Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular (UC) A constituição social da economia tem como objectivos gerais: - introduzir no processo de aprendizagem dos alunos a problemática da relação entre economia e sociedade; - desenvolver um debate em torno, quer dos contributos clássicos, quer dos mais recentes numa linha de compreensão histórica dos fenómenos económicos; - desenvolver nos alunos competências de reflexão e análise crítica dos principais conceitos, teorias e respectiva aplicação na análise da realidade; - desenvolver nos alunos uma visão integrada sobre a constituição social da economia atendendo aos contributos das várias ciências sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A UC A constituição social da realidade visa desenvolver os seguintes objectivos de aprendizagem: 1-desenvolvimento de uma aprendizagem de leitura e compreensão dos fenómenos económicos como sendo socialmente constituídos; 2-desenvolvimento de capacidade de análise e interpretação dos quadros teóricos, conceitos e matrizes analíticas; 3- compreensão de uma abordagem multi e interdisciplinar dos fenómenos económicos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A constituição social da economia 1.1. A relação entre economia e sociedade 1.2. O económico com um facto social total 2.Economia e sociedade 2.1. Economia e política 2.2. Economia e instituições 2.3. Economia e redes de relações sociais 3. A construção social dos mercados 3.1. Mercado, economia e campo económico 3.2. Dinheiro, mercado financeiro e financeirização 3.3. Mercados e relações sociais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A correspondência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos (O) da UC é a seguinte: CP1 - O1 CP2 - O2; O3 CP3 - O2; O3
Avaliação / Assessment
A UC A constituição social da economia é avaliada exclusivamente por avaliação periódica, não contemplando a modalidade de avaliação por exame final. Componentes de avaliação periódica: Apresentação e discussão de um artigo/capítulo de livro (25%) e comentário crítico (10%) Apresentação e discussão de um trabalho de grupo apresentado oralmente em sala de aula (ponderação 30% na classificação final); Redação de um ensaio individual (ponderação 35% na classificação final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino são constituídas por: sessões de explicitação e debate dos conteúdos programáticos; sessões de discussão de textos; sessões de discussão de trabalhos dos e das estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem de cariz expositivo, participativo e de debate visam responder aos O1 e O3. As metodologias assentes no trabalho dos alunos visam responder aos O2.
Observações / Observations
O apoio tutorial deve ser previamente agendado com a docente.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16