Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03635
Acrónimo :
03635
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento em UC do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em business Analytics, capacitando-os para desenvolver investigação própria, através da exposição de diferentes temas cuja análise crítica será desenvolvida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Saber diferenciar: uma dissertação e um projeto empresa OA2. Perceber a filosofia que sustenta as escolhas e decisões a tomar na definição da investigação OA3. Saber como selecionar um problema de investigação e rever a literatura OA4. Saber escrever uma proposta de investigação em business analytics OA5. Saber apresentar um projeto de investigação aos gestores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. As etapas do processo de investigação P.1.1.Tipos de teses P1.2. Identificação de problemas de investigação P1.3. Planeamento das fases do trabalho P2. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia P3. Tipos e fases do trabalho empírico P3.1. Identificar e utilizar ferramentas de business analytics adequadas ao problema de investigação P4. Temas de investigação em business analytics P5. Elaboração e apresentação de projeto de investigação P5.1. Acompanhamento individual de cada aluno no desenvolvimento e aperfeiçoamento do seu projeto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: P1 -> OA 1, 2, 3 P2 -> AO 1, 3 P3 -> OA 1, 4 P4 -> OA 1, 2, 4, 5 P5 -> OA 4, 5

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Projeto de tese com apresentação oral e digital (70%) - Análise crítica à investigação em business analytics (10%) - Protocolo para a revisão de literatura na forma de artigo científico com, possível, apresentação oral (20%) Aprovação: a) mín. 7,5 val. em todas as provas; b) nota final mín. 10 val.; e, c) assiduidade de 2/3 das aulas. UC sem exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise de problemas e soluções de business analytics ME3. Ativas, com realização de trabalho individual e de grupo ME4. Experimentais, em laboratório de informática, realizando uma análise bibliométrica ME5. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no planeamento das aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3, 4, 5 ME2 -> OA 2, 3, 4, 5 ME3 -> OA 3, 4, 5 ME4 -> OA 4, ME5 -> OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Khabaza, T., Reinartz, T., Shearer, C. & Wirth, R., CRISP-DM 1.0 - Step-by-step Data Mining Guide, 2000, The CRISP-DM consortium, IBS, Regras de Elaboração de Dissertação ou Trabalho de Projeto de Mestrado, 2020, Iscte-Business School, https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2020/10/28/1603893748579_Normas_elaborac_a_o_teses_de_mestrado_PT_IBS_Versa_o_Set_2020.pdf Kitchenham, B., Procedures for Performing Systematic Reviews, Joint Technical Report TR/SE-0401, 2004, Keele University, https://www.researchgate.net/publication/228756057_Procedures_for_Performing_Systematic_Reviews Peffers, K., Tuunanen, T., Gengler, C., Rossi, M., Hui, W., Virtanen, V., & Bragge, J., The Design Science Research Process: A Model for Producing and Presenting Information Systems Research,, 2006, First International Conference on Design Science Research in Information Systems and Technology (DESRIST 2006), Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A., Research Methods for Business Students, 2019, 8th Edition, Pearson, vom Brocke, J., Hevner, A., & Maedche, A. (Eds.), Design Science Research. Cases, 2020, Springer, Ildefonso, M., Laureano, R. & Vasarhelyi, M., Modelos preditivos de insolvências: uma revisão sistemática da literatura, 2023, 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), https://doi.org/10.23919/CISTI58278.2023.10211516

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bhattacherjee, A., Social Science Research: Principles, Methods, and Practices, 2012, 2nd edition, University of South Florida, Scholar Commons, https://open.umn.edu/opentextbooks/formats/103 Flick, Uwe, An Introduction to Qualitative Research, 2023, 7th Edition, Sage Publications, Gastel, B., & Day, R., How to Write and Publish a Scientific Paper, 2016, 8th Edition, Greenwood, Oliveira, L. A., Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha, 2011, Lidel, Roger, B. & Sekaran, U., Research Methods for Business,, 2020, 8ª edição,, Wiley,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16