Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03640
Acrónimo :
03640
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular (UC) A constituição social da economia tem como objectivos gerais: - introduzir no processo de aprendizagem dos alunos a problemática da relação entre economia e sociedade; - desenvolver um debate em torno, quer dos contributos clássicos, quer dos mais recentes numa linha de compreensão histórica dos fenómenos económicos; - desenvolver nos alunos competências de reflexão e análise crítica dos principais conceitos, teorias e respectiva aplicação na análise da realidade; - desenvolver nos alunos uma visão integrada sobre a constituição social da economia atendendo aos contributos das várias ciências sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC A constituição social da realidade visa desenvolver os seguintes objectivos de aprendizagem: 1-desenvolvimento de uma aprendizagem de leitura e compreensão dos fenómenos económicos como sendo socialmente constituídos; 2-desenvolvimento de capacidade de análise e interpretação dos quadros teóricos, conceitos e matrizes analíticas; 3- compreensão de uma abordagem multi e interdisciplinar dos fenómenos económicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A constituição social da economia 1.1. A relação entre economia e sociedade 1.2. O económico com um facto social total 1.3. Valor e valoração como uma prática social 2.Economia e sociedade 2.1. Economia e política 2.2. Economia e instituições 2.3. Economia e redes de relações sociais 3. A construção social dos mercados 3.1. Mercado, economia e campo económico 3.2. Dinheiro, mercado financeiro e financeirização 3.3. Mercados e relações sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos (O) da UC é a seguinte: CP1 - O1 CP2 - O2; O3 CP3 - O2; O3

Avaliação / Assessment


A UC A constituição social da economia é avaliada exclusivamente por avaliação ao longo do semestre, não contemplando a modalidade de avaliação por exame final. Componentes de avaliação ao longo do semestre: Apresentação e discussão de um artigo/capítulo de livro (25%) e comentário crítico (10%) Apresentação e discussão de um trabalho de grupo apresentado oralmente em sala de aula (ponderação 30% na classificação final); Redação de um ensaio individual (ponderação 35% na classificação final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino são constituídas por: sessões de explicitação e debate dos conteúdos programáticos; sessões de discussão de textos; sessões de discussão de trabalhos dos e das estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de aprendizagem de cariz expositivo, participativo e de debate visam responder aos O1 e O3. As metodologias assentes no trabalho dos alunos visam responder aos O2.

Observações / Observations


O apoio tutorial deve ser previamente agendado com a docente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bourdieu, P. 2005 [2000]. The social structures of the economy. Cambridge: Polity Press. Smelser, N. J. & Swedberg, R. 2005. The handbook of economic sociology. Princeton: Princeton University Press. Callon, M., org. 1998. The laws of the markets. Oxford: Blackwell. Fligstein, N. 2001. The architecture of markets. An economic sociology of a twenty-first-century capitalist societies. Princeton: Princeton University Press. Granovetter, M. & Swedberg, R., orgs. 2001. The Sociology of Economic Life. Boulder: Westview, 2nd ed. Mauss, M. 2002 [1950]. The Gift: The Form and Reason for Exchange in Archaic Societies. London & New York: Routledge. Cetina, K. K. & Preda, A. 2012. The Oxford Handbook of the Sociology of Finance. Oxford: Oxford University Press. Simmel, G. ed. by Frisby, D. 2004 [1907]. The philosophy of money. Londres e Nova Iorque: Routledge. Weber, M. 1978 [1922]. Economy and society. Berkeley: UC Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. A constituição social da economia/The social constitution of the economy Christian Bessy, C. & Chauvin. P.-M. 2013. The Power of Market Intermediaries: From Information to Valuation Processes. Valuation Studies, 1(1): 83–117. Cordeiro, R., Almeida, Wong, N. & Mateus Canniatti Ponchio, M. Canniatti 2019. A Gift Economy Perspective on the Cycle of Financial Vulnerability. Journal of Macromarketing, 39(1): 25-36. Graeber, D. 2001. Towards an Anthropological Theory of Value. The False Coin of Our Dreams. New York: Palgrave, pp. 106-115. 2.Economia e sociedade/ Economy and society Gereffi, G. 2005. The global economy: organization, governance, and development. In. Smelser, N. J. & Swedberg, R. eds. The handbook of economic sociology. Princeton: Princeton University Press, pp. 160-182 (see basic references, moodle24). Granovetter, M. 1985. Economic action and social structure: the problem of embeddedness, American Journal of Sociology, 91(3): 481-510. North, Douglas C. 1991. Institutions. Journal of Economic Perspectives, 5(1): 97-112. Reis, J. 2012. The State and the Market: An Institutionalist and Relational Take. Revista Crítica de Ciências Sociais, 4: 86-109. 3. A construção social dos mercados/ The social construction of the markets Fligstein, N. & Dauter, L. 2007. The sociology of the markets, Annual Review of Sociology, 33: 105-128. Hoang, Kimberly K. 2022. Social Spiders’ Tangled Webs. Spiderweb capitalism. How global elites exploit frontier markets. Princeton: Princeton University Press, pp. 22-53 (see basic references, moodle24). Kantor, L. 2017. Bilderberg Group and Transnational Capitalist Class: Recent Trends in Global Elite Club as Vindication of neo-Marxism. Journal of Socialist Theory, 45 (1-2): 183-204. Zelizer, V. 1989. The social meaning of money: “Special moneys”. American Journal of Sociology. 95(2): 342-377.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-07