Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar aos alunos os principais desafios relacionados com Big Data em diferentes áreas da gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Perceber o que é Big Data e as suas principais implicações para as organizações OA2. Aplicar modelos analíticos em Big Data OA3. Avaliar soluções analíticas de Big Data
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Big Data: Introdução, Desafios, Tendências e Aplicações ao Negócio CP2. Características do Big Data: os V's do Big Data CP3. As Tecnologias do Big Data CP4. Análise de Streams e Modelos Analíticos para Big Data CP5. Casos de negócio com problemas e soluções analíticas de Big Data
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem. O CP1 introduz os fundamentos de Big Data, abordando a OA1 ao explorar as suas implicações nos domínios da gestão. O CP2 aprofunda as principais características de Big Data, melhorando o OA1 ao aprofundar a compreensão e apoiando o OA3 ao permitir que os alunos avaliem estas características em vários contextos. O CP3 aborda as tecnologias de Big Data, capacitando os alunos para aplicar modelos analíticos (OA2) e avaliar diferentes soluções tecnológicas (OA3). O CP4 centra-se na análise de streams e na aplicação prática de modelos analíticos, estabelecendo uma ligação direta com os OA2 e OA3 ao permitir uma experiência prática na aplicação de modelos e na avaliação de soluções. Finalmente, o CP5 apresenta casos de negócios reais, integrando OA1, OA2 e OA3, demonstrando aplicações práticas de conceitos de Big Data, modelos analíticos e avaliação crítica de soluções.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Trabalho de grupo com apresentação (50%). (OA 2, 3); b) Teste individual (50%). (OA 1, 3); A aprovação em avaliação ao longo do semestre exige: - presença em, pelo menos, 75% das aulas; - nota mínima de 7,5 valores para cada um dos elementos de avaliação; - classificação final mínima de 10 valores. 2. Avaliação por exame: Teste individual (50%) e Trabalho individual com apresentação (50%). A aprovação em avaliação por exame exige: - nota mínima de 10 valores para cada um dos elementos de avaliação; - classificação final mínima de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação. ME3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de "modelos" em computador ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 -> OA 1, 2, 3 ME2 -> OA 2, 3 ME3 -> OA 2, 3 ME4 -> OA 2 ME5 -> OA 1, 2, 3
Observações / Observations
- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares/plataformas digitais ou não.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bahga, A. & Madisetti, V. (2016). Big Data Science & Analytics: A Hands-On Approach. VPT. Li, K. C., Jiang, H., Yang, L. T., & Cuzzocrea, A. (2015). Big data: Algorithms, analytics, and applications. CRC Press. Leskovec, J., Rajaraman, A. & Ullman, J.D. (2020). Mining of Massive Datasets. 3rd Edition, Cambridge University Press. Melcher, K. & Silipo, R. (2020) Codeless Deep Learning with KNIME. Packt Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berthold, M.R., Borgelt, C., Höppner, F., Klawonn, F. & Silipo, R. (2020). Guide to Intelligent Data Science: How to Intelligently Make Use of Real Data. 2nd Edition, Springer International Publishing. Marz, N. & Warren, J. (2015). Big Data: Principles and best practices of scalable realtime data systems. Manning Publications. Ryza, S., Laserson, U., Owen, S., & Wills, J. (2015). Advanced Analytics with Spark: Patterns for Learning from Data at Scale. O'Reilly Media.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25