz, T., Shearer, C. & Wirth, R., CRISP-DM 1.0 - Step-by-step Data Mining Guide, 2000, The CRISP-DM consortium, IBS, Regras de Elaboração de Dissertação ou Trabalho de Projeto de Mestrado, 2020, Iscte-Business School, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/10/28/1603893748579_Normas_elaborac_a_o_teses_de_mestrado_PT_IBS_Versa_o_Set_2020.pdf Kitchenham, B., Procedures for Performing Systematic Reviews, Joint Technical Report TR/SE-0401, 2004, Keele University, https://www.researchgate.net/publication/228756057_Procedures_for_Performing_Systematic_Reviews Peffers, K., Tuunanen, T., Gengler, C., Rossi, M., Hui, W., Virtanen, V., & Bragge, J., The Design Science Research Process: A Model for Producing and Presenting Information Systems Research,, 2006, First International Conference on Design Science Research in Information Systems and Technology (DESRIST 2006), Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A., Research Methods for Business Students, 2019, 8th Edition, Pearson, vom Brocke, J., Hevner, A., & Maedche, A. (Eds.), Design Science Research. Cases, 2020, Springer, Ildefonso, M., Laureano, R. & Vasarhelyi, M., Modelos preditivos de insolvências: uma revisão sistemática da literatura, 2023, 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), https://doi.org/10.23919/CISTI58278.2023.10211516

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bhattacherjee, A., Social Science Research: Principles, Methods, and Practices, 2012, 2nd edition, University of South Florida, Scholar Commons, https://open.umn.edu/opentextbooks/formats/103 Flick, Uwe, An Introduction to Qualitative Research, 2023, 7th Edition, Sage Publications, Gastel, B., & Day, R., How to Write and Publish a Scientific Paper, 2016, 8th Edition, Greenwood, Oliveira, L. A., Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha, 2011, Lidel, Roger, B. & Sekaran, U., Research Methods for Business,, 2020, 8ª edição,, Wiley,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16