Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03635
Acrónimo :
03635
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento em UC do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em business analytics, capacitando-os para desenvolver investigação própria, através da exposição de diferentes temas cuja análise crítica se desenvolve.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Saber diferenciar: uma dissertação e um projeto empresa OA2. Saber como selecionar um problema de investigação e rever a literatura OA3. Saber escrever uma proposta de investigação e um artigo científico

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. As etapas do processo de investigação P.1.1.Tipos de teses P1.2. Identificação de problemas de investigação P1.3. Planeamento das fases do trabalho P2. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia P3. Tipos e fases do trabalho empírico P3.1. Identificação de metodologias, P3.2. Identificação de dados, ferramentas e técnicas analíticas P4. Elaboração e apresentação de projeto de investigação e de artigo científico P4.1. Acompanhamento individual ou em pequenos grupos do desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA): O conteúdo programático P1 ao introduzir os conceitos relacionados com uma tese e suas etapas, quer na forma de dissertação, quer de projeto em empresa, contribuem para os OA1 e OA3. Para estes contribui, também, o P3 ao focar-se na parte empírica da tese. O conteúdo programático P2 contribui para o OA2 ao apresentar metodologias para a revisão da literatura, quer para a seleção dos artigos e outros documentos, quer para a análise crítica da literatura selecionada, destacando-se o valor de uma revisão sistemática da literatura. Por fim, o conteúdo P4 remete para a escrita científica do projeto de tese e da tese e como esta deve ser apresentada oralmente, levando à concretização do OA3. P1 -> OA 1, 3 P2 -> OA 2 P3 -> OA 1, 3 P4 -> OA 3

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo dos semestres: 1) Projeto de tese (60%) 2) Análise crítica a uma tese de business analytics (10%) 3) Escrita, individual, ou em grupo, de artigo científico e respetiva apresentação oral e digital (10% parte teórica + 10% parte prática + 10% artigo completo submetido a journal ou conferência científica) Aprovação: a) mín. 10 val. nos instrumentos 1) e 2); b) nota final mín. 10 val.; e, c) assiduidade de 2/3 das aulas. UC sem exame devido à sua natureza de seminário.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com a estruturação da realização de uma investigação: problema de investigação, revisão da literatura, metodologia, resultados esperados, contributos/impactos e limitações ME3. Ativas, com realização de trabalho individual e de grupo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) e avaliação visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com os objetivos de aprendizagem (OA). Nas primeiras aulas, mais expositivas (ME1) são apresentados os conceitos, metodologias e ferramentas associadas à investigação científica (ao nível de mestrado) e são apresentados e discutidos com os alunos (TM2) exemplos de teses e de artigos científicos resultantes de teses, contribuindo, essencialmente, para a concretização dos OA1 e OA2, sendo avaliada a componente de tese com o instrumento 1 e a do artigo científico com o instrumento 3. Nas restantes aulas, mais dedicadas a apresentações, discussão e simulação de trabalho de investigação (ME2), vai-se de encontro ao OA 3, que é avaliado, em parte, com os instrumentos 1 e 3. Por fim, a realização de trabalhos individuais e grupo (ME3), isto é, a escrita do projete de tese (instrumento de avaliação 1) e de artigo científico (instrumento de avaliação 3), bem como a análise crítica de uma tese (instrumento de avaliação 2) vão de encontro, essencialmente, ao OA3, mas reforçando o OA2. ME1 -> OA 1, 2 ME2 -> AO 1, 2, 3 ME3 -> OA 2, 3

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kitchenham, B., Procedures for Performing Systematic Reviews, Joint Technical Report TR/SE-0401, 2004, Keele University. Peffers, K., Tuunanen, T., Gengler, C., Rossi, M., Hui, W., Virtanen, V., & Bragge, J., The Design Science Research Process: A Model for Producing and Presenting Information Systems Research,, 2006, First International Conference on Design Science Research in Information Systems and Technology (DESRIST 2006). Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A., Research Methods for Business Students, 2019, 8th Edition, Pearson. vom Brocke, J., Hevner, A., & Maedche, A. (Eds.), Design Science Research. Cases, 2020, Springer. Passos, F., Laureano, R. & Passos, M., Predictive Model for Heart Failure Decompensation: A Systematic Literature Review, 2024, 19th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bhattacherjee, A., Social Science Research: Principles, Methods, and Practices, 2012, 2nd edition, University of South Florida, Scholar Commons. Flick, Uwe, An Introduction to Qualitative Research, 2023, 7th Edition, Sage Publications. Gastel, B., & Dhar, R., How to Write and Publish a Scientific Paper, 2016, 8th Edition, Greenwood. IBS, Regras de Elaboração de Dissertação ou Trabalho de Projeto de Mestrado, 2020, Iscte-Business School. Roger, B. & Sekaran, U., Research Methods for Business,, 2020, 8ª edição, Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30