Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Aproveitamento em UC do 1º ano curricular do mestrado perfazendo um mínimo de 42 ECTS.
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os alunos de um conhecimento aprofundado do processo de investigação em business analytics, capacitando-os para desenvolver investigação própria, através da exposição de diferentes temas cuja análise crítica se desenvolve.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Saber diferenciar: uma dissertação e um projeto empresa OA2. Saber como selecionar um problema de investigação e rever a literatura OA3. Saber escrever e apresentar uma proposta de investigação e um artigo científico
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. As etapas do processo de investigação P.1.1.Tipos de teses P1.2. Identificação de problemas de investigação P1.3. Planeamento das fases do trabalho P2. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia P3. Tipos e fases do trabalho empírico P3.1. Identificação de metodologias, P3.2. Identificação de dados, ferramentas e técnicas analíticas P4. Elaboração e apresentação de projeto de investigação e de artigo científico P4.1. Acompanhamento individual ou em pequenos grupos do desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA): O conteúdo programático P1 ao introduzir os conceitos relacionados com uma tese e suas etapas, quer na forma de dissertação, quer de projeto em empresa, contribuem para os OA1 e OA3. Para estes contribui, também, o P3 ao focar-se na parte empírica da tese. O conteúdo programático P2 contribui para o OA2 ao apresentar metodologias para a revisão da literatura, quer para a seleção dos artigos e outros documentos, quer para a análise crítica da literatura selecionada, destacando-se o valor de uma revisão sistemática da literatura. Por fim, o conteúdo P4 remete para a escrita científica do projeto de tese e do artigo científico e como estes devem ser apresentados digital e oralmente, levando à concretização do OA3. P1 -> OA 1, 3 P2 -> OA 2 P3 -> OA 1, 3 P4 -> OA 3
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo dos semestres: 1) Projeto de tese (60%) 2) Participação nas aulas (10%), realização com sucesso de 5 atividades propostas nas aulas; 3) Escrita, individual, ou em grupo, de artigo científico e respetiva apresentação oral e digital em conferência científica (10% parte teórica + 10% parte prática + 10% artigo completo submetido e apresentado em conferência científica, com aval escrito do orientador) Aprovação: a) mín. 10 val. nos instrumentos 1) e 2); b) artigo submetido a conferência de acordo com as suas normas de submissão; c) nota final mín. 10 val.; e, d) assiduidade de 2/3 das aulas. UC sem exame devido à sua natureza de seminário.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com a estruturação da realização de uma investigação: problema de investigação, revisão da literatura, metodologia, resultados esperados, contributos/impactos e limitações ME3. Ativas, com realização de trabalho individual e de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) e avaliação visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com os objetivos de aprendizagem (OA). Nas primeiras aulas, mais expositivas (ME1) são apresentados os conceitos, metodologias e ferramentas associadas à investigação científica (ao nível de mestrado) e são apresentados e discutidos com os alunos (ME2) exemplos de teses e de artigos científicos resultantes de teses, contribuindo, essencialmente, para a concretização dos OA1 e OA2, sendo avaliada a componente de tese com o instrumento 1 e a do artigo científico com o instrumento 3. Nas restantes aulas, mais dedicadas a apresentações, discussão e simulação de trabalho de investigação (ME2), vai-se de encontro ao OA3, que é avaliado, em parte, com os instrumentos 1, 2 e 3. Por fim, a realização de trabalhos individuais e grupo (ME3), isto é, a escrita do projeto de tese (instrumento de avaliação 1) e de artigo científico (instrumento de avaliação 3), bem como a participação nas aulas (instrumento de avaliação 2) vão de encontro, essencialmente, ao OA3, mas reforçando o OA2. ME1 -> OA 1, 2 ME2 -> AO 1, 2, 3 ME3 -> OA 2, 3
Observações / Observations
- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dhar, R. & Gastel, B., How to Write and Publish a Scientific Paper, 2016, 8th Edition, Greenwood. Kitchenham, B., Procedures for Performing Systematic Reviews, Joint Technical Report TR/SE-0401, 2004, Keele University. Peffers, K., Tuunanen, T., Gengler, C., Rossi, M., Hui, W., Virtanen, V., & Bragge, J., The Design Science Research Process: A Model for Producing and Presenting Information Systems Research,, 2006, First International Conference on Design Science Research in Information Systems and Technology (DESRIST 2006). Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A., Research Methods for Business Students, 2019, 8th Edition, Pearson. vom Brocke, J., Hevner, A., & Maedche, A. (Eds.), Design Science Research. Cases, 2020, Springer. Passos, F., Laureano, R. & Passos, M., Predictive Model for Heart Failure Decompensation: A Systematic Literature Review, 2024, 19th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bhattacherjee, A., Social Science Research: Principles, Methods, and Practices, 2012, 2nd edition, University of South Florida, Scholar Commons. Flick, Uwe, An Introduction to Qualitative Research, 2023, 7th Edition, Sage Publications. IBS, Regras de Elaboração de Dissertação ou Trabalho de Projeto de Mestrado, 2020, Iscte-Business School. ISCTE-IUL, Ética na Investigação: Melhores Práticas, melhor Ciência, 2016, ISCTE-IUL. Roger, B. & Sekaran, U., Research Methods for Business,, 2020, 8ª edição, Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16